Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: A experiência do cliente no centro das decisões estratégicas
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Opiniões

A experiência do cliente no centro das decisões estratégicas

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
12/06/2022
712 Views
12/06/2022

Provavelmente, você já ouviu por muitas vezes a célebre frase: “O cliente tem sempre razão”. Em geral, dita por comerciantes de outros tempos, que tratavam diretamente com sua clientela e procuravam demonstrar com estes dizeres o tamanho da importância que o cliente tinha no crescimento de seu negócio. Confesso que há alguns anos deixei de ouvir esta frase. Entendo que tudo na nossa sociedade evolui, as coisas se tornam mais elaboradas e consideram diversas outras variáveis. 

Novos tempos trazem também novas maneiras de vermos o mundo. Passamos por uma grande mudança recente que mudou drasticamente esta maneira de pensar. Hoje, somos muito diferentes do que há dois anos atrás. A tecnologia evoluiu em uma velocidade sem precedentes para se adaptar (e nos adaptar) a esta nova forma de viver. Pensando nisso, mesmo com a grande apreensão que a pandemia nos trouxe, enxergo uma grande evolução na relação com o cliente. 

E a boa notícia é que evoluímos para um modelo que valoriza ainda mais o cliente como peça-chave do crescimento da organização, de uma forma mais ampla, abrangente e adaptável. 

A esta  nova forma de dar “razão” ao nosso cliente é o que chamamos de CUSTOMER EXPERIENCE (CX) ou EXPERIÊNCIA DO CLIENTE. Hoje, é indiscutível o fato das empresas se adaptarem diante das necessidades de um público cada vez mais exigente e conectado, principalmente sendo o hoje o “customer experience” pré-requisito para o sucesso de qualquer Companhia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa produzida pela Accenture e divulgada no final do ano passado, mostra que empresas que se preocupam e investem em customer experience têm oito vezes mais chances de se manterem relevantes no mercado. Isso certamente leva em conta que hoje a jornada do cliente agrega, e muito, valor à marca.     

A experiência do cliente determina o conjunto de ações que uma empresa cria, monitora e avalia de forma regular e contínua, com o intuito de otimizar as interações com seus clientes ao longo de todas as fases do relacionamento: desde a sondagem e conhecimento inicial da marca, passando pelo processo de pré-venda, relacionamento e pós-venda. Além disso, busca acompanhar os clientes em todos os pontos de sua jornada de compra, das ações de marketing às vendas, do atendimento ao cliente e em todos os outros lugares, seja no momento de solicitar um novo contato, uma Nota Fiscal, entre outros.      

Esta soma total de interações que um cliente tem com sua marca acaba por compor todo este mapa de percepção que ele pode ter com sua empresa. E por quê isso é tão importante, especialmente nos mercados de serviços profissionais? A experiência do cliente não é apenas um conjunto de ações técnicas de monitoramento. Claro que estas são muito importantes, pois ajudam a encontrar oportunidades de melhoria em processos que podem minar a relação com o      cliente e que, em muitas ocasiões, são negligenciados. 

Porém, o mais importante é que a experiência do Cliente também se concentra nos sentimentos. Em cada ponto de contato com o cliente, você pode melhorar – ou destruir – como seus clientes se sentem em relação a você e sua organização. Portanto, há decisões importantes a serem tomadas em cada ponto de contato, e essas decisões influenciam o sucesso do seu negócio como resultado. 

Um ponto fundamental é entender o seu cliente. É questão de sobrevivência conhecer o sentimento atual dele, afinal, só mudamos o que medimos. Saber quais são as fortalezas de sua empresa e que pontos são necessários melhorar deve fazer parte do dia a dia dos executivos de qualquer organização. Em serviços profissionais, este ponto é ainda mais crítico, dado o envolvimento de um grupo grande de pessoas nas interações. As pessoas se confundem com o serviço e, consequentemente, com a marca.  

Portanto, realize pesquisas qualitativas com clientes-chave, mantenha uma agenda de relacionamento regular e busque entender com a maior antecedência possível o que pode ameaçar esta boa relação. É importante, neste contexto, complementar a estratégia com pesquisas quantitativas de maior volume, geralmente digitais, para suportar de forma mais abrangente suas hipóteses de melhoria. As ferramentas e processos são muitos e é necessário que haja uma avaliação da melhor que se enquadra ao seu negócio. Se não souber por onde começar, comece pesquisando sobre o NPS (Net Promoter Score)

Agora, apenas conhecer seu cliente não basta. Uma pesquisa só é suficiente se tomarmos ações. Converse sobre os problemas identificados com pares, superiores, e demais áreas, crie a cultura de resolução. Isso é fundamental para que as coisas aconteçam, para que os processos mudem. Não leve para o pessoal se alguma melhoria for necessária em sua área, equipe ou processo. A mudança de mentalidade organizacional é o maior entrave para o advento do Client Experience. 

Muitas empresas querem que o cliente se adapte aos seus processos, quando devemos pensar (e agir) exatamente ao contrário. Quem entende o jogo sai na frente. Clientes que apontam oportunidades de melhoria são provavelmente seus melhores aliados. Valorize isso e entenda que a PERCEPÇÃO dos seus clientes é a REALIDADE de sua marca.

O cliente sempre tem razão? Jamais saberemos. Mas uma coisa é certa, o cliente sempre tem uma opinião. E é disso que precisamos para melhorar e crescer, cada vez mais, e gerar resultados sustentáveis e consistentes. Nada supera uma ação promocional espontânea de um cliente, uma indicação genuína a outro colega.  

A boa experiência do cliente cria uma rede de proteção sobre sua marca, provocando um efeito multiplicador muito benéfico aos negócios. Valorize cada interação com seu cliente, em cada ligação, cada email, cada mensagem.  

Em suma, Cliente Experience não é um projeto. É uma área. Tudo que se faz em CX precisa ser reavaliado de tempos em tempos. Afinal, as pessoas mudam, o mercado muda, as expectativas mudam. Assim, a área de Experiência do Cliente deve figurar no centro das decisões corporativas.  

Sergio Sabino é Diretor de Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de Negócios do Machado Meyer Advogados. 

Quanto maior generosidade, mais será a sua prosperidade
A excelência no atendimento ainda é a alma do negócio
O que está impedindo o crescimento do setor de saúde privada?
Fit de Valores determina decisões de gestão com impacto positivo
Atitudes para a virada profissional
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Conheça os 4 principais desafios do RH no desenvolvimento dos seus colaboradores
Próximo Artigo O Poder do Desapego

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Como a tecnologia pode transformar as decisões do RH — e mudar o ambiente de trabalho
Mundo RH Soluções para RH Tecnologia
16/05/2025
Como escrever e-mails corporativos com IA
Gestão
16/05/2025
Liderança ressonante: quando a conexão emocional gera resultados reais
Opiniões
16/05/2025
O papel do RH na construção de empresas mais humanas e sustentáveis
Opiniões
16/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Opiniões

Cristiano Ronaldo e Coca-Cola: Você sabe o que é congruência de valores?

02/08/2021
Opiniões

Do onboarding físico ao virtual: o que aprendi depois de 12 meses de pandemia

22/05/2021
Opiniões

As expectativas das gerações Y e Z pedem um novo modelo de gestão

29/11/2022
Opiniões

Transformação digital no RH: muito além das ferramentas e plataformas, é preciso uma mudança de mindset

15/06/2021

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up