Compromisso com critérios ESG tem impacto significativo na governança, gerando mudanças na gestão, avaliação e percepção das empresas.
Izabela Rücker Curi – advogada, sócia-fundadora do Rücker Curi
As práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) são essenciais para fortalecer a reputação e a confiabilidade de uma empresa. No mercado atual, organizações que investem e se destacam nessa área são frequentemente citadas como líderes em responsabilidade social e ambiental, obtendo impactos positivos em suas operações e, consequentemente, em seus resultados financeiros.
O compromisso com os critérios ESG tem um impacto significativo na governança corporativa, resultando em mudanças importantes na forma como as empresas são geridas, avaliadas e percebidas pela sociedade. Essas práticas exigem a implementação de métricas e indicadores claros, o que fortalece a prestação de contas e promove maior transparência nas operações e processos corporativos.
A tomada de decisões passa a ser baseada na análise de riscos ambientais, sociais e regulatórios, contribuindo para a promoção da sustentabilidade do negócio. Além disso, empresas que seguem práticas ESG priorizam o engajamento com stakeholders — como investidores, clientes, colaboradores e comunidades —, que passam a enxergá-las como mais responsáveis e comprometidas.
A maior confiança dos stakeholders fomenta um diálogo mais inclusivo, considerando necessidades e expectativas diversas. Esse alinhamento com valores contemporâneos gera identificação e admiração tanto entre consumidores quanto entre investidores, além de fortalecer a imagem da empresa perante a sociedade em geral. A atuação sustentável e ética reduz riscos de escândalos, danos ambientais e práticas inadequadas, consolidando uma percepção positiva da marca.
No que diz respeito especificamente aos investidores, já está comprovado que eles têm preferência por empresas com boas práticas de governança e sustentabilidade. Em relação ao padrão de consumo atual, diversas pesquisas demonstram que os consumidores modernos priorizam marcas que demonstram responsabilidade. Enquanto isso, funcionários de organizações comprometidas com boas práticas costumam sentir-se mais orgulhosos de seu trabalho e, dessa forma, tornam-se mais motivados e produtivos.
Entretanto, para que os resultados sejam realmente alcançados, o engajamento deve ser genuíno. Hoje, muito se fala sobre greenwashing e social washing, práticas em que empresas tentam criar uma falsa impressão de compromisso com questões ligadas à sustentabilidade ambiental e a causas sociais relevantes. Fuja delas! Qualquer ação baseada na divulgação de mensagens ou campanhas enganosas é altamente prejudicial. O verdadeiro compromisso com as práticas ESG é o segredo para um caminho longo e próspero.