O e-learning corporativo faz parte da nova realidade de organizações modernas. O investimento em novas soluções se tornou essencial para empresas que buscavam seguir desenvolvendo seus colaboradores mesmo durante a pandemia. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), os investimentos nessa área em 2021 devem ser superiores em mais de 20% se comparado com 2020.
O treinamento corporativo é parte essencial da estratégia de crescimento de uma empresa. O World Economic Forum estima que até 2025 o ensino dentro das empresas deve ser oferecido a mais de 70% de seus funcionários, crescimento que segue alinhado à tendência de ensino online que ganhou força nestes últimos 2 anos. Treinamentos online podem trazer benefícios como visibilidade de resultados para os gestores, redução de custos e personalização de cursos de acordo com prazos e metas dos estudantes.
Especialista em cursos de inglês para o meio corporativo, a Voxy, edtech de conteúdo 100% personalizável e adaptado às diferentes áreas de atuação das empresas separou alguns conceitos essenciais que vão continuar norteando as capacitações corporativas em 2022:
- Lifelong Learning
O conceito de lifelong learning surgiu da visão de três órgãos internacionais (UNESCO, Conselho Europeu e a OECD) no início da década de 70, com o propósito de reformular as metodologias de educação na Europa. Entretanto, esse novo modelo de aprendizagem contínua só se popularizou a partir de um relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI da UNESCO, de 2010. Esse processo estimula o desenvolvimento pessoal e profissional de maneira voluntária, proativa e permanente, a partir de experiências de aprendizagem. Ou seja, trata-se da aprendizagem ao longo da vida ou educação continuada, abordando a necessidade de os indivíduos estarem constantemente estudando e se desenvolvendo para atingir seus objetivos.
É nesse foco do aprendizado constante que o conceito se baseia para ter os quatro pilares fundamentais do lifelong learning: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
- Employee Centric, o foco no colaborador
O conceito de employee centric é uma mudança de posicionamento no qual o foco da organização é, antes de mais nada, nos colaboradores. Uma empresa que coloca o funcionário como protagonista cria um ambiente de trabalho que proporciona oportunidades e incentivos aos seus profissionais, mostrando que a organização cuida, se preocupa, valoriza e respeita seus membros. Esse foco no colaborador acaba se refletindo na forma como a marca se relaciona com seus consumidores. Afinal, os trabalhadores são os melhores embaixadores de uma marca e, ao mesmo tempo, clientes internos da empresa.
- Upskilling
Alinhado ao conceito de lifelong learning ou aprendizado contínuo, a ideia do upskilling é promover o desenvolvimento em áreas e habilidades que os profissionais já apresentam algum nível de domínio. Para responder a um ambiente em constante mudança, é necessário aprender continuamente, fortalecer os conhecimentos adquiridos anteriormente e adquirir novos.
- Reskilling
Já o reskilling é quando um profissional busca desenvolver novas habilidades para desempenhar outras funções ou se requalificar. Esse conceito é importante para que o profissional consiga acompanhar as mudanças tecnológicas e, consequentemente, o mercado de trabalho. Segundo dados do World Economic Forum, 50% de todos os profissionais vão precisar de reskilling até 2025. Porém, 75% das novas informações que não são aplicadas durante o trabalho podem ser esquecidas em cerca de 6 dias.
- Hyper-personalization
Como o próprio nome sugere, hiper personalização é um conceito no qual a experiência de ensino é altamente customizada para cada indivíduo. No contexto de T&D, ele se aplica a plataformas que oferecem uma jornada de aprendizagem baseada nos objetivos e interesses de cada aluno e personalizar seu programa de treinamento, por meio da utilização de inteligência artificial. Isso significa que a plataforma aprende sobre as características únicas de cada indivíduo, não apenas para trabalhar em áreas mais urgentes de melhoria, mas também para fornecer conteúdo relevante que garantirá o engajamento dos funcionários em todo o programa.
Segundo um levantamento feito em 2021 pelo LinkedIn, o Workplace Learning Report, entre 2020 e 2021, o número de profissionais que esperam menos treinamento guiado pelo instrutor saltou de 38% para 73%. Além disso, 58% dos colaboradores preferem escolher seu ritmo de estudo.
- Wellbeing
Pensar no bem-estar das pessoas nunca esteve tão em pauta. Com cada vez mais pessoas sentindo uma queda em relação ao seu bem-estar mental, é essencial eliminar conceitos equivocados sobre o tema da saúde mental e criar um ambiente seguro de apoio. Treinamentos corporativos para saúde mental devem ensinar aos colaboradores sobre as condições comuns de trabalho e educá-los a reconhecer os sinais de problemas de saúde mental em seus colegas e si próprios, como estresse, esgotamento, ansiedade e a depressão
O papel do gestor também é essencial
Segundo um levantamento do Workplace learning report do LinkedIn (2021), 75% dos funcionários fazem cursos quando determinados pelo gestor. Além disso, 69% dos profissionais de treinamento e desenvolvimento usam líderes para encorajar o aprendizado, mas envolver a liderança ainda é um dos maiores desafios.
Outro ponto de atenção que os gestores devem ter é a diversidade em seus times. Um estudo sobre diversidade realizado pela McKinsey mostra que as empresas com times de executivos com maior variedade de perfis são mais lucrativas. As companhias com maior diversidade de gênero da amostra possuem 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado. É simples de entender: indivíduos diferentes têm realidades diferentes. Combinar pessoas com experiências e culturas diversas contribui para melhorar o negócio com novas ideias e novas perspectivas.