Carreira

7 passos para turbinar a carreira

Além de metas bem definidas é preciso perceber as oportunidades,  ter conhecimento e ser persistente

Segundo levantamento feito pelo 7waves, aplicativo que ajuda as pessoas a definir metas e cumprir objetivos de vida, subir de cargo e empreender estão entre os Top 10 objetivos dos brasileiros para este ano. Mas para que isso aconteça de forma sustentável, além de metas realistas, é preciso estar atento às boas oportunidades, buscar conhecimento e, principalmente, ter persistência para chegar onde quer.

Para ajudar a trilhar o caminho das pedras, confira as sete dicas que o 7waves preparou para você turbinar a carreira em 2020:

 

1 – Autoavaliação – Para determinar com exatidão quais são seus objetivos profissionais, é necessário fazer uma autoavaliação. Pergunte-se: “Onde estou e como me sinto?” e “Onde quero chegar?”. Essas perguntas podem parecer simples num primeiro momento, mas ao se autoavaliar, você não somente vai conseguir enxergar os pontos fracos do seu planejamento como também criar estratégias para contorná-los.

 

2 – Esteja aberto às oportunidades – O mercado de trabalho evolui a todo momento. Novas carreiras surgem e com elas novas oportunidades de crescimento profissional e para aprimorar o seu conhecimento. É importante não ficar preso a uma maneira de fazer as coisas ou a uma ferramenta exclusiva, afinal, nem sempre o que dava certo há dois anos vai trazer os mesmos bons resultados hoje. Para atingir o sucesso é essencial ser resiliente e fazer mudanças, nem que para isso seja preciso rever o planejamento e fazer ajustes.

 

3 – Você é o seu maior investimento – Buscar aperfeiçoamento constante é um excelente investimento em si mesmo, principalmente para quem deseja conquistar diferencial competitivo no mercado de trabalho. Cursos de especialização como pós-graduação, certificações ou de idiomas são algumas formas de você dar aquele plus em sua carreira e se destacar.

 

4 – Tenha bem definido quais são as áreas ou profissões que você tem interesse – Quanto mais específico você for, maior serão suas chances de reconhecer uma boa oportunidade quando ela surgir. Comece listando as áreas que chamam a sua atenção e as profissões que você se imagina atuando. Reflita sobre suas ambições profissionais e busque ter algum tipo de relação com as profissões ou áreas desejadas. Desse modo suas opções vão se tornando mais claras e com isso facilitando o processo de decisão final, seja na busca de um cargo e remuneração melhores, ou para empreender.

 

5 – Esteja disposto a errar – Ninguém gosta de errar ou de receber um “não” como resposta. Mas você nunca vai sair do lugar se não tentar algo diferente. Para isso precisa estar disposto não somente a errar, mas principalmente a aprender com seus erros. Ao analisar todos os pontos que contribuíram para que alguma etapa do seu planejamento profissional não tenha saído como o imaginado, você consegue se antecipar e evitar que a mesma falha aconteça futuramente.

 

6 – Network – Bons contatos profissionais podem ser seus melhores aliados na hora de transformar a sua carreira. Mantenha a sua rede sempre bem nutrida e busque conexões com pessoas que já atuam, ou próximas na área que você deseja trabalhar. Fique de olho nas tendências e oportunidades e use o LinkedIn de forma estratégica.

 

7 – Defina metas e prazos – Por último, defina metas e prazos. Use a autoavaliação para criar metas realistas, de curto a médio prazo. Lembre-se de ter em mente que o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional é necessário para que você tenha determinação e assim, consiga avançar na conquista de seu objetivo.

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar