A percepção foi identificada pelo G4 Educação, em um estudo realizado com 6.401 gestores e líderes de empresas brasileiras, entre agosto e dezembro de 2023
“Arrumar a casa” é o principal desafio dos negócios para os gestores neste ano. Melhorar a gestão de pessoas, processos e a cultura da companhia é o item número 1 da lista “a fazer” dos empresários em 2024, ficando atrás de desafios relacionados ao crescimento da empresa. Em 28% dos casos, a ambição se manifestou por meio de diferentes dores como estratégias de vendas e eficiência dos canais de aquisição. E para 41,9% dos profissionais ouvidos, as estratégias de vendas estão entre os principais desafios dos negócios em 2024.
Essas três áreas foram apontadas por grande parte dos 6401 gestores entrevistados para compor o estudo Relatório Visão 2024: Negócios no Brasil, produzido pelo G4 Educação. O mapeamento captou os principais desafios, ouvindo executivos atuantes em 15 segmentos da economia: 22,2% deles estão ligados ao comércio e varejo, 15,1% está no setor de serviços e 10,3%, em construção e infraestrutura.
“Partindo do cenário desafiador que marcou o ambiente empreendedor em 2023 – quando uma quantidade assombrosa de negócios fecharam, mais de 2 milhões, número 25% maior que no ano anterior – nosso objetivo foi desenvolver uma análise inédita sobre as dores dos empresários brasileiro e apontar tendências que vão impactar os negócios neste ano”, destaca o presidente e fundador do G4 Educação, Tallis Gomes.
Os desafios mapeados e sua representatividade
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Os setores analisados e sua participação na pesquisa
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Recorte mostra macroeconomia e clientes entre as maiores preocupações das PMEs
Esta e outras percepções foram captadas pelo G4 Educação ao ouvir 3.500 empreendedores à frente de negócios que faturam até R$ 500 milhões. Foram mapeadas questões como a avaliação que esses empresários fizeram do desempenho dos seus negócios em 2023, as expectativas para este ano, as preocupações e os focos de investimento. A maioria dos entrevistados, 77,3%, mostrou-se otimista sobre o ambiente empresarial para 2024. Questionados sobre suas preocupações, destacaram o cenário macroeconômico (25,16%) e a aquisição e retenção de clientes (23,38%) entre as primeiras.
Diante de uma perspectiva mais positiva, o levantamento também mostrou que empresários devem investir mais em iniciativas que vão gerar valor para o cliente. Por isso, em termos de prioridades de investimento, destacaram ações e estruturas visando gerar maior valor para os clientes (42,9%), melhora na experiência de compra (36,6%) e construção da marca (36,38%). E somente na sexta posição apareceu Inteligência Artificial e novas tecnologias (26,1%).
“Esta pesquisa que rodamos com empresários de pequenas e médias empresas foi fundamental para completarmos o estudo que conduzimos. E destaque que traria foi uso de ferramentas de Inteligência Artificial. Ela nos ajudou, por exemplo, a entender de fato o sentimento dos empresários e empreendedores brasileiros em relação a 2024”, conta o Tallis Gomes.
As maiores preocupações
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As prioridades de investimento
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Metodologia utilizou Inteligência Artificial
A partir de uma solução speech to text (transcrição de voz para texto), registrou-se um total de 6.401 transcrições de entrevistas do time de especialistas em negócios, entre os meses de agosto a dezembro de 2023. Esse período foi selecionado por representar o principal recorte de registros durante todo o ano de 2023. Em seguida, as transcrições foram inseridas na Plataforma Comercial do G4 Educação, uma tecnologia exclusiva que conta com sua própria IA (G4 AI) para registrar os dados de forma consistente. Por fim, utilizou-se o ChatGPT 4.0 como copiloto na interpretação e organização dos textos em categorias (clusters).