Criar uma experiência sólida para os funcionários é uma prioridade para os líderes de RH em 2021. Segundo a consultoria Gartner, 28% dos líderes de RH acreditam que a experiência do funcionário é crucial para o crescimento de uma empresa. E, de fato, as empresas que mais expandem são as que tratam com atenção a gestão de talentos. É o que aponta estudo feito pela consultoria Oxford Economics, com mais de 2,7 mil executivos. Não à toa, uma pesquisa feita pelo LinkedIn mostra que as companhias estão começando a trabalhar para os funcionários e não apenas o contrário.
Quando falamos de colaboradores, um dos grandes desafios enfrentados é a atração e retenção de talentos. Por isso, as áreas de RH estão sempre buscando por diferenciais que atendam às necessidades de diversos perfis de profissionais. Nesse cenário, os benefícios funcionam como grandes aliados, principalmente por apresentar ao mercado opções cada vez mais flexíveis e alinhadas às expectativas dos trabalhadores. Se antes os auxílios se limitavam às áreas de refeição e transporte, hoje são inúmeras as possibilidades que correspondem ao novo momento nas relações entre empresas e colaboradores. São cartões que buscam proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar aos funcionários e que podem ser personalizados de acordo com a demanda.
Atualmente, quando falamos de benefícios flexíveis, é possível utilizar o mesmo cartão para alimentação, refeição, mobilidade, cultura, saúde, concessão de subsídios, antecipação salarial e muito mais, promovendo uma melhor experiência e uma jornada simplificada. O auxílio home office, que diante da pandemia se tornou mais comum, também pode ser disponibilizado nessa solução. Além disso, em alguns casos, existe a opção de manter em um único cartão os benefícios de Alimentação e Refeição, com a segregação dos saldos, respeitando o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que garante incentivos tributários, dando mais flexibilidade para as empresas modularem a contratação e trazendo mais segurança jurídica. O objetivo do PAT é garantir que os trabalhadores tenham uma alimentação mais saudável e balanceada, melhorando a sua qualidade de vida e a sua saúde de modo geral.
Os benefícios favorecem o engajamento e a satisfação dos colaboradores e também ajudam a empresa a reduzir a rotatividade e os gastos relacionados a essa questão, permitindo ganhos de eficiência em diversas áreas administrativas, como alimentação, mobilidade, pagamento de despesas, de premiações e até transporte. Ao adicionar flexibilidade, esses indicadores ficam ainda melhores uma vez que o produto se ajusta ao estilo de vida dos trabalhadores.
De olho nessa necessidade de personalizar as escolhas e tornar os benefícios mais atrativos para os colaboradores, a Alelo criou o Alelo Tudo, uma solução completa, modular e adaptável para todas as necessidades e todos os tipos e tamanhos de empresas. Com ele, é possível compor o portfólio de benefícios conforme a necessidade da empresa. O cliente Alelo também tem acesso a serviços digitais como pagamento de contas, recarga de celular, aplicativos de streaming, delivery e saúde.
Todos os usuários do cartão Alelo Tudo contam ainda com o Clube Alelo, programa de vantagens que proporciona economia e bem-estar com ofertas em mais de 300 parceiros e descontos exclusivos em cursos, alimentos e bebidas, lazer, saúde e produtos de grandes marcas. Somado a isso, descontos de até 85% em medicamentos nas mais de 26 mil farmácias parceiras da Alelo.