Amazon reinventa o futuro: liderança em sustentabilidade e impacto social
Por Juliana Sá, líder de Impacto Social das Operações da Amazon no Brasil e Saori Yano, líder de Sustentabilidade das Operações da Amazon no Brasil.
Na próxima década, sete dos dez principais riscos globais identificados pelos líderes mundiais estarão relacionados a questões ambientais ou sociais. Essas são as conclusões do Relatório Anual de Riscos Globais de 2024, resultado de uma pesquisa com 1.500 executivos dos setores acadêmico, empresarial e governamental, bem como da comunidade internacional e da sociedade civil. Portanto, garantir padrões de consumo e a produção ambiental, em níveis socialmente responsáveis, será fundamental para garantir a proteção e a conservação dos recursos naturais das comunidades do nosso planeta.
Diante de uma ebulição global, existe uma preocupação latente e urgente das organizações privadas com o consumo consciente e ações com impacto positivo na sociedade, que aumentam em progressão geométrica a cada ano. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa global da PWC de 2023, a exposição às mudanças climáticas e às desigualdades sociais aumentaram globalmente, em comparação com 2022. Segundo o estudo, as empresas devem encontrar maneiras de provar e continuar a criar valor para cumprir seus compromissos sociais e de sustentabilidade, e é sobre isso que queremos falar neste artigo.
Na Amazon, temos o compromisso de construir juntos um futuro sustentável para e com todos e todas, usando o nosso crescimento e a cultura de inovação como aliadas e como combustível para mudanças relevantes e reais. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que nos preocupamos com o planeta, nossos negócios, clientes e comunidades, especialmente aquelas onde temos Operações e onde vivem nossas equipes e consumidores. No Brasil, temos como exemplos dois importantes projetos em andamento para a construção de fontes de energia renovável: um parque solar de 122 MW na região sudeste, com investimento de R$ 2 milhões em programas de proteção ambiental durante as fases de construção; e um parque eólico de 50 MW, localizado dentro do Complexo Eólico Seridó, no interior do Rio Grande do Norte. Uma vez operacionais, os dois projetos combinados terão capacidade para gerar mais de 530 GWh de energia limpa anualmente, o que equivale à quantidade elétrica necessária para abastecer quase 100 mil residências brasileiras por ano.
Desde 2012, quando iniciamos nossas Operações no Brasil, foram dados passos criteriosos para contribuir com o desenvolvimento positivo das regiões onde operamos e para minimizar os impactos relativos ao uso de recursos naturais, ao mesmo tempo em que inovamos para criar soluções sustentáveis em toda a nossa cadeia operacional. A Amazon tem como um de seus objetivos conduzir um negócio cada vez mais sustentável e resiliente, inspirando outras empresas e impulsionando uma transição global para o uso de energia mais limpa em todo o mundo. As Operações da empresa no Brasil contam com 10 Centros de Distribuição, localizados em regiões e cidades estratégicas, como em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul; Cajamar, em São Paulo; e em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. A Amazon está no caminho para conseguir suprir suas Operações com 100% de energia renováveis até 2025. Em 2022, 90% da energia consumida já era considerada de fontes limpas.
Na Amazon, nos preocupamos com as comunidades onde operamos e nossas equipes vivem diariamente e sempre buscamos ser uma vizinha agradável. Sabemos que temos uma ampla responsabilidade de reduzir os impactos de nossos negócios, enquanto ajudamos comunidades a enfrentarem os desafios ambientais e sociais coletivamente. Com essas ações, sinalizamos nossos compromissos com o mercado, ao mesmo tempo em que criamos soluções com nossas(os) parceiras e parceiros para acelerar o desenvolvimento de um ecossistema colaborativo, com esforços direcionados para um propósito comum.
O The Climate Pledge, por exemplo, é uma iniciativa que estamos liderando globalmente para zerar as emissões líquidas de carbono até 2040. Essa é uma tarefa incrivelmente desafiadora e faz parte do nosso comprometimento de investir e inovar em sustentabilidade em todas as áreas do negócio para criar um futuro mais sustentável. Por meio desse projeto, estimulamos o investimento de outras empresas no desenvolvimento de tecnologias verdes, produtos e serviços de baixo carbono que serão necessários para ajudar a descarbonizar nossas Operações. Além disso, também nos preocupamos em melhorar todo o ecossistema e colaborar com o planeta por meio de ações responsáveis e relevantes. Em 2023, anunciamos um projeto conjunto entre o The Climate Pledge e C40 Cities, grupo das principais cidades do mundo empenhadas em limitar o aquecimento global a 1.5˚C, para começar a eletrificação de veículos no Brasil, começando pelas cidades de Curitiba e do Rio de Janeiro. Essa iniciativa será fundamental para estimularmos novas ações no setor e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para um planeta menos poluído e mais sustentável.
Segundo o estudo Net Zero Readiness Report 2023 da KPMG, empresa de prestação de serviços profissionais, o setor de transportes registrou um aumento de 53% nas emissões absolutas de gases de efeito estufa entre 2005 e 2022. Diante da urgência desse cenário e entendendo o setor como um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas em nosso país, estamos propondo uma abordagem proativa, consciente e imediata, ao mesmo tempo em que buscamos constantemente soluções que contribuam para a resiliência do planeta e superem as limitações atuais.
