Este último ano nos trouxe muitos desafios e aprendizados. Produtividade, eficiência, home office, conciliar a vida profissional e pessoal, trabalhar com o que gosta, são temas que ganharam força e passaram a dominar as discussões corporativas.
Um profissional eficiente utiliza seu tempo com inteligência, analisa as informações, sabe interpretar dados e contribui para o desenvolvimento da empresa. Estes colaboradores são cada vez mais procurados pelo mercado.
De acordo com o estudo O futuro do trabalho pós-covid 19, feito pela McKinsey & Company, a pandemia acelerou tendências e até 25% dos trabalhadores podem ter que mudar de ocupação. Entre os que terão maior demanda de trabalho até 2030 estão os profissionais de tecnologia, ciência, engenharia e matemática.
Ou seja, ser a inteligência por trás dos dados é uma característica cada vez mais necessária. Os profissionais que sabem qual a melhor forma de utilizar seu tempo e como apresentar relatórios evidenciando o que realmente importa saem na frente e conseguem se destacar no mercado.
Saber aproveitar o melhor das ferramentas disponíveis, exercitando a capacidade analítica poupa tempo e otimiza os resultados. Com o Excel, por exemplo, é possível automatizar processos utilizando a inteligência artificial da ferramenta a seu favor. Com conhecimento e técnica é possível criar atalhos que fazem em segundos o que levariam horas se feito manualmente.
Engana-se quem ainda acredita que ter um conhecimento avançado em Excel depende apenas de decorar o maior número de fórmulas. Relatórios inteligentes podem ser gerados de forma automática, sem precisar utilizar nenhuma delas. Preenchimento relâmpago, tabela dinâmica, Power Pivot, gráficos dinâmicos, Power Query e até Power BI são algumas das opções que deixam qualquer profissional mais eficiente.
Aliando o conhecimento a uma estrutura de trabalho bem planejada, com metas definidas e gerenciamento do tempo (evitar acessar e-mails e redes sociais com frequência, mas fazer pausas estratégicas, por exemplo) são grandes as chances de sucesso. As entregas serão diferenciadas chamando a atenção dos gestores e contribuindo para promoções e novas propostas.
E como você está neste processo? Qual a nota que você se autoavalia sobre a competência de Analytics? Você já sabe transformar aquele amontado de dados em informações relevantes para a tomada de decisão? Como você ajuda o seu departamento? Quanto tempo você demora? Faça uma reflexão sobre seu desempenho, pois tudo isso será levado em consideração na sua próxima entrevista ou, até mesmo, na próxima avaliação de desempenho. Vamos estudar?
Daniel Delgado é CEO da Doutores do Excel. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui conhecimentos avançados em Excel, PowerQuery, Power Pivot e Power BI. É responsável pelo desenvolvimento e coordenação de mais de 60 projetos em Excel. Também é autor dos cursos “Excel para o mercado de trabalho do Básico ao Avançado” e “Excel para Especialistas”. Além disso, é professor de Excel em empresas de Médio e Grande Porte.