José Soares é diretor executivo de integração de produtos da Motorola Mobility
Quando compramos um aparelho eletrônico como um tablet ou celular, dificilmente paramos para pensar em como esse produto foi concebido. Focamos mais em suas especificações técnicas, como duração da bateria, processador, câmera e armazenamento. Essas informações são importantes, é claro, mas há uma camada de criatividade e planejamento que vem antes mesmo da escolha de cada peça que vai compor o aparelho. Essa “mágica” acontece na area de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos, que é responsável pelo desenvolvimento de produtos para o mercado.
Na Motorola, temos um time global, o que permite um intercâmbio maior de ideias e vivências. Um exemplo de como essa troca é um caminho para ideias inovadoras foi o trabalho de lançamento do suporte para as línguas indígenas Kaingang e Nheengatu. Com isso, a Motorola se tornou a primeira fabricante de smartphones a incluir línguas indígenas ameaçadas de extinção no sistema operacional Android e disponibilizá-las para que outras empresas também pudessem utilizá-las.
No final do ano passado, inauguramos o Moto 312 Labs em Chicago, um hub de inovação, composto por pesquisadores do mundo todo e por especialistas em engenharia e design, com foco no desenvolvimento de produtos de ponta. Esse grupo vai explorar pesquisas, idealizações, conceitualizações e prototipagens para criar tecnologias e soluções móveis nunca antes vistas em nossa sociedade. Algo que parece futurista, mas que se tornará palpável, graças às mentes de profissionais bastante qualificados e inovadores.
Mas, se você acha que isso é algo que só acontece fora do País, saiba que o Brasil também tem um hub global de P&D. As equipes daqui são focadas em software e no desenvolvimento de produtos com experiências únicas. Um exemplo é a área de Fotografia Computacional, que trabalha o processamento de imagens dentro do smartphone, capturando as cores e detalhes com a maior nitidez possível para obter resultados incríveis. A ideia é simplificar a experiência, simplesmente apontar e tirar uma foto, enquanto o software da Câmera faz todo o trabalho para otimizar e gerar esta imagem de alta qualidade. Outro exemplo no Brasil é a área de Inteligência Artificial, que possibilita o reconhecimento automático de padrões, fazendo que aparelhos possam tomar ações relevantes baseadas em contexto, como fazer um ajuste na configuração e aplicar efeitos visuais em uma foto.
Já em termos de soluções voltadas para o mercado corporativo, temos o ThinkShield for Mobile, a solução de segurança da Motorola focada para esse público. Trata-se de uma extensão da plataforma ThinkShield da Lenovo, que foi desenvolvida no Brasil para entregar os melhores recursos de segurança, gerenciamento, produtividade e serviços para os smartphones da marca. Como por exemplo, uma de suas plataformas que permite com que administradores de TI gerenciem remotamente dispositivos utilizados no trabalho..
Essas são algumas das iniciativas que nós, da Motorola, já desenvolvemos para melhorar a vida das pessoas. E, se você se sentiu inspirado, ou até mesmo encorajado, a fazer parte de uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, tenho uma ótima notícia para lhe dar: temos vagas!
Iniciamos 2022 com diversas vagas nos escritórios de São Paulo e Jaguariúna, e estamos procurando novos talentos. O pré-requisito é ser apaixonado por tecnologia, assim como nós. Valorizamos também a diversidade e entendemos que, só com times diversos, conseguiremos atender a todos os perfis de consumidores. Para saber mais, basta acessar o site com todas as posições que ainda estão abertas: https://jobs.lenovo.com/en_US/careers.
Venha fazer parte de um time que respira inovação!