No Brasil, nossas Operações cresceram significativamente nos últimos anos e, além dos 10 Centros de Distribuição, temos também 64 Estações de Entrega. Esse sistema logístico nos permite ter processos de entrega eficientes e nos possibilita expandir a conversa para o nível do impacto positivo que queremos ter, e isso inclui a sustentabilidade. Por exemplo, entendemos que muitos clientes da Amazon esperam embalagens recicláveis de tamanho adequado, que minimizem o desperdício e garantam uma entrega sem danos nos produtos.
Desde 2015, reduzimos globalmente o peso médio das embalagens de entrega por remessa em 41% e evitamos mais de 2 milhões de toneladas de material. Tomamos como ação prioritária eliminar embalagens adicionais da Amazon e, quando ela é necessária, otimizamos com pacotes mais leves e de tamanho apropriado para reduzir o desperdício e a emissão de carbono, garantindo que os produtos sejam entregues com segurança. No Brasil, 8% dos produtos já são enviados em suas próprias embalagens, sem empacotamento adicional desnecessário.
Além disso, buscamos maneiras de aumentar a capacidade de reciclagem e reduzir o desperdício. Por meio da Inteligência Artificial, podemos determinar a melhor solução de embalagem para cada pedido que atendemos. Criados e desenvolvidos “internamente”, esses algoritmos nos ajudam a reduzir os espaços vazios nas embalagens, e esse é mais um projeto que pode evitar toneladas de embrulho. Tudo isso decorre da compreensão de nosso papel como empresa e do fato que inventamos e simplificamos o que fazemos com os negócios em mente, mas principalmente com o planeta e as pessoas que vivem nele. Esses são caminhos que traduzem nosso entendimento na qual o sucesso e o crescimento trazem mais responsabilidade, buscando ações práticas para um futuro próspero e benéfico para todos e todas.
Quanto mais crescemos, maiores são as nossas responsabilidades
A Amazon acredita há muito tempo no poder da educação para abrir oportunidades, transformar vidas e impactar positivamente comunidades. Sabemos que a educação é uma força poderosa e uma das ferramentas mais importantes que podemos oferecer para gerar mais oportunidades para as pessoas. Um bom exemplo é o lançamento recente do “AI Ready”, que oferece uma gama de habilidades e recursos educacionais gratuitos de IA e IA generativa para jovens e profissionais. Como resultado, nos comprometemos a oferecer treinamento gratuito dessas novas tecnologias para 2 milhões de pessoas em todo o mundo até 2025.
É combinando dados, inovação e buscando melhorar a vida das pessoas que também realizamos importantes ações sociais. A Amazon tem o objetivo de atender às expectativas dos consumidores, mas também de desempenhar um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa, e o apoio que oferecemos às comunidades onde operamos é uma maneira essencial que encontramos para desenvolver oportunidades e ajudar as pessoas mais vulneráveis nesses lugares. Acreditamos que as soluções baseadas na natureza, como conservação, restauração e ações aprimoradas de gerenciamento de terras, são a chave para compensar as emissões de carbono de nossas atividades comerciais e melhorar o bem-estar das pessoas nos locais em que operamos.
Em 2021, a Pesquisa Voluntariado no Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e o Datafolha em 2021, registrou que há cerca de 57 milhões de voluntários ativos no Brasil. Na Amazon, também criamos iniciativas internas para incentivar o voluntariado, para agirmos em conjunto para criar melhores condições para quem precisa. Por outro lado, para quem é voluntário, é a chance de ser mais “humano” e inspirar outras pessoas e empresas a fazerem o mesmo, ampliando o ciclo positivo de colaboração para um mundo melhor para as futuras gerações.
Apesar dos grandes desafios e de uma longa jornada, na Amazon propomos ações para impactar o maior número possível de pessoas. A segurança alimentar, por exemplo, é uma questão social de extrema relevância. Em 2023, distribuímos cerca de 360 toneladas de alimentos para as comunidades brasileiras socialmente vulneráveis e impactamos diretamente mais de 72 mil cidadãos que não teriam o que comer em sua próxima refeição. No ano passado, apoiamos mais de 100 instituições sem fins lucrativos no Brasil, com foco especial em pequenos projetos que fazem verdadeiras “microrrevoluções” na vida de pessoas que vivem em lugares como Bayeux, na Paraíba, ou em Paraisópolis, em São Paulo.
À medida que avançamos, continuaremos a apoiar as comunidades onde operamos, para que nossos clientes percebam que continuamos focados em enfrentar alguns dos maiores desafios sociais e de sustentabilidade do mundo em seu nome. Nos esforçamos para promover o crescimento da Amazon para o bem, usando nossa capacidade de inovar rapidamente para fortalecer as comunidades globais nas quais nossos(as) funcionários(as) vivem e trabalham.
O caminho é longo, mas estamos confiantes e focados(as) nas necessidades atuais e nas principais áreas estratégicas para criar ações prioritárias conjuntas, que aumentarão o alcance do que fazemos com o maior impacto positivo possível. Esse é um trabalho de compromisso, de união coletiva que beneficiará a todos e todas em uma nova consciência ambiental e social de novos tempos que exigem mudanças urgentes por parte das empresas e das pessoas para o bem-estar do planeta em que vivemos.