Whiny Fernandes, especialista em Employer Branding e co-fundadora do Employer Branding Brasil
É inegável que a Pandemia trouxe inúmeros desafios para toda a sociedade, as relações humanas sofreram impactos incalculáveis por conta desta crise humanitária que se instaurou no mundo. Em diversos momentos de nossas vidas, pairou a incerteza, o medo tornou-se uma constante, e no mundo dos negócios não foi diferente: bateu à porta a necessidade de nos reinventarmos, estabelecermos novos posicionamentos e formas de trabalho, de tomarmos decisões mais rápidas e assertivas diante do atual cenário, sobretudo, de agirmos com mais estratégia e coragem no ambiente corporativo.
Um estudo feito pela empresa PageGroup em parceria com a Fundação Dom Cabral – entre setembro e outubro de 2020, aferiu que 75,8% dos líderes acreditam que as tomadas de decisões estão mais céleres neste cenário de crise. A pesquisa ouviu mais de 230 membros da alta liderança de empresas brasileiras. Contudo, fazer essas escolhas muitas das vezes não é tarefa fácil e isso vale para todos que compõem os núcleos corporativos, porque toda ação impacta direta ou indiretamente um número significativo de pessoas e tomar decisões precipitadas não é a saída.
Tão importante quanto agilizar as tomadas de decisões, é pautá-las em estratégia, clareza e muita preparação, pois se não ponderarmos as emoções poderemos agir motivados por impulso ou domados pelo medo. De fato, muitos reconhecem quão valiosa é a Coragem, mas será que todos sabem demonstrá-la e, para além disso, assumir seus riscos?
Decisões focadas em coragem e objetividade nos círculos de negócios requerem um planejamento estratégico, portanto, uma alternativa frente a essa demanda é a criação de um framework que contemple alguns tópicos fundamentais. O primeiro ponto é buscar o
autoconhecimento, pois é imprescindível ter clareza dos seus objetivos, saber de fato o que você quer e aonde quer ir. Em segundo lugar, estabelecer quais são os potenciais caminhos para esses objetivos e as consequências que essas escolhas trarão. Outro ponto é listar os aspectos positivos e negativos para essas tomadas de decisões e, não menos importante, fixar seus valores, elencando quais deles são inegociáveis neste processo.
Para finalizar, vale acrescentar na receita uma importante reflexão: hoje, você está confortável com suas decisões? Elas retratam bem quem você é? Estes questionamentos possibilitam condutas mais assertivas em nossas jornadas, por isso, exercite sua capacidade de decidir com mais coragem e estratégia.