Gestão

5 pilares para uma liderança bem-sucedida

Liderar envolve atrair e engajar colaboradores em torno de projetos e objetivos comuns, atuando de forma positiva no desenvolvimento profissional de cada um deles

Liderar é uma arte que poucas pessoas conseguem desempenhar com efetividade, especialmente em momentos de crise. Torna-se ainda mais difícil quando enfrentamos uma turbulência sem precedentes, uma pandemia com efeitos devastadores na economia global.  Em tese, liderar envolve atrair e engajar colaboradores em torno de projetos e objetivos comuns, atuando de forma positiva no desenvolvimento profissional de cada um deles, com atitudes e comportamentos adequados e aderentes à cultura da organização. Na prática, não é fácil.

O trabalho do líder começa com um bom planejamento. Ou seja, partimos sempre do desenho de um bom plano de voo para chegar com sucesso e segurança onde se pretende. Um bom plano estratégico se embasa em um conjunto de informações valiosas e em estudos que passam por análise e projeções macroeconômicas, mercado, segmentações, produto, serviço, estratégia de preço e modelos de comercialização. Além, claro, de projeções para os resultados no curto e no longo prazo.

Para tanto, deve-se levar em conta as oportunidades, mas também os riscos e as ameaças. O ato de voar ou de comandar uma aeronave segue esta mesma lógica. O plano de voo leva em conta todas as variáveis e os obstáculos a serem vencidos, ou seja: a localização de partida e de destino, a duração da viagem, as condições meteorológicas em rota, como manter a aeronave na altitude e velocidade adequadas, sempre em segurança e no espaço de tempo desejado.

Quando o equipamento está com a manutenção em ordem, o tempo bom e o céu azul e sem nuvens carregadas, o voo costuma ser tranquilo e sem intercorrências. Mas e quando algo dá errado?

É nesse momento que a competência, o preparo e a experiência do comandante e de sua tripulação são colocados à prova para que se consiga controlar a situação e evitar o pior. E agora o que fazer? Qual seria um bom roteiro a seguir quando enfrentamos uma crise?

Os 5 principais pilares de sustentação para um líder ter sucesso em sua gestão são:

#1. Confiança

Além do conhecimento e da experiência, um bom líder precisa estabelecer uma relação de confiança dentro de sua organização. Como o comandante poderia ariscar-se a voar se ele não confiar na competência e no compromisso da equipe? Para isso, é necessário construir uma relação de confiança em rede, ou seja, tanto internamente, com os colaboradores e as equipes, como com todos os stakeholders: fornecedores, governo, distribuidores e consumidores.

#2. Priorização & Tomada de decisão

É essencial tomar as decisões corretas, no tempo certo para evitar a perda do controle, e manter o foco nos itens realmente importantes. Também é importante sustentar a disciplina com uma agenda que respeite tempos e prazos das atividades planejadas. O planejamento e o cumprimento da agenda permitem usar melhor o tempo e concentrar os esforços e o foco nas questões estratégicas e na execução do plano definido e, economizando o desgaste com ações emergenciais, do tipo “apagar incêndio” que causam dispersão e não agregam valor ao resultado.

#3. Comunicação

Comunicar de forma clara e objetiva o plano ou a ação a ser tomada para que a equipe saiba exatamente o que precisa ser feito. O engajamento de todos no processo é absolutamente essencial para o sucesso da operação e a comunicação com a torre de comando é crucial em todo o tempo. A comunicação é uma via de duas mãos, portanto é importante saber (e praticar) ouvir e buscar dentro da organização e fora dela as informações relevantes para alimentar os estudos e as analises para a tomada de decisão.

#4. Execução perfeita

Cuidar para que a execução seja feita de acordo é tão importante quanto definir o plano estratégico pois de nada adianta ter um bom plano se ele não for executado de acordo e o resultado não aparecer. Figurativamente falando, o plano de voo pode ter sido muito bem feito, mas se o comandante e a tripulação não seguirem os passos definidos no processo e não ajustarem os controles adequadamente, tudo pode dar errado e a chegada no destino pode ser seriamente comprometida.

#5. Foco na solução

A equipe precisa estar focada na solução, nunca no problema, e evitar distrações com assuntos que não pertencem ao escopo da questão. Foco é fundamental. Além dos conceitos tradicionais e desses atributos intrínsecos e essenciais para uma liderança efetiva e uma boa gestão, a pandemia nos traz outros desafios em que outros fatores e habilidades são primordiais.

O que estes cinco pontos trazem, em resumo, é uma mensagem simples: tenha sempre um bom plano de voo e esteja preparado para lidar com as turbulências e com as tempestades no meio do caminho.

Por Flavio Padovan – sócio da MRD Consulting

 

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo