Comportamento
Tendência

6 dicas de como usar a Busca do Google para encontrar uma vaga de emprego

Os filtros estão disponíveis tanto em dispositivos móveis Android como no desktop

De acordo com os dados da PNAD 2019, existem no Brasil cerca de 13 milhões de brasileiros desempregados – mais de 27% deles são jovens de 18 a 24 anos e 52%, mulheres. Diariamente, seja para se recolocar no mercado ou ainda saber das vagas que acabaram de ser abertas, milhões de pessoas dão um Google para achar a melhor oportunidade de trabalho.

Nos últimos seis meses, uma das principais perguntas relacionadas a “emprego” feitas por brasileiros é “Como arrumar um emprego?”, segundo dados do Google Trends (veja abaixo). Para ajudar o usuário nessa jornada, a Busca do Google traz, com a ajuda de recursos e filtros, uma experiência cada dia mais útil e personalizada, reunindo os postos disponíveis no mercado em um espaço dedicado no resultado de pesquisa.

Reunimos aqui 6 dicas úteis para usar melhor o Google e encontrar o tão sonhado emprego.

Filtros direto na Busca

A busca reúne as vagas disponíveis em um espaço dedicado diretamente nos resultados de sua pesquisa. Ou seja, é possível buscar por vagas e depois filtrá-las por áreas de formação, como “Industria e armazenamento”, “Vendas e varejo”, “Limpezas e instalações”, “Ciência e engenharia” e muitas outras, o que facilita encontrar exatamente o que está disponível para a sua profissão ou área de atuação. Ainda é possível simplesmente digitar, por exemplo, algo mais direto como “emprego de advogado em São Paulo” e ter todos os resultados relacionados.

Os filtros estão disponíveis tanto em dispositivos móveis Android como no desktop.

Vagas para todos

O que você procura? Um estágio ou um emprego fixo? Em meio período ou em tempo integral? O filtro “Tipo” permite selecionar a vaga ideal, independente de qual fase sua carreira profissional está e por quanto tempo você pode trabalhar. E não para por aí. Aquele emprego dos sonhos pode estar na categoria “Empregador”, que traz os principais contratantes, o que te ajuda na escolha da empresa que gostaria de trabalhar.

Avaliações

Em muitos dos resultados, o usuário tem acesso a informações extras importantes como reviews, classificações do empregador de sites confiáveis, e, se tiver feito o login na Conta do Google, em algumas ofertas é possível conferir em quanto tempo chegaria na empresa.

Distância

Uma das formas de buscar é definir a distância no filtro, como “trabalhos perto de mim”, mas também é possível deixar como “qualquer lugar”, caso queira mais flexibilidade.

Não se perca na busca

Às vezes, são várias as oportunidades em aberto — o que leva tempo para avaliar a que tem mais a ver com o seu perfil –, para não se perder entre as vagas, a Busca mostra exatamente onde o usuário parou da última vez que entrou.

Vagas mais recentes

No Google, ainda dá para buscar vagas de emprego por data de publicação e aumentar as chances de encontrar vagas ainda ativas. Além disso, há a opção de alertas para receber uma notificação por e-mail quando novas vagas forem abertas.

Segundo dados do Google Trends, as principais perguntas relacionadas a “emprego” no Brasil, nos últimos seis meses foram:

  1. Como se comportar em uma entrevista de emprego?
  2. Como arrumar um emprego?
  3. O que falar em uma entrevista de emprego?
  4. Como ganhar dinheiro?
  5. Como procurar emprego?


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios