Com a Black Friday se aproximando, todo mundo pensa em economizar e aproveitar ao máximo as promoções. O consumidor precisa definir estratégias para conseguir um bom preço nos produtos e não sair perdendo no fim. O planejamento é o estopim para o sucesso de qualquer negócio, especialmente quando se trata de uma das datas mais aguardadas por lojistas e compradores. Algumas empresas estendem as ofertas do evento por toda a semana da Black Friday, enquanto outras, para o mês de novembro inteiro. Ou seja, muitos produtos e serviços já estão disponíveis no mercado a preço reduzido e a hora de se organizar é agora.
Pensando em como deixar sua Black Friday ainda mais rentável, o Diretor Comercial e Cofundador do Hurb – Hotel Urbano, agência online de viagens líder nacional, Antônio Gomes, trouxe seis dicas para que você faça ótimos negócios durante todo o mês de novembro, e não apenas na sexta-feira 29.
1- Analise o que é realmente necessário
Não aja por impulso. Mentalize o que você idealizou o ano inteiro ou o que vêm querendo comprar nos últimos meses. Se você pretende trocar de celular, não tem por que gastar com roupas que não precisa (ou que nem vai usar) só porque estão na promoção. Assim, você acaba não comprando o que esperava por ter gasto com o que te conquistou por alguns instantes. Ou pior: você adquire ambas as ofertas e tem um gasto bem acima do previsto. Faça uma lista de, no máximo, três itens de sua preferência, por exemplo: uma viagem, um acessório para carro e um presente para alguém especial. Não troque nenhum deles por algo dispensável.
2- Compare os preços
Muitos consumidores chamam a Black Friday de Black Fraude pelo fato de algumas lojas subirem o preço dos produtos às vésperas do evento e voltarem ao preço original na data com promoções ilusórias. É imprescindível que, durante seu planejamento, você faça um antes e depois com os valores dos produtos e serviços para não cair em uma armadilha. Compare também os preços entre as marcas. Não vá com muita sede ao pote e pesquise antes de comprar. A pesquisa te levará a bons resultados e o custo-benefício das ofertas que adquirir será maior, de acordo com a sua necessidade. Lembre-se ainda que aquilo que é bom para outra pessoa pode não ser bom para você.
3- Condições de pagamento
Ponto muito importante para suas ações na Black Friday, as formas de pagamento podem ser fator decisivo para efetuar uma compra. Analise a variedade de condições de pagamento entre as marcas, como possibilidade de parcelamento no cartão ou boleto, isenção de juros nas parcelas e desconto para pagamento em espécie. Nessas horas vale também se atentar às técnicas de venda chamadas upsell e cross sell. Na primeira, o cliente consegue dar um upgrade na compra e obter uma versão mais completa do produto ou serviço. Um exemplo de upsell são as substituições de acomodações nos hotéis. Uma agência de viagens pode oferecer a suíte luxo a uma pequena diferença para um hóspede que reservou a suíte standard. Investindo um pouco a mais, o cliente garante um quarto mais espaçoso, com a melhor vista. Já no cross sell, você pode levar uma segunda ou terceira mercadoria com desconto. Um exemplo são as ofertas do tipo “pague 2, leve 3”, que funciona tanto em lojas físicas quanto virtuais. Durante sua pesquisa anote em um papel, ou no bloco de notas do celular, não somente os preços dos produtos e serviços, mas também essas condições. Não adianta encontrar o celular que você quer por R$2 mil à vista se você só pode pagar parcelado em 10 vezes.
4- De olho na marca
Se as condições de pagamento podem ser fator crucial no momento de finalizar uma compra, a confiança é a chave que liga essa interação. A Black Friday é um evento onde os lojistas aproveitam para criar um relacionamento com o cliente, atraindo-nos desde o preço até o atendimento. Use seu poder de opções de escolha como consumidor e adquira produtos e serviços de uma marca com credibilidade no mercado. Ainda que seja uma empresa que está começando, busque referências nas mídias sociais, em sites de informações e opiniões e converse com quem entende do assunto. O boca a boca é um instrumento valioso e você pode extrair dele curiosidades que não encontra na internet. Sua experiência de compra deve ser agradável do início ao fim.
5- Compras online
O e-commerce passou por diversas transformações nos últimos anos em consequência dos novos hábitos dos consumidores. Uma das características do consumidor moderno é o desejo de ter opções na hora de concluir uma compra que iniciou em um site, que são os multicanais: loja física, televendas e aplicativo mobile, por exemplo. Se isso vai de acordo com suas tendências de consumo, você já pode ir pesquisando sobre os perfis dos sites nos quais pretende comprar. Aproveite e faça seu cadastro neles. Assim, no dia da Black Friday, basta usar seu login e senha para adquirir às promoções. Outra dica para quem costuma fazer compras online é obter um cartão virtual para aumentar a segurança da transação e não gerar futuras dores de cabeça com fraude e clonagem. Lembre ainda que o cliente pode se arrepender pelas compras feitas na internet no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, como garante o Código de Defesa do Consumidor, sendo ressarcido do valor pago.
6- Antecipe os presentes natalinos
Se você deseja presentear a família no Natal, aproveite as ofertas da Black Friday. Além de garantir os descontos, você fica livre de enfrentar lojas lotadas e filas no período de compras natalino.