Em parceria com a Flash, HR Tech responsável por fornecer todos os benefícios flexíveis e que por meio de sua tecnologia de administração, transformou o saldo convencional em pontos, os colaboradores da fintech Neon ganharam ainda mais possibilidades, podendo direcionar suas escolhas para os benefícios que mais atendem suas demandas do dia a dia.
O programa de benefício funciona da seguinte forma: mensalmente, cada colaborador recebe pontos no sistema da Flash, que podem ser distribuídos entre saúde, alimentação, refeição, transporte, educação, bem-estar, cultura e entretenimento. Uma parte dos pontos é obrigatória para alguns benefícios e a outra flexível, podendo ser realocada para os demais benefícios. Ricardo Salem, CEO da Flash Benefícios, conta que esse modelo preza, em primeiro lugar, pela segurança jurídica da empresa contratante e o bem-estar dos usuários, cumprindo um dos objetivos primordiais dos benefícios: a alimentação e o transporte adequados para o trabalhador, gerando bem-estar e qualidade de vida.
“Levando em consideração questões legais, como leis e convenções trabalhistas, é obrigatório que um valor específico seja colocado para alimentação e transporte, por exemplo. O que desenvolvemos a pedido da Neon, com base em uma necessidade de ampliar os horizontes e a satisfação dos colaboradores, foi a possibilidade de adicionar uma quantia extra totalmente flexível para atender as necessidades de cada um dos colaboradores. É possível, por exemplo, aumentar o valor de Alimentação, Mobilidade e deixar de assinar, por exemplo, academia ou terapia”, afirma Salem.
Se o colaborador possuir 500 pontos flexíveis, ele poderá destinar esse valor para outros benefícios, sendo possível aumentar os que já possui ou selecionar novos serviços, como terapia ou educação, por exemplo. Os pontos são acumulativos, concedidos até mesmo durante as férias. Os colaboradores da Neon podem “ajustar” seus pontos uma vez por mês durante os primeiros 15 dias, tudo com poucos toques dentro do aplicativo da Flash. O time de gestão de pessoas da fintech, por sua vez, possui uma relação completa de como os pontos estão sendo destinados e o seu uso.
Adriana Ueno, head de Remuneração e Benefícios, Operações e People Analytics na Neon, afirma que o benefício é muito valorizado pelos colaboradores, sempre com o feedback de que as demandas e necessidades são muito bem atendidas. “As pessoas possuem necessidades diferentes conforme seu momento de vida e composição familiar. Alguns querem gastar mais em restaurantes, outros preferem utilizar o valor flexível para colocar mais combustível ou usar um aplicativo de transporte individual e não utilizar o transporte público. Encontramos na Flash uma parceria que abraçou a nossa ideia e, mais do que isso, está receptiva a realizar ajustes importantes. Os colaboradores gostam do modelo de gestão dos benefícios e da liberdade oferecida. Não há ninguém melhor do que o próprio usuário para dizer no que é mais importante investir”, conta.
Segundo Adriana em conversa com muitos colaboradores, fica cada vez mais evidente uma visão da qual a empresa já compartilhava: os benefícios são importantes para atrair e reter talentos – além de aumentar os níveis de engajamento dos colaboradores com a companhia. A percepção da fintech não é apenas uma sensação, conforme mostra o levantamento “Marca Empregadora”, realizado pela consultoria Randstad. Entre 3,7 mil entrevistados, 74% deles se importam com os benefícios oferecidos, se consolidando como o segundo maior interesse – junto de salário e um ambiente agradável.
Como funciona a Flash
O sistema funciona da seguinte maneira: os profissionais de Recursos Humanos configuram o orçamento que será destinado aos benefícios dos funcionários e quais serão as categorias oferecidas, como refeições, supermercado, transporte, saúde, educação e cultura. Por sua vez, os colaboradores recebem um cartão com bandeira Mastercard e podem usá-lo em mais de 2 milhões de estabelecimentos, além de usufruírem de descontos em mais de 130 parceiros, Uber, UberEats, iFood, Deezer, Spotify, Google Play, Xbox Game Pass, Movida, Petz, LabiExames, Drogaria São Paulo, LivUp, Cacau Show, Tok&Stok e muitos outros.