Empresas que nasceram com o objetivo de otimizar os processos e resolver as principais dores da área também ajudam a aumentar a proximidade com os colaboradores
De acordo com um levantamento da PageGroup, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, 77% dos gestores aceleram a tomada de decisão por meio de ferramentas tecnológicas.
Para além da agilidade, as soluções digitais também podem impulsionar um trabalho mais estratégico e humanizado para a área, seja pelo fornecimento de dados capazes de aperfeiçoar (e até mesmo automatizar) processos, seja pela maior tempo hábil para interagir e conhecer times à fundo.
Como permitir que a área de Recursos Humanos esteja, de fato, centrada nos colaboradores? Aqui estão 8 soluções que ajudam nesta tarefa. Confira!
- Comunicação interna efetiva e estratégica com Comunica.In
“Em muitas empresas, a comunicação interna é um processo que fica concentrado no departamento de CI e de Recursos Humanos. Nada mais justo que facilitar as tarefas dos profissionais, permitindo que eles se concentrem em propor soluções baseadas na análise de dados e tenham tempo para lidar com pessoas”, conta Felipe Hotz, CEO do Comunica.In, startup que desenvolveu uma plataforma para automação e mensuração de processos de comunicação interna e jornada dos colaboradores.
Com o objetivo de aumentar a eficiência das equipes para a criação, gerenciamento e otimização de fluxos de comunicação, a ferramenta permite que os analistas e gestores criem fluxos de informação para falar com as pessoas certas, automatizem comunicados sem robotizá-los e gerenciem até cinco canais simultâneos com o esforço de apenas um.
Os resultados demonstram o potencial da startup, que cresceu mais de 300% em 2021. Segundo levantamento interno, a plataforma permite otimizar a capacidade de produção dos times em 40%, reduzir 65% das horas dedicadas a atividades operacionais, além de manter 76% da efetividade na comunicação com públicos internos.
- Soluções low-code da Zeev otimizam a gestão de processos
Empresa referência no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias low-code, a Zeev permite que organizações possam produzir os seus próprios softwares e aplicativos. A empresa acredita que, com autonomia, qualquer pessoa, independente se possui formação em tecnologia da informação ou qualquer outra especialização, pode criar softwares que facilitam suas rotinas de trabalho.
A tecnologia permite que os líderes otimizem a gestão de trabalho, melhorando a comunicação entre as equipes, auxiliando na organização, aumentando a produtividade e padronizando processos para um fluxo de trabalho mais fluído. Hoje a Zeev atende mais de 250 clientes, como Banco Bmg, Sympla, Grupo Pão de Açúcar e Playkids. Entre os benefícios conquistados pelas empresas com a tecnologia está a redução de 77% no tempo de processos core e 90% em necessidades de treinamento de colaboradores em processos internos.
“Nosso objetivo é fornecer uma plataforma acessível para as necessidades da rotina de áreas diversas dentro de uma empresa. E, cada vez mais disseminar o low-code como ferramenta possivel, econômica e fundamental para todas as empresas”, explica o Head de Produtos da Zeev, Rafael Bortolini.
- Plataforma completa de gestão de pessoas com Sólides
A Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil na gestão de pessoas nas PMEs, oferece a única plataforma com tudo em um só lugar. Além disso, tem uma metodologia exclusiva que ajuda as PMEs a crescerem, o que transforma a gestão de pessoas por meio de inovação e tecnologia.
O principal objetivo é facilitar o modo como as empresas atraem, desenvolvem e retêm seus talentos, reduzindo o turnover e aumentando as vantagens competitivas de seus clientes. Em uma única plataforma oferece as funcionalidades necessárias para os processos de RH e DP: Atração e Gestão de Talentos, Desenvolvimento e Performance, Engajamento e Retenção, Educação Corporativa, Benefícios, Serviços Financeiros e Rotinas de Departamento Pessoal. Também mantém o maior portal de educação de RH da América Latina, o RH Portal.
Nos últimos três anos, a empresa cresceu cinco vezes e o número de clientes quadruplicou atingindo mais de 21 mil empresas. Atualmente são mais de 4.5 milhões de vidas ativas gerenciadas por meio de sua plataforma, que desponta na liderança do segmento.
- Transformação digital com a SoftExpert
A SoftExpert é fornecedora global de soluções para a gestão integrada de inovação e transformação digital. Em atividade desde 1995, a empresa une serviços voltados para a otimização de gestão e processos em diferentes níveis e segmentos em um único contrato, atribuindo eficiência, agilidade e economia a seus mais de 2 mil clientes e 600 mil usuários em 50 países. Por meio da plataforma SoftExpert Excellence Suite, a marca oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram nativamente e operam via web para automatizar os processos necessários para melhorar e otimizar as diferentes áreas de negócios das organizações. Um deles é automatizar serviços de recursos humanos, como T&D, avaliação de desempenho e plano de sucessão, além de admissão, demissão, férias e todo o pedido transacional do dia a dia do RH pode ser feito por meio da solução.
