A Psicopedagogia a favor do RH na melhoria do desempenho dos colaboradores

As constantes mudanças no mercado de trabalho e na rotina de uma empresa, seja ela grande ou pequena, e principalmente mudanças comportamentais de colaboradores e funcionários faz com que a psicopedagogia esteja cada dia mais presente no setor de Recursos Humanos das empresas.

 

Este conceito surgiu na Europa, com o objetivo de compreender e trabalhar as dificuldades de ensino e aprendizagem das pessoas. Além disso a psicopedagogia desempenha funções em diferentes áreas da vida como a emocional, a cognitiva e a social.

 

Diante do mercado atual que estamos vivenciando as empresas precisam estar dispostas a mudanças e a introdução de um psicopedagogo empresarial pode contribuir com a relação entre instituição e funcionário e com isso melhorar a qualidade de quem trabalha para sua empresa.

 

Mas afinal, como a psicopedagogia pode ajudar no gerenciamento da sua empresa?

 

No meio empresarial, a psicopedagogia cuida de todos os processos que organizam a empresa e tem como objetivo avaliar controles, elaborar sistemas de aprendizado, recrutar e treinar pessoas, criar dinâmicas de grupo e avaliar o desempenho dos funcionários. Além de gerar novos recursos que vão trazer benefícios entre gestores e colaboradores para sua empresa, como eventos, confraternizações, entre outros.

 

Um dos principais objetivos do psicopedagogo empresarial é identificar os pontos que possam estar travando o aprendizado dos colaboradores. Trazendo uma atuação preventiva para evitar esse tipo de situação e com isso proporcionar estratégias e ferramentas que possibilitam a facilidade a esse aprendizado. Propondo para os profissionais uma reciclagem em suas habilidades e funções, afim de descobrir novas competências profissionais e aperfeiçoamento da sua atuação junto a empresa.

 

Além de atuar em conjunto com a área de RH da empresa, o especialista tem que se atualizar sempre e aprender novas técnicas para utilizar. Com essas constantes atualizações, a chance de um rendimento maior por parte dos colaboradores tende a aumentar.

 

Por sua vez as empresas, em conjunto com a pedagogia empresarial, devem trabalhar de forma que seus objetivos, metas e ideais possam provocar uma mudança significativa e clara em seus colaboradores, e que essa mudança atinja também o comportamento e resultados desses funcionários.

 

Com isso podemos concluir que para as empresas o uso da psicopedagogia empresarial é importante para uma melhoria no desempenho dos funcionários, na comunicação entre empresa, funcionário e recursos humanos e principalmente na identificação de problemas individuais, seja por conta do trabalho ou por problemas pessoais.

 

*Rafael Pinho é CEO da startup TuttoLabs, formado em Engenharia pela PUC-RJ, com especialização pelo programa de International EMBA da FIA e mestrando em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Atuou por 10 anos em grandes empresas como Shell e Itaú e desde 2011 atuando como empreendedor no segmento educacional.