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Gestão

A cultura da inovação nas organizações

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
17/07/2022
570 Views
17/07/2022
Business concept photo created by freepik - www.freepik.com

Márcia Capellari é sócia da Semente e ex-Presidente da Fundação IMED; Presidente do conselho da Lidera – Associação de mulheres empreendedoras; Diretora do Hub de Inovação. Cientista da Computação e Mestre em Educação e Doutora em Administração pela USCS – SP

As empresas buscam cada vez mais a inovação para se destacarem no mercado. Segundo o IBGE, o Brasil registrou uma queda de 5,3% para 2,5% no Produto Interno Bruto (PIB), revelando um cenário econômico fragilizado. Neste contexto, a inovação surge como um importante diferencial para as companhias.

Ela é capaz de gerar novos produtos, processos e serviços, mas também contribui para diversos objetivos organizacionais, como a melhoria da competitividade, a redução de custos, o aumento da produtividade e a conquista de novos mercados. No entanto, para que a inovação seja efetiva, é necessário que as pessoas saibam interagir e utilizar as ferramentas para lidar com dados que apoiem as organizações para adotar novas posturas frente a cultura de inovação.

Para potencializar a cultura da inovação nas empresas, sugere-se que as pessoas procurem alinhar seu propósito de vida ao da organização. Sem dúvida as lideranças são elementos-chave para desdobrar em seu planejamento, o objetivo estratégico vinculado para que a inovação aconteça com as pessoas. Algumas práticas sugeridas para essa jornada são:

Disponibilize espaços de trabalho criativos: Apenas o ambiente com pufes e vídeo games não significa que a empresa está inovando. Os espaços de trabalho criativos podem estimular a criatividade e a troca de conhecimentos entre os times. Nesses ambientes é possível experimentar, testar e co-criar novas soluções alinhadas ao propósito dos profissionais, da organização e dos clientes.

Ofereça espaços para aprendizagem: Nessa etapa, é essencial proporcionar um ambiente de experimentação e investir na preparação dos times em todos os níveis da organização através de desenvolvimentos, treinamentos, consultorias e rituais que possuam profissionais engajados, preparados para conduzir e mediar esse processo com mão na massa, não apenas em teoria mas em especial na prática para acelerar resultados.

As empresas podem investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D), seja com patrocínio próprio ou com apoio de programas de incentivos fiscais, que contribui para o aumento da competitividade das empresas e para o crescimento da economia.

Incentive a criatividade e diversidade: Em mesa de iguais não conseguimos resultados diferentes. Uma equipe com culturas e habilidades diferentes podem fazer toda a diferença para construir um espaço criativo, respeitoso e diverso. Nessa cultura, as pessoas envolvidas são incentivadas e desafiadas a experimentar novas ideias e propor soluções para os problemas, considerando a presença e as reais necessidades do cliente.

Ofereça feedback: O feedback baseado em fatos e dados é uma importante ferramenta de aprendizagem, por isso um ambiente de confiança, verdadeiro e de não julgamento permite que ocorra sempre que necessário, não sendo automatizado e sim fazendo sentido para as pessoas. Ao dar e receber feedback, você estará incentivando aqueles que vão sentir “parte” da nova jornada para transformar desafios em oportunidades que geram valores.

Promova a cultura da experimentação: Essa pode ocorrer em um centro de inovação interno, laboratório de inovação onde o tripé da inovação é focado em pessoas, produtos, processos e ferramentas que podem acelerar o desenvolvimento das prioridades definidas após a definição da direção estratégica para inovar.

Incentive a busca por novas ideias e benchmarking: A busca por novas ideias é um importante fator para a inovação, porém mesmo que cada empresa possua sua cultura, existem boas práticas que podem contribuir para a mudança. Nesse caso, conectar-se com empresas por meio de benchmarking pode ampliar as visões e gerar novas oportunidades para co-criar e construir a mudança, valorizando a história do negócio e construindo uma nova roupagem a partir disso.

Facilite a comunicação

A comunicação é um dos principais meios de transmitir a cultura de inovação. Por isso, é importante que a área de gestão com pessoas facilite a comunicação entre os colaboradores e entre os diferentes espaços da organização.

Ofereça desenvolvimento de pessoas com foco na inovação

É importante que as pessoas na organização tenham oportunidades para aprender sobre as novas tendências, utilizando as tecnologias como meio. Por isso, é importante que a área de gestão com pessoas ofereça capacitações frequentes sobre inovação e como isso se conecta com a cultura e objetivos estratégicos da empresa.

A cultura da inovação é essencial para o desenvolvimento e o crescimento. Por isso, é importante que todos estejam conscientes dos seus benefícios e da importância de promover a inovação em todos os aspectos da vida.

A área de gestão de pessoas é um dos principais responsáveis pela cultura da inovação. Por isso, é essencial que ela esteja atenta às melhores práticas para potencializar essa cultura sendo guardiã do propósito que é a alma da organização em transformação.

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