As características que levam a uma boa liderança são empatia, respeito, vontade de ensinar e aprender e facilidade de comunicação
As corporações cada vez mais prezam pela motivação e pelo bem estar dos funcionários. Nesse contexto, mais do que chefes, as equipes precisam de líderes que sejam capazes de inspirar os times a entregarem mais e melhor, bem como se preocuparem com o bem estar dos colaboradores. Há alguns levantamentos que reiteram a importância do líder para o sucesso da empresa e para a obtenção de resultados satisfatórios. Uma pesquisa realizada pela consultoria Berson by Deloitte com empresas de 130 países, sinalizou que 89% consideram a formação de líderes uma questão importante ou muito importante. Mesmo assim, só 13% se declaram excelentes na geração de líderes globais e apenas 7% sinalizaram ser excelentes na formação de jovens líderes, o que reforça a preocupação de se tratar sobre os aspectos da boa liderança.
Quem é o líder
Para ser um líder, é preciso trabalhar no sentido de gerir a equipe, influenciando e motivando os colaboradores na direção de um objetivo maior, em prol do grupo. A liderança deve ter, inclusive, conhecimento das competências mais adequadas para cada perfil e ser capaz de instigar o time a trabalhar integrado.
As características que levam a uma boa liderança são empatia, respeito, vontade de ensinar e aprender e facilidade de comunicação. Mas é importante destacar que esses atributos podem ser desenvolvidos ou aprimorados com treinamentos e conhecimento, afinal, liderança é algo a ser constantemente melhorado. Cursos específicos para gestores podem ajudar nesse sentido.
A integração da equipe nas decisões
Na Ahgora nós trabalhamos com a visão de empoderamento de todos os nossos colaboradores e tentamos, sempre que possível, envolvê-los nas decisões. Além disso, buscamos fomentar a liberdade, confiança e autoridade de acordo com a capacidade de cada um deles, sempre com o intuito de desenvolvê-los para que entendam que são parte importante deste organismo chamado Ahgora.
Na Ahgora adotamos esta forma a fim de evitar um erro comum nas organizações mais tradicionais, que é achar que as etapas de planejamento e decisão precisam ser realizadas por quem tem os cargos mais altos. Quando as coisas caminham por este âmbito mais tradicionalista, os gestores apenas transmitem aos colaboradores o que foi decidido, muitas vezes passando a não conhecer o todo do processo.
Entendemos na Ahgora que as empresas que apostam em lideranças positivas eliminam esse modelo verticalizado e tradicionalista e incluem a equipe em boa parte das decisões, compartilhando insights e experiências, bem como passando a entender onde queremos chegar. Com isso, o funcionário se sente integrado, sabe a importância do seu trabalho na empresa e parte de um propósito maior, pelo todo, o que reforça a motivação no dia a dia.
A gestão descentralizada
Outro passo que consideramos interessante na Ahgora e temos aplicado no dia a dia, gerando bons resultados, é instigar o espírito de liderança nas organizações por meio da descentralização da gestão de pessoas. Assim, tarefas normalmente associadas à área de RH são incorporadas a às lideranças da empresa, que passam a ter acesso a informações sobre o time e fazem uma gestão efetiva. Afinal, tem alguns pontos que apenas quem está participando do dia a dia do colaborador pode ter trazer à tona e avaliar o desempenho de cada um dos membros do time, o desenvolvimento de cada trabalhador e examinar os resultados obtidos de forma global.
A boa liderança é peça fundamental para apoiar a equipe a caminhar rumo ao sucesso, entregando melhores resultados e ajudando a alcançar os objetivos da empresa. Mas também auxilia para que se desenvolva no ambiente corporativo um clima de bem estar e colaboração. Dessa forma, o tempo dentro da organização será de qualidade, além de mais produtivo.
Por Juliana Bittencourt, Gestora de RH na Ahgora