Diversidade

8 ações de diversidade feitas pelo Olist para você se inspirar e implementar na sua empresa

Por meio do Comitê de Diversidade, Olist abraça a causa dentro da empresa e entra no ranking da inclusão pelo prêmio Endeavor

O ano de 2019 foi marcado pela criação do Diversifica, comitê de diversidade do Olist . No ano seguinte, o comitê comemorou um ano e tirou muitos projetos do papel, levando a empresa a estar entre 5 empresas do ano na categoria Diversidade e Inclusão pelo prêmio da Endeavor. Foram diversos eventos ao vivo, treinamento específico para o time de líderes, artigos publicados, pesquisas de diversidade e diversas mensagens de impacto para o time.

Listamos oito eventos que marcaram 2020 e que podem servir de inspiração para 2021 ser mais inclusivo.

  • Tolerância Religiosa

Dia 21 de janeiro de 2020 foi o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O comitê de diversidade da Olist aproveitou a data para inaugurar a agenda de eventos 2020 com uma mesa-redonda sobre o tema. Quatro funcionários de crenças diferentes aceitaram dividir com o público um pouco sobre suas convicções.

  • Dores e amores do home office

Dia 29 de abril aconteceu o papo sobre as dificuldades de trabalhar no modo remoto. Em uma roda de conversa organizada pelos comitês Diversifica e Coolist (comitê de clima e cultura) trouxe pontos de vista diferentes sobre o home office. Por mais das diversas opiniões apoiando esse modelo ou não gostando, a verdade é que com a pandemia todo mundo precisou conviver com essa nova realidade.

  • Racismo

Em meio aos protestos de Black Lives Matter nos Estados Unidos e vários relatos de racismo vindo à tona na mídia mundial, o grupo Olist convidou membros do seu time a compartilhar conteúdos educativos sobre racismo no início de junho. Foram diversas dicas de livros, vídeos, séries e filmes

  • LGBTQIA+

Junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQI+, então o comitê de diversidade organizou uma série de ações sobre o tema ao longo do mês. Confira os conteúdos no artigo sobre as ações que realizaram Ações do Diversifica para o Mês do Orgulho LGBTQI+ .

  • Saúde Mental

Diante de um momento delicado da pandemia, a Olist junto com a CIPA, o time de People e o Coolist, divulgaram uma série de conteúdos informativos com dicas para melhorar o humor e cuidar da saúde mental. Nesse dia o time recebeu a presença da Andressa Nunes e Dehbora Scoralich, ambas trabalham com Terapia Cognitivo Comportamental, para uma conversa sobre saúde mental, a relação entre emoções e sentimentos e a importância do autoconhecimento e autocuidado.

  • Machismo

Entre as várias ações para educar e conscientizar olisters sobre machismo, o programa fez o talk “O que você NÃO acha que é machismo, mas é!”. Confira no artigo Ações do Diversifica para falar sobre Machismo todas as ações feitas pelo comitê. Já em setembro a Tayná Leite, pesquisadora, especialista em Diversidade e Inclusão e consultora na ONU Mulheres, ministrou um workshop sobre Machismo e Vieses Inconscientes para os time de líderes, formado por 45 pessoas na época. A proposta foi conscientizar líderes sobre atitudes machistas que temos ou presenciamos e acabamos não identificando, pois em nosso viés inconsciente consideramos aquilo como “normal”.

  • Pressão estética e gordofobia

Em outubro foi compartilhado diversos ensinamentos sobre gordofobia e pressão estética, pontuando como a mídia influencia a sociedade nesses aspectos. Também houve uma mesa-redonda com pessoas diversas falando de diferentes vertentes da pressão estética: biotipo, cor de pele, tipo de cabelo etc.

  • Pessoas com deficiência

Dia 04 de dezembro aconteceu o talk sobre pessoas com deficiência. No evento, os olisters Mayara Petersen e Marcos Moraes junto com os convidados João Miron e Roger Hernandes compartilharam suas experiências e discutiram o papel da sociedade na inclusão de pessoas com deficiência, especialmente no mercado de trabalho.

O que esperar para 2021

Neste novo ano o Diversifica vai continuar levando informação relevante ao time, promovendo rodas de conversa e divulgando conteúdo educativo. “Além do que já vem sendo feito, o comitê e a área de pessoas vão atuar principalmente em cima de 6 pilares: Canal de denúncias; Time diverso; Treinamento para gestões; Mão na massa: como ajudar o time a colocar os aprendizados em prática? Esse é um dos principais desafios do comitê de diversidade para 2021; Onboarding de líderes: no onboarding de novos líderes do olist irá incluir uma etapa sobre a importância de construir times mais diversos, assim já trabalhando com a conscientização da liderança desde a primeira semana na empresa; Cartilha de Diversidade: o grupo está elaborando um guia de educação básica com explicações didáticas e expressões preconceituosas que são populares mas devem cair em desuso. Esse material será entregue no onboarding de novos olisters junto com o Manifesto Olist pela Diversidade , que já faz parte do kit de boas-vindas”, finaliza Rhayana Souza, Analista de Endomarketing e Employer Branding do Olist.

Botão Voltar ao topo