Conheça aqui quais as melhores práticas de RH para alavancar o seu setor em 2023!
O ano ainda não começou, mas ainda dá tempo de saber quais práticas de RH serão tendências no ano de 2023. Otimizar um setor estratégico como o RH trará inúmeros benefícios para a sua organização. Um setor alinhado às tendências e novidades do mercado é essencial para tornar a empresa competitiva e acelerar seu crescimento.
Após dois longos anos desafiadores e cheios de mudanças significativas é hora de voltar a atenção às novas possibilidades no setor de recursos humanos. A pandemia mudou significativamente a forma de se relacionar das pessoas e também o mercado de trabalho. Adequar-se às novas demandas da sociedade se tornou uma necessidade para as organizações.
Se você busca saber como pode transformar a sua empresa positivamente por meio de boas práticas de RH, fique conosco até o final deste conteúdo.
Acompanhe 7 práticas de RH para 2023
O ano de 2022 poderia ter sido um período de trégua diante de todas as demandas que surgiram no ano anterior. No entanto, as dificuldades surgidas a partir do momento pandêmico se estenderam ao longo do novo ano.
A pandemia exigiu que os profissionais de todas as áreas tivessem quase que superpoderes para lidar com as demandas do trabalho no mundo de incertezas instaurado pelo vírus.
Obviamente não foi diferente para a área de RH. As tarefas rotineiras com prazos fixados para execução se mantiveram, e o mundo continuou se transformando de forma acelerada com a continuidade da crise na área da saúde.
Para 2023, seguem algumas das práticas de RH nas empresas que priorizam aqueles que estão nos bastidores das suas conquistas, ou seja, os colaboradores. Confira.
Bem-estar dos colaboradores
Um dos exemplos de boas práticas de RH para 2023 é o cuidado com o bem-estar da equipe. Embora falemos de algo já debatido nas organizações, o assunto ganha reforço no próximo ano a partir de novas perspectivas e reivindicações dos trabalhadores.
Se antes o termo bem-estar era relacionado aos cuidados básicos de um empregador para com os seus contratados, agora o cenário é outro. Precauções com princípios de higiene e segurança já não são suficientes. As companhias devem ficar atentas para algo tão importante quanto a necessidade de equilibrar vida pessoal e profissional.
Além disso, o momento pede que o cuidado com a saúde mental seja priorizado. Uma pesquisa feita pelo grupo Adecco, empresa suíça de recursos humanos que atua em 60 países, 38% dos entrevistados sofreram de Síndrome de Burnout ao longo de 2021. Diante dessas informações é preciso trabalhar na detecção de possíveis problemas de saúde mental e ambientes conflitantes no intuito de reverter o cenário.
Nessa hora vale contar com a ajuda de metodologias para otimizar o processo de descobertas, como os one-on-ones. A técnica consiste no diálogo entre gestores e suas equipes para debater assuntos variados, conectando as expectativas com as demandas existentes.
Benefícios competitivos
Plano de carreira bem estruturado, aumento de salário e promoção são fatores que retém os melhores talentos em uma companhia. Mas já parou para analisar que os colaboradores da sua organização podem buscar algo a mais?
Benefícios competitivos podem ser utilizados como estratégia na hora de reter e atrair novos talentos. O salário ofertado pela empresa pode até ser de acordo com a prática de mercado, mas se torna algo ainda mais atrativo quando acompanhado de um pacote completo de benefícios.
Uma pesquisa realizada pela Love Mondays apontou que os benefícios corporativos são um dos itens mais valorizados pelos colaboradores nas empresas. O estudo mostrou outras preferências relevantes segundo a participação dos entrevistados.
Trazendo para o cenário nacional podemos considerar os benefícios empresariais relacionados abaixo como os mais atrativos do mercado:
- Participação nos lucros da empresa;
- Auxílio-creche;
- Licenças estendidas;
- Assistência Médica;
- Atividade física;
- Vale-combustível;
- Bolsa de estudos;
- Benefícios flexíveis.
Trabalho híbrido
O modelo de trabalho híbrido foi um dos novos desafios oriundos da pandemia para as organizações. Para quem apostava que seria algo temporário, ele foi adotado de vez por grandes corporações ao redor do mundo.
