Entre jingles, descontos e sites duvidosos: O real significado do Dia do Cliente
Ah, o Dia do Cliente! Aquele momento do ano em que os jingles publicitários ficam mais melódicos e a chuva de e-mails promocionais nos bombardeia sem parar. Afinal, quem resiste a um desconto ou a promessa de um atendimento de “qualidade”?
Pois bem, recentemente vivenciei uma situação que me fez refletir sobre a celebração deste dia. Fiz uma compra em um site que, olha só, tinha o nome da tão confiável Leroy Merlin. O problema é que era um site fake. Ao perceber, a adrenalina subiu, a indignação cresceu, e a esperança de reaver o dinheiro, ah, essa foi por água abaixo. Em resposta ao meu desespero, a empresa me enviou uma nota que resumidamente dizia: “Oops! Caíste num golpe. Já estamos cientes e aconselhamos a não forneceres teus dados em sites duvidosos.”
Ora, ora! Parece que alguém se esqueceu que o cliente, além de sempre ter razão, também tem sentimentos. Ou será que esperavam que, após ler a nota, eu batesse palmas e agradecesse pela iluminação?
Em tempos de pandemia e compras online, o Dia do Cliente parece ser uma ironia. Comemorar o quê, afinal? O fato de que precisamos ter uma lupa e um detector de mentiras para confirmar a veracidade de cada site? Ou a comemoração é para agradecer por estarmos financiando os sonhos de golpistas em algum lugar distante?
Mas, vamos lá, nem tudo está perdido. Se as empresas entendessem que olhar com carinho para seus clientes é mais do que enviar cupons de desconto ou fazer jingles pegajosos, talvez tivéssemos mais a celebrar. Imagina só, uma empresa que vê o cliente como parte do seu DNA, um parceiro de jornada. Ah, que sonho!
E se a Leroy Merlin, em vez de apenas lamentar, tivesse me convidado para um café e uma conversa sobre como poderíamos juntos combater esses sites falsos? Teria sido um Dia do Cliente inesquecível! Mas, ao que parece, ainda estamos um pouco longe dessa realidade.
Enquanto isso, neste 15 de setembro, vou comemorar comendo um pedaço de bolo e torcendo para que no próximo ano, o verdadeiro sentido do Dia do Cliente não se perca em meio a falsas promessas e sites duvidosos. Porque, no final das contas, todos nós merecemos ser vistos, ouvidos e valorizados. E você, como vai comemorar?