Dica de leitura

A importância do planejamento e sucessão em empresas familiares

Obra tem prefácio de Herbert Steinberg, chairman da MESA Corporate Governance e um dos mais renomados consultores

O advogado e escritor Ramiro Becker aposta em uma visão simples e didática para debater o desenvolvimento das empresas familiares brasileiras em seu novo livro “Empresas Familiares: Planejamento e sucessão empresarial”. No livro, Becker traça um comparativo sobre a legislação e o modelo de gestão de empresas familiares do Brasil com países como Portugal e Estados Unidos para explicar por que alguns grupos ainda sobrevivem com regras rudimentares. O prefácio é assinado pelo chairman da consultoria MESA Corporate Governance, Herbert Steinberg, um dos mais renomados especialistas em termas de governança e sucessão de empresas familiares.

A importância do planejamento e sucessão em empresas familiaresO tema do livro é de muita relevância para a grande parte dos empresários brasileiros, afinal, uma fatia considerável das empresas em operação no País possui origem familiar. Segundo a obra, 80% das 19 milhões de empresas existentes no Brasil são de base familiar e representam cerca de 50% do PIB nacional, gerando em torno de 60% dos empregos em todo o País. Desse total de empresas familiares, 76% delas permanecem, ainda, no controle da família do fundador. “Boa parte dessas empresas ainda não conhece ou estão na fase inicial sobre o quesito governança corporativa, planejamento sucessório e proteção patrimonial dos sócios, herdeiros e sucessores”, escreve Becker.

Para Steinberg, ainda há no mercado uma falta de conhecimento sobre as consequências das escolhas sobre as relações pessoais, societárias e empresariais. Organizar as relações de poder, dinheiro e afeto é, na opinião do especialista, o que pode definir o sucesso e o fracasso das empresas.  “Há algum tempo sentia falta de algo direto, didático, simples, que pudesse me apoiar nos meus trabalhos como consultor, conselheiro, professor e escritor na área de governança corporativa e familiar, que milito”, escreve o chairman da MESA.

A intenção de Becker é apresentar conceitos e soluções práticas para a estruturação e planejamento de uma sociedade empresarial familiar. O livro é voltado para os membros das empresas, fundadores, herdeiros sucessores, agregados e executivos.

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios