Educação Corporativa

A importância do Inglês no mercado de trabalho

Ter um salário maior e chances de trabalhar fora do país estão entre as vantagens

No mundo globalizado, aprender inglês para ter a língua como segundo idioma não é mais uma uma vantagem, mas um passo obrigatório para quem planeja fortalecer seu currículo e ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

A área pedagógica do CCAA, tradicional curso de idiomas do Brasil, coloca o aprendizado da língua como um ponto importante para o crescimento profissional. Segundo Bianca Way, diretora de ensino do curso, o domínio da língua inglesa proporciona uma série de oportunidades acadêmicas e profissionais com salários melhores, o que é o desejo de muitos de nossos alunos que já estão no mercado e dos pais de alunos mais jovens”.

No entanto, mesmo sabendo da importância, 5% dos brasileiros falam a língua, e apenas 1% possuem fluência, segundo matéria do jornal O Globo. E 41% ainda mentem no currículo sobre o nível de conhecimento em inglês.

Qual é a importância do inglês no mercado de trabalho?

Hoje as empresas também procuram se inserir nesse mundo globalizado, especialmente  as FinTechs, que atuam no ramo do sistema financeiro, com vagas em vários lugares do mundo. No Linkedin, rede social voltada para empresas e profissionais em busca de novas posições e oportunidades, diversas vagas de trabalho já são anunciadas na língua inglesa.

Marina Caliman, business partner da SBM Offshore, explica que isso acontece em empresas multinacionais pois a vaga é anunciada para o mundo inteiro: Aqui, por exemplo, a língua-mãe é o inglês, então buscamos profissionais que já tenham domínio na língua.”.

Além disso, ter o inglês como diferencial no seu currículo agrega uma série de vantagens, como:

  • Melhores salários (o salário de alguém que possui inglês fluente é, em média, 30% maior que o de um profissional que não possui);
  • Oportunidade de trabalhar em empresas multinacionais;
  • Mais oportunidade para intercâmbio e, assim, agregar uma capacitação internacional em seu currículo;
  • Maior estabilidade profissional.

10 carreiras onde o inglês é essencial

Confira uma lista das 10 melhores carreiras onde ter o inglês como uma língua fluente é essencial para uma carreira de sucesso:

Tecnologia

Uma das áreas que é considerada como a que mais cresce e segue crescendo, e contratará nos próximos anos, ter o inglês é um pré-requisito essencial para trabalhar nesse campo. As principais empresas do ramo possuem empresas espalhadas por todo o globo, o que torna o conhecimento em inglês muito importante.

Outro ponto importante é que a maioria dos conteúdos para aprimorar o seu aprendizado estão na língua inglesa, sem tradução.

Administração

Em um mundo globalizado e constantemente conectado, os profissionais do setor administrativo das grandes empresas cada vez mais se comunicam com o mundo todo.

Ao ter o inglês como uma segunda língua, o profissional se torna apto não só de negociar com estrangeiros, mas de conseguir vagas para cargos de chefia fora do país. Uma grande oportunidade para sucesso.

Marketing

Uma área em pleno crescimento no Brasil, o inglês também é muito importante para o profissional que pretende atuar com Marketing.

O campo utiliza vários termos em inglês no seu cotidiano (“Briefing”, “Job”, “Brainstorm”, esse são só alguns que vêm à cabeça) e ajuda a ter um melhor aprendizado, já que muitos dos seus materiais atualizados chegam de fora. 

Turismo

Quem pretende atuar com turismo no Brasil possui uma grande oportunidade, já que somente 5% da nossa população fala a língua fluentemente. E todos sabem como o país possui um grande potencial para atrair estrangeiros.

Por isso a área precisa de profissionais com domínio da língua em todos os seus diferentes campos, desde hotelaria até agências de viagem e companhias aéreas.

Relações Internacionais

Fica óbvio o uso da língua aqui, não é? Se seu sonho é lidar com questões diplomáticas, financeiras ou políticas envolvendo outros países, o pré-requisito no inglês é de suma importância.

Junto com Relações Internacionais, o Comércio Exterior é uma área que também depende muito do seu conhecimento na língua.

Professor

Ensinar é um dom muito recompensador. Para passar aos seus alunos uma grade tão importante, o professor precisa estar em contato com materiais bibliográficos, filmes, todo o tipo de conhecimento para enriquecer suas aulas. Afinal, nem todos os alunos aprendem da mesma forma.

Hoje, a carreira não está apenas restrita às escolas, como também faculdades e cursos de línguas. O CCAA, por exemplo, possui um curso de inglês para professores, feito especialmente para quem quer lecionar na instituição, passando aos novos alunos tudo que aprenderam, dentro da metodologia do curso.

Tradutor e Intérprete

É o profissional que atua traduzindo documentos, livros, séries, filmes, etc. Uma profissão perfeita, em que é essencial o domínio do inglês, para quem adora consumir conteúdo na língua, já que a maioria é feita nos Estados Unidos

Atuar como tradutor pode oferecer certa independência, pois é possível trabalhar como freelancer para diferentes clientes. O que, em tempos de crise, pode ser um ótimo recurso.

Profissionais do ramo da Beleza

Ter o inglês nesse ramo pode abrir portas para especializações, treinamentos e cursos no exterior. Outra maneira que a língua pode ser útil é, através de revistas e notícias internacionais, ajudar a entender o que está acontecendo no cenário da beleza, o que pode antecipar tendências da moda e maquiagem aqui no Brasil.

Mídias Sociais

Para aqueles que querem gerenciar redes sociais, ou atuar para uma das grandes firmas do mercado, ter inglês no currículo é essencial.

Tanto para entender como elas funcionam, já que certos atributos (como campanhas pagas) acabam aparecendo algum detalhe em inglês, quanto para se atualizar e aprender sobre elas, já que grandes materiais de consulta e conhecimento nas redes estão em inglês.

Esportes

Quem pretende se projetar na carreira esportiva, deve ter o inglês como segunda língua. Não só o esportista, mas em qualquer ramo envolvido, seja árbitro ou fisioterapeuta.

Afinal, essas são carreiras que dependem da sua imagem. E se você estiver apto a oportunidades fora do país, estar com o inglês na ponta da língua vai ajudar muito na sua projeção.

Todos os conhecimentos são importantes para o futuro. E o domínio da língua inglesa é um grande diferencial em um mundo competitivo como o de hoje. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas falam inglês e, certamente, essa é uma grande vantagem para o crescimento profissional.

Aprender inglês, ou qualquer nova língua, não é só uma vantagem para o ambiente profissional, mas uma janela que se abre para o mundo, já que o idioma é uma língua universal.

Se identificou com alguma das profissões acima? Então busque o seu crescimento com um novo idioma.

Botão Voltar ao topo