Como é ser líder dos negócios digitais brasileiros ao longo da segunda década do século XXI? Como as organizações devem ser conduzidas em meio a tantas indeterminações existenciais e operacionais? Para buscar explicações a esses questionamentos, até então sem respostas evidentes, Gabriel Lima, CEO da Enext – empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais – entrevistou 21 dos mais influentes líderes do mercado digital brasileiro.
Temas como a condução da transformação digital nas organizações, os paradigmas do home office e como gerir uma equipe remota, bem como a relevância que o comércio eletrônico vem ganhando nos últimos tempos, são aspectos amplamente abordados no livro e que dialogam com os desafios enfrentados pelas empresas diante das mudanças impostas pela pandemia do Covid-19.
Por meio de dez perguntas formuladas com base em hipóteses vivenciadas no mercado, nomes como Marcio Kumruian (CEO e Fundador da Netshoes), Paula Paschoal (Diretora Geral do PayPal Brasil), Tiê Lima (Fundador do Enjoei) e Flávio Jansen (Co-fundador do Submarino) contam como fazem a gestão de seus negócios e como desenvolvem a performance em suas organizações em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Todas as respostas, junto com uma análise do autor explicando o que é possível extrair na relação de causa e efeito entre liderança e performance, estão reunidas no livro Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros.
O pré-lançamento acontece de forma virtual, no dia 22 de julho às 17 horas, em uma live transmitida pelo Instagram da livraria Martins Fontes, onde Gabriel compartilhará aprendizados sobre a transformação digital nas organizações, a gestão do trabalho remoto e a implantação do comércio eletrônico. A pré-venda do livro já está disponível no site da Amazon.
Ao revelar a experiência de quem faz esse setor acontecer, o livro é uma oportunidade para quem quer se juntar aos negócios digitais ou para aqueles que já trabalham na área e planejam a evolução de suas carreiras, pois para assumir uma posição de liderança em uma empresa de negócios digitais é preciso desenvolver uma série de características que vão além da capacidade de conquistar cargos nas corporações. Na atual configuração de mundo, em que a distinção entre on-line e off-line desaparece, é preciso desenvolver adequadas competências técnicas e emocionais para saber como colocá-las em prática.
Gabriel Lima: “A especialização constante dos líderes dentro do ambiente digital é fundamental para a boa condução do negócio”
Segundo Gabriel Lima, ao longo da última década, as mudanças sociais e econômicas aconteceram devido aos avanços tecnológicos e impactaram diretamente a forma com que as empresas se relacionam com seus consumidores, e isso tem efeito direto na maneira como a gestão e a liderança acontece: “O motivo pelo qual eu procurei estudar esse assunto está diretamente relacionado à forma como a liderança leva à performance. O que pude observar por meio das entrevistas feitas com estes líderes de negócios digitais foram que três características básicas se sobressaem para uma gestão com resultados efetivos dentro das organizações: psicológicas, sociológicas e econômicas”, explica. “Estas características, em conjunto, é que formam o bom líder”.
Ao longo de 352 páginas, os entrevistados falam sobre as suas experiências e desafios, quais características foram necessárias para levar o negócio cada vez mais adiante e como fizeram para desenvolver as habilidades necessárias para compor um profissional completo e pronto para assumir os inúmeros desafios da área: “Questões como habilidade para transmitir o conhecimento, capacidade de comunicação e formar redes de relacionamento, por exemplo, são essenciais para um líder conseguir passar confiança e motivar a sua equipe na busca pelo resultado esperado ao mesmo tempo em que consegue buscar os parceiros certos para alcançar os seus objetivos”, avalia Gabriel. “Uma coisa é certa, a especialização constante dos líderes dentro do ambiente digital é fundamental para a boa condução do negócio”, conclui.
Gabriel é uma das mais jovens referências nos negócios digitais brasileiros e foi apontado, em 2017, como um dos representantes para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), de um dos mais extensos estudos da entidade sobre e-commerce envolvendo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (os BRICS).
Palavra dos entrevistados:
“Os líderes precisam ser orientados por resultados e para isso acontecer eles têm de ter ao seu lado profissionais com capacidade de rápido aprendizado.”
Marcio Kumruian, CEO e Fundador da Netshoes
“Precisamos tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas. Eu só sei como eu quero ser tratada. Não posso saber como o outro deseja ser tratado se não o pergunto, se não me disponibilizo a ouvi-lo.”
Paula Paschoal, Diretora Geral do PayPal Brasil
“Criar uma cultura organizacional é fundamental para empreender. O seu estabelecimento não pode ficar para depois.”
Tie Lima, Fundador do Enjoei
“Em cada período de nossas trajetórias profissionais, precisamos nos apoiar em
habilidades diferentes. Para cada fase da carreira há uma forma de agir.”
Flávio Jansen, Co-fundador do Submarino
“Diferentemente do trabalho em lugares mais tradicionais, no mundo digital, há tantas complexidades e, ao mesmo tempo uma constante inovação, levando as pessoas para direções inéditas, nunca antes vividas.”
Dominique Olivier, CEO e Fundador da AMARO