A missão do psicólogo organizacional é promover o bem-estar individual e da organização, alinhando-se à cultura e estratégias de negócios da empresa. Para isso, ele deve atuar em várias áreas.
Por Neide Leite Galante – Head de Recursos Humanos, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas no ButtiniMoraes
De acordo com o Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO), o psicólogo organizacional é um profissional que exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como uma via de mão dupla, que viabiliza o alinhamento entre as necessidades e expectativas dos profissionais com os objetivos estratégicos da empresa.
A psicologia organizacional começou a ampliar para além da seleção de pessoal e adaptação ao trabalho partir da década de 1950, com a crescente complexidade das organizações e maior valorização do bem-estar dos trabalhadores, a área passou a abranger temas como motivação, liderança, desenvolvimento organizacional, clima organizacional, saúde ocupacional e ergonomia.
Atualmente, a psicologia organizacional é uma área em constante evolução, que acompanha as mudanças do mundo do trabalho e das novas demandas das organizações.
A atuação de um psicólogo organizacional tem extrema relevância nas ações de planejamento estratégico de uma empresa, devendo ser, necessariamente, inserida em seus propósitos, desde a definição da missão, visão e, principalmente, de valores, quando deseja se consolidar, crescer e se destacar perante a concorrência.
Para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos, é necessário que se tenha uma gestão de pessoas eficaz, voltada para a geração de valores da cultura organizacional, partindo do capital humano, trabalhando com diversidade e transformando os negócios em vantagem competitiva. É necessário definir, ainda, prioridades para desenvolver um ambiente de trabalho que venha garantir uma cultura organizacional coerente com a estratégia de negócio.
Nesse sentido, o psicólogo organizacional tem um papel fundamental nas organizações, deve tornar suas contribuições conhecidas, fazer conexões interdisciplinares de suas atividades e influenciar de maneira com que os demais profissionais compreendam e valorizem suas práticas, atuando como parceiro estratégico essencial para o sucesso da empresa, de forma a contribuir significativamente em diversos aspectos.
A missão do psicólogo organizacional, no entanto, é promover o bem-estar individual e organizacional em conformidade com a cultura e estratégia de negócio, e para alcançá-la, deve atuar em diversas áreas, como:
Cultura Organizacional:
- Desenvolver e fortalecer a cultura organizacional, garantindo que ela seja ética, positiva e esteja alinhada aos valores da empresa.
- Promover a comunicação interna eficaz, criando canais para que os profissionais se sintam ouvidos e valorizados.
- Gerenciar mudanças estratégicas de forma eficaz, minimizando impactos negativos e promovendo a adaptação dos profissionais às novas realidades.
Gestão de Pessoas:
- Atrair, selecionar e integrar novos talentos, garantindo que as pessoas certas estejam nos cargos certos.
- Desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento para aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais.
- Gerir o desempenho dos profissionais e fornecer feedback construtivo para ajudá-los a melhorar.
- Implementar programas de gestão de carreira e sucessão, preparando os profissionais para o futuro.
- Gerenciar conflitos interpessoais e grupais para promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
Saúde e bem-estar:
- Cuidar da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores, prevenindo o estresse, burnout e outros problemas relacionados ao trabalho.
- Implementar programas de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho.
- Orientar os colaboradores sobre ergonomia e saúde ocupacional.
- Assessorar a empresa na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Liderança:
- Auxiliar os gestores a desenvolverem suas habilidades de liderança e gestão de pessoas, para que possam motivar suas equipes e alcançar melhores resultados.
- Promover um estilo de liderança positivo e participativo, que valorize a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver programas de coaching e mentoring.
Pesquisa e Desenvolvimento:
- Realizar pesquisas para identificar as necessidades dos profissionais e da empresa.
- Desenvolver e implementar novas ferramentas e metodologias para melhorar a gestão de pessoas.
- Manter-se atualizado sobre as últimas tendências em psicologia organizacional e gestão de recursos humanos.
Prevenção de Conflitos:
- A mediação de conflitos interpessoais e grupais é uma habilidade essencial para o psicólogo organizacional. Através de técnicas de comunicação assertiva, escuta ativa e negociação, ele auxilia na resolução de conflitos de forma pacífica e construtiva, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
O psicólogo organizacional é um parceiro essencial para o sucesso da empresa, e contribui significativamente em diversos aspectos. Ao atuar de forma estratégica e alinhada à cultura organizacional, além de promover maior satisfação dos profissionais, garante que a empresa esteja preparada para os desafios do mundo dos negócios e alcance dos objetivos.