Ao lado de edição de vídeos, marketing para Instagram tem sido uma das habilidades mais buscadas no Brasil durante a pandemia. De acordo com o relatório “Online Education Steps Up”, “O Ensino Online Se Reforça” em português, feito pela Udemy, marketplace de ponta para aprendizado e ensino online, a competência foi a que mais cresceu no Brasil em número de matrículas na plataforma durante os dois primeiros meses da pandemia (fevereiro e março de 2020). Enquanto marketing para Instagram cresceu 103%, edição de vídeos cresceu 102%. Em terceiro lugar, ficou desenho, com um crescimento de 84%.
Para Diego Davila, instrutor de marketing digital na Udemy, o interesse por cursos de marketing para Instagram aumentou durante a pandemia porque muitas empresas, grandes e pequenas, precisaram se reinventar, se adequando ao mundo online. Além disso, muitos profissionais liberais e pessoas comuns viram na plataforma a oportunidade de criar uma marca pessoal neste momento. “Muitas pessoas e empresas passaram a investir na sua presença digital, por exemplo criando lojas online e atendendo via Instagram e WhatsApp”, afirma ele.
Diego dá algumas dicas para quem quer começar a aprender marketing para Instagram: criar uma estratégia de conteúdo focada no seu público, ser consistente e persistente na criação de conteúdo, escolher uma boa foto de perfil e usar todos os recursos disponíveis (feed, Stories, Reels, IGTV e live). “Na Udemy, é possível encontrar cursos no tema que vão do básico ao avançado”, diz ele.
Veja a seguir cinco tipos de cursos relacionados a marketing para Instagram que podem ser encontrados na plataforma:
– Marketing para Instagram no geral