É preciso que diversos profissionais atuem em conjunto para chegar ao resultado desejado
A maioria dos objetivos de uma companhia só podem ser conquistados por meio do trabalho em equipe. É preciso que diversos profissionais, com destrezas diferentes, atuem em conjunto para chegar ao resultado desejado. Para tanto, é crucial melhorar o engajamento da equipe.
Sumariamente, engajar é fazer com que os profissionais comprometam-se com as metas e objetivos da organização. Colaboradores engajados entendem com mais clareza seu papel no negócio, bem como dedicam-se verdadeiramente ao que deve ser feito.
Pensando em tudo isso, criamos um conteúdo para você. Continue a leitura e confira como gerenciar e engajar a equipe com dicas práticas e eficazes. Boa leitura!
- Invista na qualidade de vida
Não é comum que o bem-estar no trabalho seja associado ao aumento do engajamento, porém esse é um dos fatores mais relevantes. Segundo pesquisa, a qualidade de vida resulta em um aumento médio de 86% da produtividade e 70% da rentabilidade de um negócio.
Para otimizar a qualidade de vida, é preciso refletir sobre a satisfação e a felicidade dos funcionários. Invista em pequenas pausas ao longo do expediente para alongamento, ofereça mais flexibilidade de horário e incentive a prática de exercícios físicos, por exemplo.
- Estabeleça metas
Boas metas são importantes aliadas para o engajamento da equipe. Como uma bússola, elas garantem que todos sigam na mesma direção e unam seus esforços para o alcance de um resultado específico. Contudo, é indispensável saber como criar boas metas.
É preciso que elas sejam: claras para toda a equipe, quantificáveis, atribuíveis, realistas e com prazo muito claro para o alcance. Esse prazo pode variar de acordo com a complexidade do resultado esperado, pode ser mensal ou trimestral, por exemplo.
- Realize reuniões one to one
A reunião one to one (em português “um para um”) consiste em uma conversa com os colaboradores, mas de forma totalmente individual. Nela, poderão ser abordados os mais diversos temas, como produtividade, bem-estar ou desenvolvimento na empresa.
É importante programar-se para realizar reuniões one to one, bem como gerar feedbacks individuais aos membros do time. Deve-se falar dos pontos fortes e fracos apresentados ao longo de determinado período, além de motivar melhores comportamentos no futuro.
- Use a gamificação nas tarefas
Na gestão de pessoas, a gamificação é uma técnica que usa elementos lúdicos para tornar as tarefas diárias mais desafiadoras. Assim, os funcionários ficam motivados na realização de atividades normalmente consideradas chatas. Nesse processo, é importante:
- definir os objetivos claros a serem alcançados;
- implementar elementos lúdicos (rankings, troféus, medalhas etc.);
- atualizar constantemente a pontuação dos profissionais;
- recompensar os ganhadores do “jogo corporativo”.
Há gestores que combinam essa técnica com o Design Thinking, no intuito de instigar os profissionais a pensar de forma criativa e solucionar problemas que existem na empresa.
- Dê um propósito ao trabalho
O propósito é a razão pela qual uma empresa existe. Quando bem definido, ajuda a engajar e reter talentos. Segundo pesquisa da PwC, empresas que possuem um verdadeiro propósito são 5.3 vezes mais eficazes em reter os profissionais da geração Y.
Para criar um propósito que mova a sua equipe e as atividades diárias, é importante pensar em algo grande e inspirador, mas que também seja realista e alcançável. Para iniciar, pense “se minha empresa não existisse, o que o mundo perderia?”. A resposta é um bom começo!
- Invista na meritocracia
A meritocracia se refere ao ato de reconhecer e recompensar os funcionários e equipes de acordo com o grau de resultados apresentado em certo período. Isso garante uma maior motivação, bem como promove a percepção de justiça dentro da empresa. É possível começar criando recompensas para as equipes que alcançarem as atuais metas: podendo ser uma viagem de incentivo, um almoço com o CEO ou um dia de folga remunerado, por exemplo.
Veja, todas essas dicas podem ser usadas com bastante facilidade. Ao aplicá-las, além de melhorar o engajamento dos profissionais, conseguirá construir um clima organizacional mais agradável e produtivo. No final, toda a empresa, nos diversos níveis e áreas, será beneficiada.
Isabel Alves Azevedo é a fundadora do GuiaExecutivo.com – Canal de conteudo e mentoria para empresas e gestores. Atualmente, conselheira e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. isabel@guiaexecutivo.com