Especialista em inovação e empreendedorismo, Seabra apresenta metodologias práticas para startups e empresários desenvolverem uma mentalidade inovadora e prosperarem no mercado competitivo.
No Brasil, 3,8 milhões de empresas foram abertas em 2023, mas 2,1 milhões fecharam as portas no mesmo período, segundo o Mapa das Empresas do Governo Federal. Para o especialista em inovação Fernando Seabra, esse cenário reflete a ausência de uma mentalidade inovadora nas rotinas corporativas. “A inovação tem o poder de fazer uma startup prosperar ou de ‘matá-la’ em seus primeiros anos”, alerta.
Seabra, conhecido por sua trajetória como investidor-anjo, mentor de empresários e especialista em inovação prática, reúne sua experiência no recém-lançado livro A Mandala da Inovação. A obra apresenta metodologias para que empreendedores implementem uma cultura de inovação contínua em suas organizações, respondendo ao desafio constante de se adaptar às rápidas mudanças do mercado.
A filosofia da inovação contínua
Inspirado por ensinamentos de Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, Seabra defende que a inovação deve ser um processo contínuo. “Você tem que lançar produtos e serviços hoje e começar a matá-los amanhã”, relembra ele, citando uma lição marcante de Drucker.
A obra aborda a dualidade da inovação: enquanto abre portas para novas oportunidades, também provoca receios sobre a viabilidade das ideias. “Vivemos em um mundo em que as mudanças são tão rápidas e complexas que precisamos compreendê-las e integrá-las, ou nos tornaremos vítimas dessas transformações”, afirma Seabra.
Dados corroboram a urgência de inovar. Segundo o índice da Standard & Poor’s, em 1975, as 500 maiores empresas dos EUA permaneciam no ranking por uma média de 37 anos. Em 2000, esse período caiu para apenas 15 anos, reforçando a necessidade de adaptação constante.
Metodologias práticas para transformar negócios
No livro, Seabra compartilha ferramentas práticas por meio da “Mandala da Inovação”, estruturada em seis elos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e empresarial:
- Busca – Focado no autoconhecimento e alinhamento com habilidades naturais, este elo utiliza metodologias como a “Teoria do Encontro” e o “Funil da Realização”.
- Conexões – Desenvolve relações autênticas e genuínas com o mundo exterior, empregando métodos como o “Canvas dos 3 I’s” e o “Meetup Canvas”.
- Visão – Aborda a criação de estratégias inovadoras e culturais para os negócios, incluindo técnicas como “Missão, Visão e Valores” e “Golden Circle da Inovação”.
- Desenvolvimento – Ensina a alinhar a proposta de valor da empresa com as necessidades dos clientes, com ferramentas como “Canvas AVI” e “Six Thinking Hats”.
- Pitch – Ajuda na criação de apresentações eficazes para investidores e parceiros, utilizando o “Pitch Canvas”.
- Encontro – Analisa o ecossistema de atuação do empreendedor, mapeando influências externas e internas com o “Mapa do Ecossistema”.
Um guia para empreendedores prosperarem
Seabra explica que a ideia do título veio do conceito de mandala em sânscrito, que significa “círculo”. “Assim como uma aliança de casamento, a mandala é um círculo sem fim, representando a continuidade das metodologias que se complementam”, detalha.
“Acredito que ninguém está nesta vida para ser apenas um passageiro. Com este livro, quero preparar o leitor para que descubra sua missão e a cumpra, evoluindo a cada dia”, sintetiza.
“A Mandala da Inovação” é mais do que um livro. É um convite para empreendedores se destacarem em um mercado em constante transformação, com estratégias práticas e inspiradoras que podem ser aplicadas no cotidiano.
Fernando Seabra é uma das maiores referências em inovação e empreendedorismo no Brasil. CEO da Seabra Academy e investidor-anjo, ele é reconhecido por sua atuação em programas como Shark Tank Brasil e Startup World Cup. Também idealizador do Clube BoraFazer e TEDx Speaker, Seabra é um mentor requisitado por startups e empreendedores em todo o mundo.
Com o lançamento de A Mandala da Inovação, Seabra reafirma seu compromisso em capacitar empresários a se destacarem no cenário global.