A Adtail, agência de marketing digital especializada em performance e inteligência de dados, acaba de divulgar uma pesquisa feita com sua equipe de colaboradores, entre agosto e setembro de 2020, sobre o home office na pandemia. De acordo com o trabalho realizado pela equipe de Capital Humano da agência, 73% dos profissionais notaram melhorias no relacionamento interno.
A equipe citou ganhos gerais no desempenho em itens, como áreas que se apoiam entre si, rotina de calls semanais, times que se preocupam em manter integração e mais atenção na comunicação. Antes, o home office na Adtail era benefício para algumas posições somente no escritório de São Paulo, mas foi adotado em março de 2020 e é mantido até hoje nas duas bases (Porto Alegre e São Paulo).
A pesquisa ainda apontou que 93% dos colaboradores se sentem igualmente ou ainda mais produtivos no home office. A melhoria da produtividade, que também se reflete no relacionamento interno, teve como consequência a conquista, pela Adtail, do terceiro lugar entre as melhores agências de médio porte para se trabalhar no Brasil de acordo com o Great Place To Work (GPTW). Os rankings do GPTW são baseados nas respostas dos próprios colaboradores sobre quesitos como cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
“2020 foi um marco na trajetória da agência, nós nos adaptamos, inovamos e crescemos muito. Foi preciso ter ainda mais empatia para encontrar formas de trabalhar, manter a produtividade e integração num cenário tão incomum e desafiador”, afirma Adriana Campos, CEO da Adtail.
Para desenvolver o estudo, a equipe de Capital Humano levantou as principais preocupações apontadas pelos colaboradores e mapeou soluções. No começo, foi implementada uma ferramenta de gestão e engajamento que permite que o líder envie feedback constantemente. A solução também incentiva colegas de trabalho a publicar elogios a pessoas que atuaram no mesmo projeto e traz um termômetro de humor, para que a equipe responsável acompanhe quem precisa de alguma atenção.
Para lidar de uma forma mais leve com o isolamento social, algumas equipes se reuniam em uma sala virtual para trabalhar juntas, como se estivessem no mesmo espaço físico. A empresa também passou a adotar a videoconferência mensal para comemorar aniversários e a interação com jogos virtuais para estreitar o relacionamento da equipe. A companhia ainda disponibilizou todos os equipamentos para o colaborador desempenhar o trabalho normalmente, além de uma ajuda de custo adicional para que melhorassem seus pacotes de internet e/ou telefone contratados durante o período de quarentena, entre outras necessidades.
Um risco de quem passa a trabalhar de casa é a dificuldade em montar uma rotina e acabar excedendo o número de horas trabalhadas. Para ajudar nesta organização, a agência implementou um ponto eletrônico digital e, assim, as horas passaram a ser computadas remotamente. O Capital Humano também incentivou os colaboradores a se vestir no home office como se fossem sair e permanecer com a rotina similar ao período que iam ao escritório. A agência implementou, ainda, a prática da ginástica laboral, com ajuda de uma empresa que estimula os colaboradores a alongar, respirar fundo, sentar corretamente, evitando assim problemas de saúde.
Em relação à saúde mental dos funcionários, a empresa conta com profissionais preparados para escutá-los e auxiliá-los em quaisquer questões emocionais. “Nossa equipe de Capital Humano mantém conversas com colaboradores que estão passando por momentos difíceis, às vezes em forma de escuta ativa, outras para dar dicas de como lidar com a situação para que não prejudique no ambiente corporativo”, explica Adriana. Segundo ela, o modelo foi tão positivo que a agência já estuda a possibilidade de adotar o home office mais de uma vez por semana para todos os cargos da agência no fim da pandemia.