Maria Sol do Carmo, HR Diretora NotCo LaTAm
Startups são reconhecidas por sua agilidade, por simplificar a burocracia e serem agressivas para conseguir escalar o negócio. Mas, por terem um foco forte em inovação e crescimento, muitas vezes a gestão do Recursos Humanos não é priorizada. De acordo com a pesquisa Why startups fail?, da CB Insights, uma das principais causas para o fim de startups é a dificuldade em encontrar o time ideal para conseguir expandir o negócio.
A criação de uma cultura empresarial e de valorização dos funcionários aparece, desta forma, como uma ação fundamental para o sucesso de uma empresa. Um estudo clássico realizado pela Universidade da Califórnia em Berkeley com cerca de 200 startups da área da tecnologia mostra que, ainda que não haja consciência disso, a cultura empresarial começa a ser implantada desde a primeira contratação. Conforme o tempo passa, fica mais difícil realizar uma mudança nos rumos. As empresas que tentam mudar significativamente sua cultura interna depois de se estabelecerem tendem a fracassar.
Definir a personalidade da empresa ajuda a atrair colaboradores que se identificam com o propósito, e sabemos que cada vez mais é um fator de atração de talentos para as novas gerações: um propósito claro e transparente pode fazer a diferença na hora da opção entre uma e outra empresa
Buscar talentos que tenham propósitos semelhantes aos da empresa é um dos pilares atuais da cultura interna e da gestão de pessoas. Uma pesquisa realizada pela PwC (PricewaterhouseCoopers) mostrou que, para 83% dos funcionários entrevistados, é muito importante ver um sentido nas atividades do dia a dia.
Já entre os líderes, há um abismo entre o discurso e a prática. Cerca de 79% das pessoas com cargo de liderança disseram acreditar que o propósito é fundamental para o sucesso de uma organização, mas somente 34% delas de fato usam o propósito da organização como um guia para a tomada de decisões.
A NotCo é uma startup de alimentos com propósito de retirar animais da produção de alimentos para proteger o planeta, ela passou por um rápido crescimento em apenas quatro anos. Somos reconhecidos como a startup mais inovadora da América Latina pela Fast Company. Logo entendemos que, quanto antes paramos para desenvolver nossa personalidade como contratantes e para valorizar nossos funcionários, mais fácil seria manter nossa história de inovação.
Aplicar continuamente os valores internos é um fator fundamental para atração, motivação e retenção de talentos diversos, que ajudarão a manter a chama do propósito acesa. Os colaboradores podem ser escolhidos pela paixão pelos objetivos da companhia, e as empresas também querem ser escolhidas por eles. Essa relação de mão dupla é mais sustentável e bem-sucedida para todos.