Depois de ser notificado pelo Procon e Ministério Público, Linkedin reformula sua política global sobre anúncio de vagas destinadas a negros e indígenas. Para Ana Minuto -primeira Coach Negra a desenvolver uma metodologia de processo de coaching que atenda as especificidades dos afrodescendentes e afroempreendedores e, LinkedIn Top Voice & Creator 2022 – tal decisão é reflexo das mudanças que as empresas têm feito nos últimos anos.
As empresas estão em busca do que é certo, de fazer novas escolhas porque perceberam o quanto tal decisão impacta na sua credibilidade e que, embora tenham políticas globais é importante levar em consideração as especificidades locais na hora de tomar uma decisão que impacta a sociedade. É preciso entender que cada país tem sua legislação e que a pauta diversidade e inclusão está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e das empresas.
Na opinião dela, o Lindekin percebeu que a política de divulgação das vagas aqui no Brasil faz parte de uma reparação histórica racial. “Para mim o mais importante foi o reconhecimento que os três setores precisam estar envolvidos (o Estado, o Mercado e a Sociedade Civil). A movimentação em pró do que é certo a ser feito em relação a inclusão envolveu o Ministério Público, o Procon, as redes sociais, ONGS, população em geral e isso foi uma vitória de todos os brasileiros”, comemora a empresária Ana Minuto que é criadora da Minuto Consultoria Empresarial & Carreira, que através de palestras, workshops, cursos e processos de coaching coloca em prática uma metodologia para ajudar pessoas negras a desenvolverem autoconfiança e autoestima e, assim impulsionar sua carreira profissional.