As organizações e empresas sofreram grandes transformações nos últimos anos. Hoje, o seu papel não se baseia apenas em oferecer bons salários e benefícios, é necessário também criar um ambiente agradável e estimulante para os seus colaboradores, a fim de que eles se sintam motivados e possam sempre desenvolver mais conhecimento e as habilidades individuais de cada um para desempenharem suas tarefas no dia a dia. Por isso, cada vez mais, as empresas têm implementado programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para os funcionários, que têm proporcionado muitos resultados positivos para ambos. Em um mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, investir em treinamentos para tornar seus colaboradores produtivos, inovadores, criativos e dispostos a fazer as coisas acontecerem se torna um dos maiores pilares e para se destacar no mundo corporativo.
“O T&D de uma equipe é extremamente importante, pois permite que a organização tenha aumento de produtividade e motivação. Além disso, por meio dele, conseguimos obter, de toda equipe, soluções e inovações quanto aos problemas do dia a dia, trazendo todos para dentro do jogo e não somente inserindo-os para serem doutrinados para obedecer a ordens. Sem eles, a empresa não evolui”, explica Caio Gazin, CEO da Gazin Semijoias, marca de acessórios focados em enaltecer a beleza feminina, por meio de produtos de alta qualidade. “Treinar e desenvolver vai muito além da doutrina para execução de atividades e processos. É entender e absorver a cultura da empresa, se sentindo parte do todo e sabendo que, se uma engrenagem para de funcionar ou funciona mal, o todo será afetado. E os colaboradores acabam se tornando co-responsáveis pelos resultados, sejam eles bons ou ruins”, completa.
Para Caio, o T&D é peça-chave para o desenvolvimento de uma equipe e deve ser visto como um verdadeiro investimento, não uma despesa. As empresas mais bem-sucedidas do mundo investem, continuamente, em treinamentos para os seus colaboradores, obtendo um retorno e sucesso garantido. Não é à toa que a Gazin apresentou, em 2020, um crescimento de 93% e que possui, atualmente, 40 mil revendedores no país. “Temos um lema: ‘contrate princípios e treine habilidades’. Entendemos que valores não se treinam, mas a técnica sim. Por isso, acreditamos que uma cultura organizacional forte pavimenta o caminho para o treinamento de toda equipe. Por mais que tenhamos um passo a passo de como fazer, sempre focamos em ensinar o motivo pelo qual fazemos: pelo cliente, pelo bem do próximo e para que tudo aconteça com excelência inovação e velocidade”, comenta Caio.
Na Gazin, todos os colaboradores que ingressam na empresa passam por um tipo de treinamento e, à medida que vão crescendo, vão recebendo todo o suporte necessário. “Todas as vagas de gestão e liderança, por exemplo, são preenchidas por colaboradores que se destacam”, ressalta o CEO. A empresa preza por uma cultura de evolução, onde todos são incentivados a crescer. Se um colaborador deseja aprender sobre os outros setores, recebe incentivo. “Além disso, toda nossa equipe de liderança passa por um treinamento de gestão de pessoas, com especialistas que mostram a importância da leitura e de estarem antenados com as tendências do mundo dos negócios. Independente do cargo, todos sabem dizer quem é a Gazin e onde ela deseja chegar”, completa.
Além do T&D, a Gazin preza sempre por um modelo de negócios atualizado com as necessidades do mercado, que muda constantemente e pede modelos mais atrativos e inovadores, principalmente com a pandemia. Recentemente, a marca investiu no modelo de franquias, com foco no home based, possibilitando ainda mais empoderamento, flexibilidade e independência financeira para seus revendedores. “Assim como nossos colaboradores, também procuramos desenvolver nossos revendedores e franqueados, dando a eles, além de todas as vantagens, acesso a uma plataforma de gestão e ensino, com mais de 120 horas de conteúdo sobre vendas, marketing, moda, gestão, entre outros”, finaliza Caio, que projeta transformar a Gazin não apenas na maior e mais conhecida marca de semijoias no país, mas também na maior franqueadora do Brasil nos próximos dois anos.