- Aplicativo interage e atua na prevenção à saúde mental dos colaboradores dentro das organizações
Por meio da IVI, um aplicativo de benefícios corporativos, a healthtech brasileira Hisnek apresenta soluções para RHs e seus colaboradores. Focada em saúde emocional e bem-estar, a solução utiliza inteligência artificial (IA) para fazer a prevenção ativa a doenças mentais e promoção à saúde em ambientes de trabalho.
A tecnologia oferece um programa completo de capacitação personalizada, prevenção, gestão de crise e cuidado, aproximando ainda mais o RH dos colaboradores, além de transformar o ambiente de trabalho em um local seguro, inspirador, acolhedor e ainda mais produtivo. No aplicativo, o colaborador interage virtualmente com a solução que identifica o perfil e o estado emocional de cada um e apresenta ações personalizadas. Algumas delas são práticas de meditação guiada, mindfulness, dicas de alimentação e indicação de serviços de saúde. Hoje, a IVI já impacta mais de 1,7 milhão de vidas, em diversas organizações nacionais, como Volvo e empresas do grupo Rodobens.
Para a CEO da IVI, Carolina Dassie, a escuta ativa e o acolhimento por parte do RH das empresas é primordial para auxiliar os colaboradores, tanto a cuidarem da saúde, quanto a buscarem ajuda quando necessário.
- Benefícios alternativos como o crédito contextualizado
Apostar no bem estar financeiro dos colaboradores também é uma forma de torná-los mais engajados, indo além do que é tradicionalmente oferecido no mundo corporativo. Dados da Paketá, fintech que atua na concessão e gestão de crédito sustentável 100% online, mostram que a saúde financeira do time impacta diretamente nas taxas de absenteísmo e produtividade. “Em algumas empresas, 70% dos funcionários estão negativados e o empréstimo acaba sendo a primeira opção muitas vezes para quitar essa dívida, que em alguns casos é pequena, de R$ 200, por exemplo. Mas, se a pessoa ganha R$ 2 mil e é o responsável financeiro pela casa, pode não ter a capacidade de pagar. Quando a empresa tem essa preocupação com o colaborador e oferece essa alternativa é um ganha a ganha”, conta Fabian Valverde, CEO e fundador da Paketá.
- Diagnósticos de cultura e rituais para alavancar empresas
Segundo pesquisa realizada em março deste ano pelo Distrito, maior ecossistema de transformação e inovação aberta do país, nos últimos 10 anos, o número de HRTechs no Brasil passou de 66 para 356, um crescimento de quase 440%. Do total, 32,8% enquadram-se na categoria definida como “Contratação”, 38,8 % em “Aprimoramento e cuidados” e 28,4 % em “Gestão”. Neste contexto, surge a Kultua, primeira peopletech do Brasil especialista em Diagnósticos de Cultura, Rituais de Gestão de Pessoas e People Analytics personalizados.
Os diagnósticos são realizados por meio de pesquisas com colaboradores, sócios e fundadores das empresas, de maneira 100% online pela plataforma da Kultua. Todas as pesquisas são personalizáveis com os atributos de cultura particulares de cada organização. “Conseguimos modelar, validar e aprimorar os códigos de cultura independente do momento em que se encontra a organização – por exemplo, metrificando a prática frequente de valores, comportamentos esperados, identificação de missão/visão ou qualquer outro atributo cultural existente”, comenta a fundadora e CEO, Lívia Brandini.
Com isso, é possível realizar a gestão de cultura e mudança organizacional de forma mais estratégica e data-driven, estimulando um ambiente corporativo mais colaborativo, inclusivo e focado em resultados. “Ao otimizar e acompanhar as práticas e rituais de cultura, você tem um ambiente corporativo mais saudável, engajador e produtivo. Empresas com culturas mais aderentes e autênticas são 48% mais propensas a aumentarem sua receita e 80% mais propensas a atingirem a satisfação de seus clientes”, conclui Lívia.
- Programa de saúde mental para os colaboradores
De acordo com pesquisa realizada pela Vittude, referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas, em parceria com a Pulses, 80% dos trabalhadores brasileiros afirmam estarem esgotados emocionalmente. Diante desse cenário, oferecer programas de saúde mental para os colaboradores é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida e ainda contribuir para um melhor desempenho e engajamento dos times.
Para isso, a Vittude, referência no desenvolvimento de programas para saúde mental corporativos, oferece o Vittude Corporate, benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem de forma preventiva da saúde mental dos seus funcionários. Por meio da plataforma, a healthtech permite que as empresas ofereçam um subsídio parcial ou integral para sessões de psicoterapia com psicólogos da base e conecta os usuários a profissionais de confiança.
“É importante que as empresas estejam atentas às diferentes demandas de seus colaboradores e tomem medidas estratégicas e sustentáveis, não apenas uma palestra ou um bate papo superficial sobre um tema complexo. Proporcionar acesso a atendimento psicológico de qualidade para as equipes é um diferencial para as empresas que querem investir na experiência dos seus times”, afirma a CEO e fundadora, Tatiana Pimenta.