Por Elizabeth Rodrigues, executiva de Gente e Gestão da Vedacit
Criar e manter um ambiente corporativo inclusivo é um trabalho constante. A participação de todos os colaboradores é fundamental para transformar a cultura da empresa e incorporar as práticas na rotina diária. A visibilidade do tema é mais do que necessária para reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência (PCD).
A inclusão no mercado de trabalho é um direito, independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento que sejam apresentados. No Brasil são mais de 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), ou seja, 23,9% da população, e sabemos que a representatividade nas empresas ainda é baixa. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS – 2019) são aproximadamente 500.000 trabalhando formalmente.
Além de ampliar as oportunidades de vagas, as ações de acolhimento devem ser adotadas e incentivadas para a construção de um ambiente adequado a qualquer profissional. Treinamentos, ambientações e, principalmente, o incentivo a um diálogo aberto onde todos possam contribuir com sugestões para novas iniciativas e oportunidades de desenvolvimento devem ser promovidas pela companhia. Precisamos ser persistentes e diligentes, pois sabemos que as mudanças não acontecem da noite para o dia. Precisamos encontrar soluções ao invés de apontar os problemas que, muitas vezes, já carregam sua origem histórica.
A promoção de ações positivas também deve ser constante. Reconhecer as diferenças, compreender o impacto dos vieses no dia a dia do mundo do trabalho, além de fomentar atitudes que podem neutralizá-los. Quantas vezes são ditas frases ou expressões de cunho preconceituoso sem reflexão sobre o seu real significado?
O olhar do líder nesse processo é essencial, pois uma Liderança Inclusiva compartilha conhecimento e promove discussões com suas respectivas áreas. Transmitir segurança e pensar nos detalhes para que o colaborador se mantenha produtivo faz a diferença na entrega dos resultados.
Na Vedacit, temos avançado nessa jornada de Diversidade e Inclusão. Divididos por temáticas: gênero, idade/ gerações, raça, PCD (Pessoa com Deficiência) e LGBTQIA+, os grupos de afinidade lideram ações para dar visibilidade aos assuntos e promover uma mudança real na empresa.
Em quase um ano da criação, fizemos mudanças relevantes que estão acelerando nossa jornada de inclusão. O processo de aceleração acontece desde a disponibilidade de novas vagas para contratação e continua com a conscientização dos colaboradores e o acompanhamento dos recém-chegados.
Para ampliar as contratações de PCD, temos um banco de talentos na plataforma de recrutamento. Durante o processo seletivo, há um checklist inclusivo do início ao fim que orienta o recrutador nas atitudes e comportamentos, além de instrumentos para serem utilizados com as pessoas com deficiência auditiva e sensibilização com a equipe e os líderes do novo colaborador.
Tem sido muito importante realizar treinamentos sobre Recrutamento e Seleção Inclusivos para o time de Gente e Gestão e líderes operacionais, incluindo o trabalho com linguagem, postura e comportamento. O objetivo é que o tema seja incorporado à cultura e que tenhamos um ambiente inclusivo em todos os processos e em todas as unidades. Sabemos que são muitos os desafios que esses profissionais ainda precisam enfrentar e as empresas têm um papel fundamental nessa evolução. Ao compartilharmos experiências positivas, esperamos contribuir com o debate, e ampliar a reflexão na sociedade. Cabe, a cada um de nós, exercer seu papel de impacto positivo na cadeia onde estamos inseridos.