Marketing

95% dos líderes de marketing B2B do Brasil estão confiantes na produção de campanhas mais criativas

Em meio ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que acontecerá nas próximas semanas, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, lança um novo estudo para compreender o cenário do marketing business-to-business no Brasil. Os dados mostram que 95% da liderança afirma que a “confiança criativa” neste setor está crescendo. Isso ocorre quando as marcas B2B reconhecem que a criatividade é essencial para a construção de marca a longo prazo (32%) e impulsiona comprovadamente o crescimento da receita (37%), o que estimula o alcance de novos patamares.

O estudo, feito com mais de 1.600 diretores de marketing B2B em todo o mundo, apontou que  os profissionais do Brasil (95%), Austrália (95%), Índia (94%) e Emirados Árabes (94%) têm atualmente a maior confiança criativa. Com 77%  dos líderes de marketing B2B acreditando que as decisões de compra B2B são tão emocionalmente carregadas quanto em B2C, cerca de 37% estão aproveitando cada vez mais o storytelling, a emoção e o humor para ajudar a construir suas campanhas. Além disso, a maioria destes profissionais (92%) diz que as marcas B2B agora estão produzindo campanhas criativas que rivalizam com as marcas de consumo.

Empresas B2B priorizam a construção de marca 

As marcas B2B tradicionalmente priorizavam o marketing de performance para aumentar as vendas, mas já há uma mudança nesse sentido, segundo o estudo. A maioria (96%) desses  líderes  reconhece que a construção da marca é importante para impulsionar o crescimento de receita a longo prazo, tanto em B2B quanto em B2C. 

Além disso, 9 em cada 10 profissionais de marketing B2B estão planejando criar mais campanhas de “performance branding”, ou seja, aquelas que ao mesmo tempo aumentam os resultados de curto prazo e os resultados de marketing de marca de longo prazo. 

Marcas B2B estão construindo equipes de marketing criativas para o futuro

Os líderes de marketing dizem que inovação, insights de clientes e análise de dados são as principais habilidades necessárias para a criatividade B2B atualmente. Quase metade (52%) diz que promover uma forte produção criativa depende em grande parte da diversidade de experiência dentro das equipes. 

“As empresas deste segmento já perceberam a importância da construção de marca a longo prazo e estão desenvolvendo ações criativas mais ousadas, que fixam na mente dos consumidores, conquistando vantagens no momento de decisão de compra. É positivo ver que a confiança criativa está crescendo e que as empresas estão indo além de relatórios e e-books, que há muito dominam a publicidade do setor. Ao construir marcas fortes e aproveitar a comunidade profissional engajada no LinkedIn, as marcas B2B estão gerando ROI de longo prazo para suas campanhas e transformando o espaço B2B como costumávamos conhecer”, afirma Ana Moises, Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn.

Ajudando marcas B2B a lançar campanhas criativas com facilidade

Para ajudar as marcas B2B a aprimorarem seu trabalho criativo e executar campanhas com facilidade e eficiência, o LinkedIn anunciou:

Certificação do Marketing Labs – O LinkedIn lança  uma nova certificação gratuita em LinkedIn Content and Creative Design como parte do LinkedIn Marketing Labs para ajudar os profissionais de marketing aprimorarem a experiência na criação e manutenção de conteúdo pago e orgânico, incluindo o gerenciamento de uma LinkedIn Page ativa e o design de um visual criativo atrativo. O objetivo da certificação é colocar o Linkedin como parceiro na evolução dos profissionais, contribuindo com conteúdos exclusivos e aprimoramento de estratégias para criação de campanhas com os melhores resultados. 

O LinkedIn Marketing Labs está dividido em dois níveis. No básico, o usuário tem uma introdução ao LinkedIn Ads, aprende como usar a segmentação em anúncios e recebe instruções de como analisar seus relatórios de desempenho. Já no intermediário, a plataforma ensina como desenvolver estratégias de marketing que abranjam todo o funil de conversão na rede, gerar conhecimento da marca e otimizar as campanhas para geração de leads. 

Para saber mais: https://training.marketing.linkedin.com/page/pt?trk=lms-tlt

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