Gestão

5 sinais para identificar quando sua empresa precisa contratar estagiário

Para as empresas o uso eficiente do capital humano deve ser analisado

Você sabe identificar quando a sua empresa necessita contratar estagiário? Para perceber o momento ideal de realizar essa contratação é necessário ficar de olho em alguns sinais que a própria organização emite. E esses sinais são reveladores.

Vamos conhecê-los?

  1. Dimensionamento de equipe

O primeiro alerta diz respeito ao dimensionamento da sua equipe. As formigas são um ótimo exemplo de organização. Em sua rotina, o número de operários para realizar uma tarefa é definido de acordo com o tamanho do trabalho e todos são alocados em grupos que precisam de mão de obra. A natureza ensina a fazer um processo muito importante para o mundo corporativo: o dimensionamento de equipe.

Para as empresas o uso eficiente do capital humano deve ser analisado. No dia a dia corporativo, algumas tarefas, como as administrativas, por exemplo, acabam demandando muito tempo dos profissionais. Por isso, é importante fazer um levantamento da quantidade de trabalho de acordo com os colaboradores e identificar se é necessário contratar estagiário para ter apoio em determinadas atividades.

  1. Produtividade

Dois aspectos impactam de maneira negativa o desempenho dos colaboradores: o excesso ou a falta de trabalho. O planejamento é fundamental para que a sobrecarga ou a ausência de trabalho seja evitada.

Se você percebe que a equipe atrasa as entregas e os prazos não são cumpridos por causa do volume de atividades, é bom prestar atenção.

Uma maneira eficaz de priorizar o Core Business é destinar a estrutura produtiva para o alcance de resultados. Nesse caso, contratar estagiário pode oferecer suporte em atividades menos complexas, mas trabalhosas e importantes, por exemplo.

  1. Identificar Talentos

O fator humano é o principal diferencial competitivo de muitas organizações. Por isso, este também é um sinal clássico de que é importante identificar talentos e retê-los para uma evolução continua dos negócios. Inclusive, o crescimento da algumas empresas demandam a formação constante de novos líderes e profissionais com visão sistêmica do mercado.

Para que esse processo ocorra, pensar no futuro também é essencial. É importante perceber se na empresa existe a preocupação em atrair e selecionar jovens com variadas competências, dispostos a trabalhar em equipe e interesse por crescimento pessoal e profissional. O sucesso das organizações modernas está diretamente ligado aos talentos que recheiam o bolo do quadro de colaboradores e talvez esse seja o momento oportuno para contratar estagiário.

  1. Capacitar a equipe

Os treinamentos são fortes aliados dos gestores de pessoas. Quando os funcionários são estimulados por meio de capacitações para desempenhar bem o trabalho, eles se sentem mais preparados para atingirem resultados significativos como forma de retorno para a empresa que investiu em seu crescimento profissional.

Caso a empresa não possua dinheiro em caixa para investir em treinamentos, pode ser realizada a chamada “troca de talentos”. Ela consiste em construir redes informais de compartilhamento e troca de conhecimento. Grandes organizações, como o Google, vem praticando com sucesso modelos de formação distribuída e gestão do conhecimento.

Nesse caso, contratar estagiário pode oferecer para a equipe a troca de experiências entre os ensinamentos da sala de aula dos estudantes e a vivência de mercado dos funcionários, contribuindo para a apresentação de novos métodos, segmentos de mercado, técnicas ou até mesmo outras estratégias que busquem a eficiência.

Parte inferior do formulário

  1. Inovação e novas ideias

Não podemos ignorar os vários pontos positivos que o uso de dados e plataformas digitais trazem para as empresas. Não se pode ficar parado no tempo: é preciso estar sempre atento à atualização tecnológica.

Para contribuir com a atualização tecnológica dos funcionários os benefícios de ter acesso a jovens em formação são inúmeros. Atualizados e motivados para conseguir se destacar os estagiários oxigenam a equipe e fazem com que os efetivos passem a se atualizar também.

A maioria dos estudantes são jovens pertencentes as geração Y e Z. Isso quer dizer que, para eles, o contato com a internet e com novas tecnologias é algo cotidiano.

Por serem naturalmente tecnológicos, a probabilidade de circularem com tranquilidade por várias plataformas e estarem aberto à inovação é muito maior. Por conta disso, eles têm facilidade de trazer novas ideias, novas formas de resolver problemas e soluções para dentro das companhias.

Identificou algum desses sinais na sua empresa? Quais?

Por Sueli Fernandes, gerente de inserção profissional da Fundação Mudes

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios