Saúde

A prática de ofertar vacinas para os funcionários tem sido muito comum nas empresas

Ford e D’Or Consultoria ofereceram a vacina contra a gripe para mais de sete mil colaboradores

Cenário cada vez mais comum nas empresas, a vacinação contra gripe oferecida de maneira gratuita ou com desconto, aponta para uma tendência das organizações de assumir a responsabilidade de promotoras de saúde e bem estar entre os funcionários.

A vacinação beneficia, além do colaborador, também os seus contatos. “A imunização dos empregados promove indiretamente a proteção de seus familiares, pois deixam de serem vetores para transmissão da gripe em seus lares e outros ambientes fora do trabalho”, afirma o Dr. Edson Kayanuma – Supervisor da Ford de Saúde para América do Sul.

A Ford é um exemplo de empresa que fornece anualmente a vacina de maneira gratuita aos funcionários. Apenas este ano, sete mil funcionários manifestaram interesse em se vacinar durante a campanha de cadastramento prévio, que ocorreu em fevereiro.

“As empresas se interessam cada vez mais cedo na compra de vacinas para os seus funcionários, antes mesmo de terminar o ano já temos empresas cadastradas para a compra da próxima temporada de gripe”, afirma Ana Paula Flora, Gerente Médica da Sanofi Pasteur. Apenas de 2016 para 2017, a farmacêutica teve um aumento de 184% em quantidade de vacinas contra gripe vendidas para empresas privadas.

A D’Or Consultoria adotou em 2017 pela primeira vez a vacinação contra a gripe para os seus funcionários. “Pela importância de manter os colaboradores imunes de gripe e doenças relacionadas a este vírus, optamos por custear 70% da vacina”, afirma Renata Gama, Coordenadora de Gestão de Saúde da empresa. A D’Or cadastrou cerca de 280 funcionários para a vacinação.

O Guia de Imunizações da SBIm/Anamt recomenda a vacinação contra a influenza para todas as categorias profissionais, por ser a maior causa de absenteísmo no trabalho e pela grande frequência com que desencadeia surtos no ambiente de trabalho.”Com a crise e quadros de pessoal mais enxutos, o RH tem a missão de manter a produtividade em alta.  A gripe é um grande ladrão de produtividade na empresa tanto por absenteísmo quanto por presenteísmo”, complementa Ana Paula.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios