Diante de um momento sem precedentes como o que o mundo está vivendo com a pandemia de Covid-19, é fundamental que as empresas deem suporte aos seus colaboradores e façam sua parte para conter o avanço da doença.
“Embora seja um período difícil para os negócios, este também é um momento crucial para que as companhias mostrem, com as ações que estejam ao seu alcance, que se importam com seus funcionários e com a sociedade em geral. Como toda crise, essa também vai passar — e as empresas serão lembradas no futuro pela forma como se portaram diante dela”, avalia Ana Prado, analista de tendências do Glassdoor.
Nestas horas, a comunicação recebe destaque: “Os funcionários desejam ouvir o que a liderança tem a dizer, tanto em relação às medidas adotadas para lidar com a crise quanto sobre atualizações envolvendo as diferentes áreas da empresa. Isso ajuda a manter o sentimento de unidade e conexão”, completa.
De home office obrigatório a treinamentos online, de licenças remuneradas ao compromisso de não realizar demissões nos próximos meses, o Glassdoor reuniu algumas ações adotadas por nove companhias no Brasil.
O que tem oferecido aos funcionários: Home office para todo o escritório desde o dia 16 de março (grupos de risco já estavam liberados); antecipação do 13º do vale-alimentação e incentivo ao consumo de produtores pequenos e locais; suspensão de possíveis desligamentos; prorrogação do convênio médico aos desligados de 2020; apoio a instituições de idosos; ampliação gratuita do seguro de vida aos clientes para eventuais sinistros causados pela pandemia.
Ações de comunicação: A Youse criou canais exclusivos para notícias e comunicados sobre o Covid-19. Além de manter um Comitê de Crise, que envia comunicados constantes sobre diretrizes e ações relacionadas a este momento, a Youse criou um site interno para os funcionários das empresas do grupo com FAQs, cartilhas, dicas de home office, mensagens e vídeos, e outro externo, para clientes. “Além disso, mantivemos todas as reuniões e rituais de time online e até incentivamos que o tradicional happy hour de quinta feira que temos no escritório continue, agora virtualmente”, completa Fabiana Sayuri Hirota, Especialista de Comunicação Interna, Endomarketing, Cultura & Engajamento da Youse.
O que tem oferecido aos funcionários: A Natura adotou o trabalho remoto para todos os colaboradores que possam exercer suas funções dessa forma — e, para isso, providenciou notebooks para aqueles que utilizavam desktops no escritório. Profissionais cujas funções exigem o trabalho presencial, mas que pertencem a grupos de risco receberam licença remunerada. A empresa também assumiu o compromisso de não adotar nenhum programa de demissões nos próximos 60 dias.
Com times reduzidos, as fábricas passarão a se dedicar gradativamente a produzir apenas itens essenciais de higiene pessoal, além de álcool em gel e líquido, cruciais para frear a propagação da Covid-19. “Deixaremos, temporariamente, de fabricar linhas como maquiagem e perfumaria. Os estoques disponíveis deverão honrar os pedidos feitos por nossas consultoras e revendedoras”, explica Rafael Campolina, Employer Branding da Natura.
Ações de comunicação: A área de comunicação da Natura tem usado diversos canais, incluindo e-mail, intranet e o App do Colaborador para anúncios institucionais. Há também um boletim diário com notícias, curadoria de conteúdo externo e depoimentos de colegas. Também foram produzidos materiais como uma pesquisa interna sobre o trabalho remoto para entender as dores dos profissionais neste momento e endereçar suas necessidades.
O que tem oferecido aos funcionários: A empresa adotou home office para todos os colaboradores dos setores administrativo e comercial e fechou as lojas de São Paulo e Rio de Janeiro para proteger a saúde dos funcionários.
Ações de comunicação: A Cielo adotou reuniões diárias com os times para que todos se mantenham conectados e em sinergia. Também vem realizando treinamentos e comunicações educativas via intranet, WhatsApp e e-mail, bem como transmissões ao vivo voltadas ao público externo para ajudar microempreendedores com dicas sobre como manter as vendas nesse momento de crise.
O que tem oferecido aos funcionários: A empresa vem operando com 100% do time em home office e, para isso, permitiu que os funcionários levassem todas as ferramentas de trabalho do escritório para montar um espaço confortável dentro de casa.
Ações de comunicação: A Geru tem promovido ações de conscientização e de boas práticas remotas, que incluem um bate-papo virtual com experts da casa (já que 15% dos funcionários já fazem home office permanentemente), um townhall semanal com o CEO para atualizações sobre o negócio e a situação da pandemia e uma campanha de saúde mental, que está sendo desenvolvida. No dia a dia, as equipes têm suas próprias salas de videoconferência, para que fiquem “lado a lado” mesmo a distância.
O que tem oferecido aos funcionários: Todos os colaboradores estão fazendo home office por tempo indeterminado e as reuniões presenciais foram proibidas. Alguns benefícios antes oferecidos presencialmente, como ioga, pilates, aulas de espanhol e inglês e ginástica laboral, passaram a ser online. Todos puderam levar os equipamentos da empresa para casa durante o período, como notebook, monitor e cadeira de escritório.
Ações de comunicação: A empresa realiza uma reunião geral todas as segundas-feiras, que foi mantida e passou a ser virtual quando a política de home office foi adotada. Nela, o CEO informa sobre novas diretrizes para o período de pandemia, além de haver discussões de temas como boas práticas para o home office. Além disso, durante a semana, são enviados e-mails com outras atualizações sobre a situação do Covid-19. A Involves também criou um comitê de emergência e um grupo de e-mail para os colaboradores enviarem mensagens relacionadas à situação atual.
O que tem oferecido aos funcionários: A MD2 já vinha acompanhando de perto a situação do coronavírus no país e se antecipou na preparação de suas equipes para a possibilidade de adotarem o trabalho remoto. Quando isso de fato aconteceu, a empresa disponibilizou os equipamentos e materiais de escritório necessários para os colaboradores, além de facilitar o acesso remoto a meios de comunicação, ferramentas e bases de dados para evitar a necessidade de deslocamentos. “Também montamos uma estratégia para os casos em que identificamos a necessidade de subsidiar o acesso a conexões de internet”, acrescenta Italo Lucena, Gerente de RH da MD2.
Ações de comunicação: A empresa construiu uma rede permanente de contato com todos os colaboradores para medir e acompanhar as atividades do dia a dia, escutar as demandas e informar as ações necessárias. Também mantém reuniões diárias de um grupo de crise composto pela Direção, RH e Suporte Técnico com o intuito de discutir planos de contingência que possam ser necessários.
O que tem oferecido aos funcionários: Vem operando com o time 100% remoto desde o dia 17 de março. “Nós já operávamos com algumas áreas em formato de home office parcial, mas alguns colaboradores ainda usavam desktop. Então fornecemos notebooks para todos”, explica a Diretora de RH Vanessa Mizue. Além disso, a empresa está oferecendo o Benefício Farmácia no subsídio de compra de medicamentos.
Ações de comunicação: A Mandic manteve rituais, como o talk semanal em que um colaborador apresenta uma palestra de assunto técnico ou não — mas a transmissão, é claro, passou a ser exclusivamente online. Eles também apostam em canais de comunicação no Slack, usados para orientar os colaboradores em relação ao Covid-19 e a boas práticas no home office, além de um canal do CEO para informar sobre ações que estão sendo tomadas, bem como outras questões ligadas diretamente ao negócio.
O que tem oferecido aos funcionários: A empresa liberou o home office para todos os seus escritórios, e forneceu notebooks para os colaboradores que utilizavam desktop. Também permitiu que todos levassem para casa as demais ferramentas que precisassem para efetuar suas funções. “E mantemos um canal aberto para que manifestem se algum sistema não está funcionando ou se estão com problemas com a rede de internet de casa para que possamos tomar providências e ajudá-los”, conta Gabriel Andrade, do time de Pessoas & Cultura.
Ações de comunicação: A Pag! passou a usar o Slack mais intensamente para manter as equipes bem informadas, criando canais para centralizar discussões e promovendo ações educativas para a utilização da plataforma. “Além disso, estamos nos comunicando diariamente com os colaboradores para falar sobre metodologias de trabalho, visibilidade e dicas de home office”, completa Gabriel.
O que tem oferecido aos funcionários: Equipe interna (escritório e atendimento) liberada para home office, viagens canceladas, intensificação da rotina de limpeza nas instalações da operação (que segue funcionando), e reforço às práticas de higiene. Todos os colaboradores que pertencem ao grupo de risco foram afastados das suas atividades.
Ações de comunicação: A empresa produziu um manual sobre Covid-19 explicando como o vírus se propaga e por que o isolamento e uma rotina de higiene regrada são importantes. “Para cada nova decisão, fazemos uma comunicação oficial, buscando um diálogo rápido e transparente. Promovemos para toda empresa uma conferência para falar sobre trabalho remoto e boas práticas, e estamos utilizando o Slack como ferramenta oficial: cada área criou um canal aberto para receber dúvidas e passar informações, e cada equipe criou o seu canal fechado para compartilhar a rotina”, explica Jessica Romão, do Time de Pessoas da Tembici.