É possível afirmar que empresas estão sendo conduzidas a remodelar seu relacionamento com seus colaboradores
O atual momento econômico do país tem implicado adaptações profundas na esfera corporativa, principalmente quando falamos em métodos de gestão.
É possível afirmar que empresas estão sendo conduzidas a remodelar seu relacionamento com seus colaboradores, valorizando os profissionais mais flexíveis e minimizando a estrutura hierárquica das empresas.
Uma ação possível atualmente consiste na diminuição das remunerações recorrentes em troca de recompensas financeiras ou de valor agregado, baseadas em performance individual ou de grupo. Desta forma, o responsável pelo negócio pode reconhecer o talento de seus funcionários de forma mais imediata e estimular o aumento da produtividade.
Para que isso ocorra de forma planejada, existem inúmeras estratégias de marketing que podem ser utilizadas pelo departamento de Recursos Humanos das empresas. Um método que vem se destacando pelo custo-benefício e eficácia são os programas de incentivo. De forma simples, a estratégia funciona por meio de três métricas: engajamento, reconhecimento e recompensa, podendo alcançar colaboradores de todos os departamentos de uma empresa, independente da função.
Este método de marketing tem sido muito utilizado por ser auto pagável, já que para a empresa investir no pagamento das premiações é necessário que os funcionários atinjam metas de crescimento ou vendas da organização.
Normalmente as campanhas se baseiam em dois modelos de programa de incentivos. O primeiro é meramente financeiro (tangíveis), podendo fornecer ao funcionário participação nos lucros da empresa ou pagamento de bônus. O segundo tipo premia os funcionários com benefícios não financeiros (não tangíveis) que tenham valor agregado, como experiências personalizadas, férias mais longas, viagens de incentivo e brindes.
É interessante também utilizar a criatividade, sendo bem-vindas propostas inovadoras, de acordo com a cultura de cada organização. Uma opção vantajosa é a implementação de um catálogo de prêmios com acesso a diversos benefícios, coordenado por um terceiro, onde o colaborador tem direito a resgatar produtos e serviços, conforme seu desempenho na campanha de incentivo.
Independente do modelo escolhido, é crucial que a empresa obtenha informações de clientes e funcionários previamente, para que seja possível construir um banco de dados que dê suporte na definição dos instrumentos de incentivo. Com todas essas etapas concluídas, a empresa contará com os subsídios necessários para definir com maior exatidão os pilares básicos da campanha: temática, regulamento e premiação.
Todos os esforços devem ser realizados no planejamento, já que uma campanha que contém metas inalcançáveis ou uma premiação desinteressante, terá grande chance de fracasso devido a desmotivação do quadro de funcionários. Uma boa opção para a execução do projeto é contar com uma empresa especializada e habituada com o mercado.
Diante de todos esses argumentos é fato que os programas de incentivo podem dar aquele impulso que falta para o sucesso da organização e o reconhecimento que todo colaborador deseja. Afinal, quanto mais motivação e foco em um mesmo objetivo, maior será a contribuição para expansão e reconhecimento da empresa no mercado.
Por Emerson Moreira, CEO do Grupo LTM