A Accenture realizou uma pesquisa em 2021 que contou com a participação de 9 mil pessoas ao redor do mundo. Os resultados mostraram que 83% dos entrevistados preferem trabalhar no modelo híbrido. Além disso, o estudo mostrou que 63% das companhias com alto potencial de crescimento trabalham com a modalidade “Anywhere Office” (trabalho de qualquer lugar).
Valores alinhados entre a empresa e os funcionários
Uma das práticas de RH que merece destaque para o ano de 2023 é a busca de alinhamento entre os valores dos trabalhadores com os da organização. Um estudo feito pela Future Workplace e Blue Beyond Consulting constatou que de cada 10 entrevistados, 8 declararam a relevância do alinhamento de seus propósitos com o da empresa.
Mais da metade dos entrevistados responderam que são capazes de abrir mão do emprego caso as ideias de seus empregadores não estejam em sintonia com as suas. Além disso, os participantes afirmaram que consideram importante que seus ambientes de trabalho sejam instituições benéficas para toda a sociedade.
Quando os objetivos pessoais andam em consonância com os propósitos maiores da organização, os colaboradores sentem-se engajados e motivados.
Contratação baseada em habilidades
Um dos exemplos de boas práticas de RH para 2023 é a contratação de novos talentos com base nas habilidades. A aplicação do critério vai além da apresentação de diplomas das áreas para as oportunidades.
Isso acontece devido a rápida evolução da tecnologia e a oferta da inteligência artificial como aliada para as organizações. O recurso viabiliza a automatização de determinadas tarefas e a criação de ofícios que pedem novas aptidões sob demanda. Por isso, os diplomas passam a ser considerados um concorrente fácil de vencer.
Empresas como a Google e Apple já trabalham sob essa tendência. Há ofertas de vagas com remuneração bem expressiva para quem tem habilidades sob demanda mesmo sem diploma.
RH mais qualificado
É comum ouvir por aí, e de forma bem equivocada (e ofensiva), que o RH é um setor que pouco trabalha. A realidade mostra exatamente o contrário.
A Future Workplace, em parceria com a GP Strategies realizou uma pesquisa que trouxe à tona um dado interessante. Ao focar no treinamento e desenvolvimento das principais funções do negócio, o RH não tem investido na sua própria equipe.
Informações como essa dão a deixa para oportunidades de melhoria diversas, como, por exemplo, a implementação do RH ágil. Seus valores agregarão bastante às demandas, otimizando processos e entregando serviços cada vez melhores.
People Analytics: RH baseado em dados
Muitos gestores precisam mapear os seus processos e pessoas neles envolvidas, mas não sabem como fazê-lo de forma precisa. Uma solução para este dilema é apostar no People Analytics.
A metodologia é utilizada para o processo de coleta e análise de dados na área de gestão de pessoas nas organizações. O objetivo do People Analytics é implementar as normas do Business Intelligence, ou Inteligência de mercado ao universo de gestão e gente.
Esta tem sido uma tendência forte desde 2019 na área de gestão de pessoas. Investir na implementação de novos processos requer acompanhamento e mensuração eficiente dos resultados. Isso é possível por meio da utilização de indicadores de desempenho adequados às necessidades do RH.
Uma dica é apostar na plataforma de RH da Convenia. Além de entregar admissão digital, gestão de colaboradores e férias, também conta com uma solução robusta de relatórios estratégicos para o RH.
Com isso, os responsáveis acessarão os dados que mostram de forma transparente quais os gaps que a organização possui, permitindo uma avaliação minuciosa das informações e planos de ação para eliminar as falhas dos processos.
Dicas para melhorar sua gestão
Para finalizar o nosso conteúdo, compartilharemos dicas bônus consideradas boas práticas de RH para potencializar a sua gestão:
- Realização constante de avaliação de desempenho: sem dúvidas essa é uma das melhores ferramentas para utilizar na sua organização. Através da avaliação de desempenho é possível mensurar a performance da equipe, elencando os pontos fortes, pontos a melhorar e planos de ação para tratar problemas detectados.
- Observar a estrutura organizacional: tudo começa a partir do entendimento sobre a empresa em que você trabalha. Tenha clareza sobre suas expectativas e como o RH pode contribuir para uma jornada de sucesso.
- Conhecer o perfil de cada colaborador: quando você conhece quem está chegando para somar talentos na sua organização, fica mais fácil direcioná-lo em sua atuação.
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.
|