Por Raphael Tavares, CRO do Escala App
Adotar medidas que ajudam a gerar satisfação para os colaboradores é essencial para garantir motivação e engajamento entre as equipes. Afinal, ainda que otimizar processos e buscar excelência nos negócios seja importante para obter melhores resultados e conquistar a fidelização dos clientes, são os colaboradores os responsáveis pela execução destas atividades e, por consequência, a base de todo o processo.
A motivação e o reconhecimento profissional andam de mãos dadas quando o assunto é a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho. Assim, quando a empresa passa a dedicar tempo e investir recursos para proporcionar tais benefícios para os seus colaboradores, ela não só obtém retorno em curto prazo, como também consegue reter seus talentos. Mas isso nem sempre é algo fácil de se conquistar.
Um exemplo disso é a pesquisa realizada pela OfficeTeam que revelou que enquanto 89% dos gestores acreditam que suas empresas reconhecem adequadamente os seus colaboradores, destes, três em cada dez afirmam que as organizações na verdade falham neste sentido.
Mas, afinal, por quê a satisfação dos colaboradores é importante?
Atentar-se à satisfação dos colaboradores é um dos aspectos fundamentais para o alcance de melhores resultados e também para reforçar a imagem positiva da empresa no mercado. Para que isso aconteça, entretanto, é importante investir, principalmente, na melhoria do clima organizacional e no reconhecimento profissional dos colaboradores.
Pois, enquanto colaboradores motivados e felizes podem aumentar a produtividade e levar o resultado da empresa para as alturas, um colaborador desmotivado pode ser motivo de queda na produtividade, aumento de absenteísmo (faltas justificadas ou não) e afastamentos por motivos médicos, entre outras inúmeras consequências negativas.
Assim, ao analisar a influência negativa que a falta de investimentos no bem-estar dos colaboradores pode proporcionar, fica evidente que as empresas que contam com equipes mais engajadas alcançarão um desempenho superior e mais fluído, destacando-se perante a concorrência.
E quais são os principais benefícios de colaboradores satisfeitos para a empresa?
1 – Redução de Turnover:
Colaboradores satisfeitos não optam por trabalhar na concorrência. Assim, ao investir na satisfação dos funcionários, a sua empresa não só estará garantindo a retenção de talentos, como também reduzirá o turnover e os altos custos associados à ele (custos de desligamentos, processos de recrutamento e seleção, admissão e treinamentos).
2 – Aumento da Produtividade:
Funcionários felizes e satisfeitos produzem até 20% mais, segundo uma pesquisa realizada e divulgada pela Forbes. E em suma, um colaborador feliz pode influenciar inúmeros outros, o que aumenta a produtividade das equipes e garante melhores resultados para o seu negócio.
3 – Melhora do Clima Organizacional:
O clima organizacional pode ser entendido como a satisfação do colaborador com o ambiente em que está inserido e com o relacionamento com os demais colegas de trabalho. Assim, um bom clima organizacional influencia o engajamento dos colaboradores, incentiva o trabalho em equipe, a conduta ética, motiva as equipes e diminui o desgaste entre os colaboradores.
4 – Maior Qualidade Operacional:
São inúmeras as ações que podem ser promovidas na sua empresa e que influenciam diretamente na satisfação dos colaboradores: feedback regular, comunicação interna eficiente, benefícios atrativos, salários compatíveis com o mercado, recompensas pelos bons resultados, treinamentos, etc.
É importante, no entanto, entender que embora sejam necessários investimentos de recursos e de tempo nesse processo, os colaboradores motivados e satisfeitos tende a buscar o seu próprio crescimento e, portanto, irão buscar sempre melhorar o seu atendimento ao cliente e o seu trabalho como um todo, o que garante, por consequência, melhores resultados para a sua empresa.
Como medir a satisfação dos seus colaboradores?
A satisfação dos colaboradores é um fator fundamental para que os níveis de motivação e de produtividade de uma empresa estejam sempre em alta. Veja a seguir as principais dicas para medir a satisfação dos seus colaboradores durante o processo de “Back to Work”:
Produtividade diária
Tendo em vista que colaboradores motivados costumam produzir mais, é possível entender que aqueles que estão desmotivados e insatisfeitos, em sua maioria, produzem menos. Assim, acompanhar o indicador de produtividade individual é um meio de entender e analisar o nível de satisfação e engajamento do time.
Nesse sentido, uma boa opção é comparar a quantidade de tarefas que foram delegadas ou planejadas com as que foram, de fato, concluídas. Assim, se o nível de entregas estiver elevado – acima de 75% de atividades feitas dentro do prazo, por exemplo – é sinal que a produção está alta e que, provavelmente, os profissionais estão satisfeitos.
Net Promoter Score (NPS)
Embora este indicador tenha sido elaborado, inicialmente, para medir o nível de satisfação dos clientes com relação à empresa, por meio dele também é possível identificar o nível de satisfação dos colaboradores, aumentando assim a eficiência das ações tomadas.
O Net Promoter Score, ou NPS, consiste em perguntar para o público qual é a possibilidade de indicar o negócio para outras pessoas, em uma escala de 0 a 10. E aplicar a pesquisa internamente, questionando os colaboradores qual é a possibilidade de indicarem um amigo para trabalhar na organização, permite levantar notas que fornecem uma visão bem clara do grau de satisfação destes com o trabalho.
Retenção de talentos
Outro meio de medir a satisfação dos colaboradores é monitorar, frequentemente, o percentual de pedidos de demissão. Nesse contexto, uma rotatividade alta representa um sintoma claro de insatisfação com a empresa.
Clima organizacional
O fato é que nem sempre situações desagradáveis e que geram estresse, insatisfação, desmotivação e até o afastamento dos colaboradores por licenças médicas, chegam aos ouvidos do gestor. Assim, é de extrema importância que a sua empresa busque aplicar pesquisas e que os gestores mantenham uma relação aberta e transparente com os colaboradores.
A satisfação de colaboradores é um ponto bastante sensível dentro das empresas e que, portanto, deve ser frequentemente monitorado e analisado. Negligenciar esse aspecto é um erro que pode custar a qualidade dos produtos e serviços, a eficiência dos processos e até mesmo a competitividade da empresa no mercado.