Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: A importância do fortalecimento da cultura organizacional, valores e propósitos nas empresas
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Colunistas

A importância do fortalecimento da cultura organizacional, valores e propósitos nas empresas

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
27/02/2021
947 Views
27/02/2021

Nunca se falou tanto em cultura organizacional e propósito como nos tempos atuais. Mas por quê? Por que esses temas ganharam tanta importância? Qual é de fato o impacto da cultura e do propósito nos negócios e na sustentabilidade das organizações?

É importante destacar que a cultura tem a ver com a identidade organizacional, a maneira que a empresa realiza negócios e se relaciona com seus clientes. Esse jeito de ser tem base nos valores que compartilhamos com todos que integram o ecossistema em que estamos inseridos, e abrange todas as práticas, hábitos, princípios e valores dentro de uma empresa. As organizações vivem constantemente conciliando dois aspectos que podem parecer antagônicos: desenvolver uma cultura forte, reconhecida por todos e ao mesmo tempo ter a flexibilidade de evoluir e acompanhar as mudanças do mercado.

A ideia é que todos entendam essa cultura e partilhem dos mesmos valores a fim de fixar uma coerência entre a companhia e seus colaboradores. Afinal, ela se expressa em todas as ações, tanto internas como externas. Pode-se dizer que a cultura é a personalidade da organização e, obviamente, ela tem forte influência de todos os líderes que conduzem os negócios, desde a fundação da empresa, e está em constante mudança e evolução. Por não ser algo estático é importante que tenha essa flexibilidade para se relacionar e se adaptar, de forma harmônica, com o ambiente e com as demandas da sociedade.

Assim como dizemos que os indivíduos se revelam nos momentos de crise, o mesmo ocorre com as empresas. A pandemia trouxe à tona a possibilidade de conhecer mais a fundo os valores organizacionais. E essa coesão interna transforma-se em vantagem competitiva e diferencial no mercado. A base dessa coesão tem a ver com um alinhamento forte de propósito organizacional e individual. Ao se identificar e compartilhar dos valores cria-se uma força coletiva muito superior, capaz de fazer frente aos desafios e enfrentar momentos de crise.

Vejo a marca como a expressão dessa personalidade, sendo a forma como a empresa se coloca diante dos clientes e da sociedade. Cultura e marca andam de mãos dadas, são inseparáveis. A marca ajuda a tornar mais claro os valores organizacionais a todos os públicos envolvidos, tem que ser vivida e deve começar internamente.

Nesse sentido, as áreas de marketing e RH devem atuar de maneira integrada para dar consistência ao novo posicionamento de marca e ao fortalecimento da cultura organizacional. A esses valores centrais devem ser associadas novas características, que podem ser expressas por novos comportamentos, novas formas de relacionamento com clientes, consumidores e colaboradores. Por essa razão, é muito importante identificar aqueles valores que fazem parte do DNA do negócio e que são inegociáveis, sob pena de descaracterizar a empresa e perder a identidade

Estamos vivendo o grande desafio de preservar e fortalecer nosso DNA, os valores centrais que nos trouxeram até aqui e simultaneamente evoluir e acompanhar as mudanças da sociedade, as demandas dos clientes e dos colaboradores. Para que a marca seja realmente forte e coerente deve estar embasada nos valores e no propósito da organização, caso contrário corre o risco de tornar-se vulnerável e passageira. A marca deve estar sedimentada neste propósito e estar presente no dia a dia das pessoas e não apenas nos grandes eventos.

A cultura influencia o comportamento dos colaboradores e molda a imagem corporativa passada ao público em geral, sejam clientes, parceiros ou acionistas. Isso impacta na aceitação e consumo dos produtos e serviços. Até porque marca, cultura e liderança são dimensões indissociáveis, e fazem parte da identidade organizacional e sua expressão para o mundo externo.  Pois, uma cultura organizacional positiva e a construção de uma imagem sólida são fatores essenciais para o crescimento sustentável da empresa. Quando há uma equipe coesa, que entende e se identifica fortemente com os valores internos, fica muito mais fácil aumentar os resultados positivos ou até mesmo se recuperar diante de uma crise. Há uma unidade entre as diferentes pessoas que compõem uma organização, uma força única em busca dos objetivos.

Rose Gabay é Diretora de Recursos Humanos do grupo Odontoprev

Pesquisa revela diferenças na percepção de colaboradores sobre cultura organizacional e saúde mental nas empresas
O dilema da remuneração executiva: como valor, impacto e estratégia definem o reconhecimento nas empresas
Como o RH moderno pode (e deve) contar com especialistas
Entenda a importância da inteligência artificial
Benefícios personalizáveis: a nova chave para engajar, reter talentos e fortalecer a marca empregadora
TAGS:cultura organizacionalnegóciosodondoprev
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior O futuro e a segurança de dados
Próximo Artigo Iniciativas que ajudam a implementar o conceito de educação corporativa nas empresas
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Além do crachá: quando sair da zona de conforto é o verdadeiro salto de carreira
Carreira Empreendedorismo
09/07/2025
Dados sem direção: o novo desperdício do RH moderno
Gestão Soluções para RH Tecnologia
09/07/2025
IA com propósito: o que o RH precisa aprender antes de sair automatizando tudo
Artigos
09/07/2025
A inclusão da diversidade com critério técnico pode trazer ganhos para a sua empresa
Gestão
09/07/2025
Ad imageAd image

Leia Também

BenefíciosColunistasGestãoSaúde

Saúde em foco: o RH no novo mundo do trabalho

27/10/2022
GestãoVariedades

Conectando Humanos – Mundo RH: Empoderamento e inovação: A Missão empreendedora da Pluxee

06/03/2024
Opiniões

A epidemia da solidão e o papel do RH na reconexão

28/05/2025
Colunistas

Geração X: é possível entrar no mercado digital?

14/03/2019

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up