Educação CorporativaTreinamento
Tendência

A evolução do ensino online e como isso está sendo disruptivo para o desenvolvimento profissional

Plataforma é lançada no Brasil para ajudar colaboradores a manterem-se atualizados e preparados para os próximos passos na carreira

A evolução do ensino online e como isso está sendo disruptivo para o desenvolvimento profissional

Com o passar dos anos, e com o rápido avanço da tecnologia em todo mundo, todas as áreas sofreram alterações e se acabaram tendo que se desenvolver para poder inserir as inovações em seus meios. Entre elas, uma das que mais muda constantemente é a educação, que evolui numa velocidade muito rápida.

Ensinar e aprender, até o século passado, era para apenas uma pequena parcela da sociedade, apenas para uma elite selecionada, enquanto grande parte do país era analfabeta. O IBGE, no censo de 1991, por exemplo, apresentou que 20% da população acima dos 14 anos não sabia ler. Hoje, esse número equivale a 6,8% da população acima da mesma idade, e a ideia é de erradicar o analfabetismo no Brasil até 2025.

Nesse contexto, e com o apoio da tecnologia em uma das principais bases estruturais de crescimento de um país, aparece a ideia do EAD, ou seja, educação a distância. Um estudo em conjunto da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) com a Educa Insights mostra que, até 2023, o ensino a distância será mais utilizado que o presencial. Além disso, o Ministério da Educação ressaltou o desenvolvimento deste modelo nos últimos anos: em 2010, o número de matriculados nesse método de ensino era de 20% entre todas as instituições privadas; já em 2016, esse número aumentou em quase 820 mil novos alunos, o que chega em 33% dos matriculados, isto é, um a cada três estudantes de escolas não-públicas aprendiam a distância, com ajuda de seus computadores.

Mas o que esse crescimento e a possível preferência até 2023 do EAD significa para o mercado de trabalho? Como ela influencia no ambiente profissional? O fato é que o fortalecimento do ensino a distância é uma consequência da necessidade de se manter em constante evolução e atualização, com o intuito de assistir e fortalecer o lado técnico e teórico do colaborador de uma empresa.

A evolução do ensino online e como isso está sendo disruptivo para o desenvolvimento profissional

Atualmente, é essencial que o colaborador aprenda novas habilidades de forma contínua, já que, ano após ano, chegam novos profissionais com ideias inovadoras e pensamentos mais abrangentes, conectados com o mercado do momento. Por isso, torna-se imprescindível que a busca pela evolução e desenvolvimento profissional seja constante, pois, dessa forma, ele consegue acompanhar as tendências, desenvolvê-las internamente e, assim, ter a oportunidade de chegar aos mais altos lugares de sua carreira.

No entanto, o crescimento e a competitividade de uma empresa dependem apenas da constante busca pelo conhecimento por parte dos seus colaboradores? Afinal, nem sempre as pessoas dispõem de tempo e recursos financeiros para poder escolher cursos e aulas tradicionais para estudar, sejam elas de falar em público, por exemplo, ou de algo mais técnico da área. O tempo e a relação trabalho/vida social nem sempre permite isso e, por conta disso, é necessário que haja a participação e a colaboração dos chefes e dos profissionais de alto cargo, trazendo novas soluções para este desafio profissional. Dessa forma, passa a ser construída uma ligação entre todos os setores, a possível geração de receitas e, mais que isso, uma ideia de “cultura do aprendizado”, em que todos os profissionais do negócio estejam ligados e em constante adaptação. Com isso, surge a identidade da marca, a possibilidade de crescimento e o retorno sobre o investimento, algo fundamental para as corporações de hoje em dia.

Nesse contexto, surge no Brasil a nova solução corporativa da Udemy, denominada Udemy for Business. Esse novo conceito de cursos online consiste em oferecer mais de 3.500 cursos com as notas mais altas, desde negócios a habilidades técnicas, em um pacote de inscrição. Além disso, os clientes podem aprender com mais de 200 cursos lecionados em português, criados por especialistas com ampla capacidade crítica. Os cursos se expandem em diversas áreas, desde as soft skills (temas subjetivos e comportamentais como gestão de conflitos e produtividade pessoal), a cursos de marketing, T.I e desenvolvimento de web, entre muitos outros.

A pesquisa de “Felicidade no Ambiente de Trabalho”, feita pela própria plataforma, reporta que 93% dos entrevistados concordam que as habilidades necessárias para realizar os trabalhos atualmente irão mudar ao longo dos cinco anos. Já na pesquisa Lacuna de Habilidades, também da Udemy, 61% dos entrevistados, entre os quais os Millennials, explicam que sairiam do trabalho atual caso seus superiores não oferecessem o treino necessário para avançar na carreira.

Esse novo lançamento da Udemy for Business não é apenas um modo de pensar nos colaboradores e em suas carreiras individuais, mas é um investimento geral a médio e longo prazo, em que se é possível idealizar a construção de um ambiente saudável, harmonioso e técnico entre as áreas da empresa, além de possibilitar o aumento econômico e a compreensão externa da marca como referência no mercado.

Por fim, a ideia de se estudar a distância já é a realidade e tende a ser cada vez mais comum. Cursos e aulas online não apenas favorecem jovens profissionais que estão se preparando para os primeiros passos profissionais, mas também trabalhadores que precisam e devem se atualizar no competitivo mercado de trabalho. A ideia atual é que a educação começa na infância e nunca mais termina – além de ser para todos, ainda mais com o advento e desenvolvimento da tecnologia, que democratiza o conhecimento. Plataformas como a Udemy surgem para mudar a estrutura básica de um país e ajudar a desenvolver, cada vez mais, a educação, um dos pontos principais da sociedade.

Apaixonada por educação e tecnologia e especializada em growth hacking e branding, Gabriela Ermini é mãe, filha de professores e tem mais de cinco anos de experiência profissional na área da educação online, além de experiências em empresas multinacionais. Gabriela é formada em Propaganda e Marketing pela ESPM e acumula cursos em instituições como Universidade de Nova York, Universidade Stanford e, claro, na Udemy. Desde 2018 comanda a área de marketing da Udemy no Brasil.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar