Boas práticasGestãoMarketing de ConteúdoSaúde
Tendência

A importância do comitê de crise no acompanhamento do bem estar dos colaboradores

O objetivo é acompanhar o estado de saúde da equipe e seus familiares

O Grupo MDS pensando no bem estar e na saúde de seus colaboradores, elaborou e divulgou na última sexta-feira uma pesquisa online, que visa capturar informações sobre o estado de saúde de seus colaboradores está foi uma iniciativa do Comitê de Crise, que foi impulsionado por Recursos Humanos no início da pandemia COVID-19.

O objetivo é acompanhar o estado de saúde da equipe e seus familiares, principalmente dos declaram não estar tão bem de saúde.

A pesquisa inicia com a localização do colaborador, Brasil ou Portugal (A MDS Brasil pertence à MDS Group, que nasceu há 30 anos em Portugal, saiba mais em  https://www.mdsinsure.com.br/) em seguida, vem a pergunta “Como está a sua saúde no momento? Veja a ilustração abaixo:

 A pesquisa possui 6 perguntas sobre o estado geral da saúde dos nossos colaboradores, quando o colaborador sinalize que seu estado de saúde não está normal, ele é automaticamente direcionado para perguntas adicionais, mais detalhadas sobre seu estado no geral:

*Aqui o colaborador pode dar mais detalhes de como ele está se sentindo, com base nessas respostas as orientações necessárias são fornecidas.

O questionário finaliza com a identificação do colaborador, protocolos de prevenção à doença além dos agradecimentos pela colaboração.

As respostas são recebidas pela Dra. Andrea Maiorano, que faz contato telefônico com o colaborador para aprofundar analise do estado de saúde do colaborador, fornecendo-o orientações pertinentes e acolhimento, já que o momento é de ambiguidade e incertezas. 

Até o momento o questionário foi respondido por 50% dos colaboradores e todos que se declararam não estar bem de saúde também já receberam o contato da médica.

O Comitê de Crise acompanha diariamente as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e Secretárias da Saúde, e divulga boletins informativos alinhado aos valores do Grupo MDS, neste boletim os colaboradores encontram notícias atualizadas, dicas de prevenção e atuação perante a pandemia, coronavírus.

“Nesse momento de distanciamento, escolhemos uma forma de saber como cada um de nossos colaboradores estão, o questionário faz o acolhimento e as orientações para que cada um seja cuidado e não precise ir ao pronto-socorro sem necessidade, nem fique ansioso sem saber o que fazer. Esse acompanhamento é fundamental para reforçar as prevenções e as orientações médicas pertinentes a cada estado de saúde”, acrescenta a Dra. Andrea.

Em poucas semanas, entramos em uma crise diferente de tudo que a maioria de nós já viu. Uma crise que pode naturalmente levar nossos colaboradores a se sentir frustrado, oprimido, com medo, preocupado consigo e com os outros e sem saber o que fazer, ou seja, perdemos a normalidade! E por isso, criamos o nosso comitê com uma pequena premissa, mobilizar-se para ajudar de forma ampla os nossos colaboradores, “buscamos um objetivo nobre, o bem-estar, e colocamos os nossos colaboradores e as relações humanas no centro de nossas ações”. Nós do comitê de crise, estamos a lidar com uma crise na qual todos os dias há novos desafios, novas decisões a serem tomadas, mas queremos medir o sucesso do comitê pela maneira como tocamos a vida dos nossos colaboradores, acrescenta Isabel Azevedo, vice-presidente de RH.

Por Patrícia Cabral – Coordenadora de Treinamento e Cultura – Integrante do Comitê de Crise da MDS Brasil


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo