Em função da pandemia e do isolamento social, as empresas passaram por intensas mudanças em todo o mundo, e a área de Recursos Humanos foi uma das mais impactadas. Pesquisa citada pela revista Harvard Business aponta que 73% dos funcionários dependeram de seus empregadores e gerentes para apoio na adaptação da rotina após o início da pandemia da Covid-19. Administrar todo o processo para o trabalho à distância e, agora, planejar a retomada presencial ou de forma híbrida é apenas um dos desafios.
Atenta à importância estratégica assumida pela área de RH no atual cenário, a Omint lançou o e-book “Guia Para o RH do Futuro” . Nele, o RH observa uma série de fatores que o colocam como um executivo que tem a oportunidade de ocupar um lugar central na cadeia de decisões das companhias.
“Já é possível ver o futuro se aproximando quando empresas adotam tecnologias que utilizam sistemas de inteligência artificial para processar currículos, e chatbots para executar a triagem inicial durante a fase de contratação. Porém, o RH do Futuro vai olhar ainda com mais atenção para os colaboradores e aproveitar o tempo ganho por meio de automações para desenvolver um ambiente de trabalho mais inspirador, que valoriza cada vez mais o capital humano”, avalia Cícero Barreto, diretor Comercial e de Marketing da Omint.
O material destaca que o RH do Futuro tem que observar com atenção o bem-estar dos colaboradores, principalmente em um ambiente totalmente digitalizado, para garantir a saúde emocional e física. O formato remoto precisa ser uma experiência saudável, ao mesmo tempo que assegure condições para que a produtividade e rentabilidade se mantenham. “Criatividade, inovação e inteligência de dados são aspectos que se somam à lista de atenções que os gestores de RH devem ter na perspectiva para os próximos anos”, destaca Barreto.
O “Guia para o RH do Futuro” apresenta ainda uma contextualização sobre o “RH do Passado”, indicando pontos que precisavam de melhorias; e sobre o “RH do Presente”, trazendo dicas que orientam o profissional a manter a empresa e seus colaboradores trabalhando de forma segura em meio à pandemia.