Desenvolver e manter um time de colaboradores alinhados à cultura da empresa é de fundamental relevância para a construção e fidelização de uma marca.
Ellis Minari – especialista em Gestão de Pessoas, terapeuta, estrategista de carreira, analista comportamental e educacional, recrutadora e selecionadora, treinadora e palestrante.
Apesar de serem dois departamentos diferentes, RH e Marketing, podem funcionar muito bem quando unidos estrategicamente a favor de uma mesma causa, a construção e a conservação sustentável de uma marca forte.
As duas áreas lidam com pessoas, de um lado, o marketing está focado diretamente com as vendas de produtos ou prestação de serviços para seus clientes (pessoas externas), de outro, o RH se dedica na gestão de seus colaboradores (pessoas internas).
Criar uma marca forte e mantê-la em destaque ao longo dos anos certamente é muito desafiador. Desenvolver e manter um time de colaboradores alinhados à cultura da empresa é de fundamental relevância para a construção e fidelização de uma marca.
O trabalho do RH se inicia com a existência efetiva de um Código de Conduta profundamente alinhado à cultura da empresa. Os processos de Recrutamento e Seleção devem ser bem criteriosos. Os treinamentos estratégicos são fundamentais para que ocorra este alinhamento. Constantes pesquisas de clima, avaliações organizacionais e cuidados com a saúde mental fazem parte do aprimoramento e manutenção de um time interno de alta performance.
São relevantes da mesma forma os programas de benefícios, cargos e salários e atividades de gamificação. Tudo isso devidamente alinhado às campanhas de endomarketing (marketing interno) influencia diretamente no recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos para o fechamento desse ciclo, que pode ser extremamente importante na construção e a conservação sustentável de uma marca poderosa.
O mercado de consultorias em RH é muito amplo e essas organizações podem ser encontradas para as mais diversas necessidades de uma empresa, seja ela de que qual for o porte. O importante é que o empresariado esteja sempre bem guarnecido de um suporte profissional, ético e consiga resultados satisfatórios para as soluções em recursos humanos que impulsionem a empresa.
Quando se trata de escolher uma consultoria de RH ou de hiring (contratação de pessoal), algumas variáveis devem ser bastante consideradas. Numa empresa com um número amplo de funcionários, um dos pontos mais relevantes é a experiência de mercado da consultoria, amplitude de atuação, estrutura para o trabalho e que consiga atender o cliente em todas as suas necessidades. É muito importante que o interessado na fase de contratação observe os processos de RH testados e aprovados na força de trabalho e principalmente quantifique o número de pessoas e empresas da sua base que foram atendidas e tiveram êxito.
As taxas de rotatividade (turnover), absenteísmo, produtividade profissional, e retenção de talentos são grandes indicadores de desempenho. Há também métricas de recrutamento que envolvem aderência à empresa, prazo de fechamento de vagas, índice de prazo para fechamento de vagas e de vagas dentro do prazo, e custo de contratação, entre outras possibilidades que podem ser ajustadas a cada necessidade. Calcula-se que hoje haja mais de 50 indicadores no setor de RH para serem analisados, conforme a necessidade. A taxa de assertividade ou de acerto de 98% em nossos processos seletivos, por exemplo, sugerem que estamos no caminho certo.