A jornada ESG da Locaweb Company e seu impacto transformador no setor de tecnologia
Por Simony Morais, diretora de gente e gestão da Locaweb Company
O ESG sempre esteve presente na cultura da Locaweb Company, juntamente à consciência do impacto gerado na sociedade através dessas iniciativas. As ações de ESG acontecem efetivamente há mais de 10 anos na companhia, mas só no último ano elas passaram a ser compartilhadas publicamente.
Atualmente, centralizamos o tema na área de ESG, na diretoria de Gente e Gestão, que está sob o olhar do Comitê executivo de RH e ESG, para trabalharmos com mais foco em determinadas questões, como por exemplo, inclusão e diversidade, que por muitas vezes é um tema negligenciado pelo setor de tecnologia, tornando-o excludente com pessoas de grupos sub-representados e pessoas acima dos 40 anos. Tendo isto em vista, buscar transformar essa realidade é nossa responsabilidade, por isso investimos em programas de desenvolvimento e mentorias para que essas pessoas tenham a oportunidade de ingressar no mercado tech.
No último ano, estabelecemos alguns processos de ESG para facilitar a integração do tema dentro da companhia. Criamos indicadores de acompanhamento, publicamos nosso primeiro relatório de ESG e passamos a ter metas de remuneração variável atreladas à evolução dessa agenda.
Para publicar o relatório de ESG, criamos nossa matriz de temas materiais, que norteia nossas ações, permitindo o reconhecimento de quais temas estão mais alinhados com nossa estratégia de negócio e direcionando os investimentos de maneira assertiva para redução do impacto negativo e ampliar o impacto positivo.
As ações internas para reforço dos pilares e valores acontecem de diversas formas, seja por meio de treinamentos, comunicações ou políticas que reforçam nosso compromisso com o tema para os nossos colaboradores. Queremos que em todas as áreas e unidades de negócio da companhia o ESG seja parte dos planejamentos, projetos e que se torne parte integrante do negócio.
Vemos o reporte de nossas ações com um retrato do trabalho e do compromisso enquanto corporação e agente social, como uma forma de inspirar pessoas e outras companhias a serem mais responsáveis com todas as questões relacionadas ao tema.
Envolvendo os colaboradores nas ações sociais, automaticamente incentivamos que todas as unidades de negócio façam algo pelas comunidades nas quais estão inseridas, passem a escolher fornecedores de forma consciente e repliquem as práticas em suas vidas para além do ambiente de trabalho.
Hoje, atuamos em ESG em quatro frentes: responsabilidade social, cuidado com o colaborador, governança corporativa e responsabilidade ambiental. Essas práticas nos lembram de que somos parte de um todo: sociedade, planeta e economia estão unidas e precisam caminhar juntas para que seja possível construir um futuro sustentável.
Buscar envolver nossos stakeholders em diversas etapas dos nossos processos de práticas de ESG foi fundamental para que não ficássemos enviesados na visão interna da companhia. A participação ativa na construção da nossa matriz de temas materiais mostrou o engajamento dos nossos investidores com a temática.
As ações de ESG conversam diretamente com os valores e propósitos da companhia e acreditamos que inserir isso na cultura é engrandecedor para todos, afinal, o propósito de fazer empresas nascerem, crescerem e prosperarem por meio da tecnologia, por si só já leva ao fomento de práticas ESG. Esses valores refletem nas relações de trabalho, no equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho e no desempenho da empresa como um todo.