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Lendo: 5 principais transformações após digitalização do RH
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Gestão

5 principais transformações após digitalização do RH

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
16/02/2022
1.3k Views
16/02/2022
Ana Paula Prado, CEO do Infojobs

O cotidiano dos profissionais de recursos humanos vem mudando cada vez mais nos últimos anos. Na realidade, o departamento é apenas um dos vários que estão buscando acompanhar as transformações no mercado de trabalho, principalmente com a digitalização dos meios. Fato é que a tecnologia surge como facilitadora das operações e tarefas realizadas, visto que a implementação desta modernização nas empresas busca o melhor desempenho, maior participação no mercado e mais eficiência nas operações.

“Não apenas a aquisição de novas tecnologias, mas a transformação digital nessa área engloba mudanças na gestão, nos processos e na forma como a instituição se posiciona diante dos desafios do setor. Além disso, essas transformações impactam diretamente na experiência do candidato ao buscar uma oportunidade ou até mesmo começar em uma empresa”, afirma Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, empresa de tecnologia para recursos humanos.

Alguns pontos podem parecer óbvios, mas muitos setores de RH ainda não dão a devida importância para as questões. Dentro desse contexto, a executiva elencou cinco principais transformações na área de recrutamento e seleção, após a digitalização do RH.

1. Automatização dos processos com ajuda de ATS

A transformação digital no RH causa uma grande inovação no setor. O investimento em novas tecnologias, como os softwares de recrutamento e seleção (ATS), proporcionam melhores índices de resultados, tanto na questão da produtividade quanto na assertividade das contratações. O PandaPé, software desenvolvido pelo InfoJobs, por exemplo, armazena, lê e ranqueia currículos e informações dos candidatos, de acordo com a aderência do profissional com a vaga, de modo que a empresa possa ser mais eficaz em sua decisão. Além disso, no ATS é possível encontrar todas as etapas de um recrutamento tradicional, mas de forma digitalizada e automatizada, o que minimiza o esforço para execução dessas atividades e torna o processo muito mais flexível.


2. Administração das ferramentas tecnológicas

Não é mais segredo que o próprio processo de candidatura para uma vaga de emprego, em quase todas as empresas, já está muito mais ligado aos meios digitais e suas possibilidades. Porém, as plataformas online devem ser gerenciadas e analisadas pelos recrutadores, desde a nutrir o ATS até verificar os perfis apresentados. Embora a ferramenta entregue os candidatos mais aderentes e qualificados para cada vaga, é importante que o RH esteja sempre atento e preparado para utilizar a plataforma de forma correta.


3. Desafios do home office

Uma tendência que já vinha ganhando espaço no país, de repente, se fez necessária em diversos setores de trabalho. Com isso, não só os profissionais, mas também os setores de RH tiveram que se adaptar às exigências desse modelo. Após a seleção de um candidato, todo processo de contratação, assinatura de papéis, imersão com a cultura da empresa, reuniões em equipe e material para trabalho, tudo se transformou. Hoje, o setor de recursos humanos precisa estar preparado para essas mudanças. Desde atender o colaborador com ações pontuais até proporcionar as melhores condições possíveis para a pessoa exercer suas atividades dentro da organização, como por exemplo, gerir a disponibilidade de computadores e equipamentos para cada funcionário.


4. Mudança de mindset do profissional de RH

Como em outras áreas, a transformação digital exige do profissional de recursos humanos uma evolução de postura perante os afazeres diários, isso porque boa parte dos processos estarão funcionando com a ajuda de softwares. Desta maneira, o profissional precisa estar mais atento à agilidade dos acontecimentos e apresentar formas mais dinâmicas de trabalho para lidar com tranquilidade com essas transformações. Vale ressaltar que é este profissional que ficará responsável pela qualificação final dos resultados, ou seja, ele precisa se atentar ao novo fluxo de trabalho.


5. Integração do RH com outros setores da empresa

Demorou algum tempo para que os gestores das empresas entendessem que o RH é um setor estratégico e que, para funcionar da maneira mais satisfatória, deve estar em constante contato com os demais setores. Essas mudanças deixaram evidente a maior valorização do capital humano dentro das organizações. Por isso, o departamento de recursos humanos passou a ser ainda mais visto como peça fundamental para as empresas que zelam por boas práticas e escolhas assertivas quanto ao seu quadro de funcionários. Assim, o recrutamento e seleção de candidatos deixaram de ser apenas mais um processo e passaram a compor uma das principais ações dentro de uma organização visando o desenvolvimento e sucesso.

 

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