Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: A valorização do público e do profissional LGBTQIAP+ deve ser contínua
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Inclusão

A valorização do público e do profissional LGBTQIAP+ deve ser contínua

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
28/06/2022
888 Views
26/05/2024

Julio Bastos é especialista em trade marketing e Head de Negócios da C2C – Close to Consumer, unidade de marketing promocional da Gi Group Holding do Brasil

O consumidor LGBTQIAP+ movimenta no Brasil cerca de 420 bilhões de reais, ou quase 10% do Produto Interno Bruto, segundo as estimativas da consultoria norte-americana Out Leadership. Apesar do grande potencial desse público e muitas marcas estarem mais atentas à diversidade, há ainda uma enorme necessidade de melhorias, seja no atendimento, seja para ‘quebrar’ preconceito e discriminação nas ações de ponto de venda. Mudar o padrão tradicional de atendimento e dar mais atenção aos diversos se tornou um caminho importante para a empresa conquistar e fidelizar mais clientes e gerar crescimento.

O público LGBTQIAP+ é mais exigente em relação a produtos e serviços. São consumidores bastante ativos, que frequentam as melhores academias e movimentam bons restaurantes, têm preferência por produtos inovadores e com diferenciação, além de apreciar um atendimento personalizado.

Por isso hoje, investir no mercado LGBTQIAP+, se tornou vital para as empresas valorizarem a sua marca e conquistar novos consumidores. A variedade de itens de consumo cresce a cada dia, incluem desde produtos de beleza e cuidados pessoais até vestuários e acessórios de moda. O cenário cultural também tem ampliado o foco neste público com filmes e séries que exploram a temática homossexual de maneira lúdica. E até setores mais conservadores, como automotivo, resolveram apostar em campanhas publicitárias com modelos e personagens gays.

Já nas ações de ativação nos pontos de venda observamos, cada vez mais, promotores treinados para demonstração de produtos a este público e até promotoras trans. Porém, o varejo ainda precisa lidar com algumas questões: Como se comportar diante da diversidade? Como se comunicar com os consumidores nos pontos de venda sem causar constrangimento e evitar preconceitos?

O comportamento adequado diante da diversidade, independentemente da raça, gênero, orientação sexual e cor da pele, é crucial para um promotor ou atendente. Também é preciso lembrar que só é possível combater a discriminação promovendo inclusão nos pontos de venda. Vale mencionar também que, em termos de inclusão, temos um cenário mais receptivo ao público homossexual, mas ainda precisamos avançar muito na inclusão de profissionais transexuais.

É preciso investir em treinamento e capacitação contínua para educar os colaboradores a recepcionar tudo o que é diverso, usar a linguagem adequada e não ofensiva para o público, evitar olhares e atitudes discriminatórios, e principalmente, oferecer boa experiência de compra para que o shopper crie lanços de afetividade com a marca. O lojista ainda pode aprimorar o atendimento criando ações e promoções para conectar a marca ao cliente, usando de modo muito objetivo as informações relacionadas ao perfil de compra, produtos de preferência, faixa de preços, ocasiões de consumo.

A valorização do público LGBTQIAP+, assim como dos profissionais que pertencem à sigla, não deve ser lembrada apenas no dia 28 de junho, em que se comemora o orgulho LGBTQIAP+. O investimento em capacitação e no atendimento ao público deve ser contínuo para que todos tenham oportunidades de trabalho e tratamento igualitário e respeitoso que têm direito e merecem.

Como a descrição da vaga ajuda você a se aproximar da contratação ideal
Empresas de tecnologia abrem mais de 500 vagas
Trabalho flexível e jornada reduzida ajudam no desempenho?
Dicas de vestimenta para entrevistas de emprego: como impressionar e evitar gafes
2025 será o ano da consolidação do 5G no Brasil
TAGS:CARREIRAgestão de pessoashome officeLGBTQIAP+liderançarecursos humanosRHsaúdetecnologiatreinamentovagas
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Quais as vantagens de uma cultura organizacional forte e consolidada?
Próximo Artigo Como colocar em prática a cultura e os valores dentro das empresas?
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Reuniões improdutivas lideram o ranking de frustrações dos profissionais brasileiros
Gestão
22/05/2025
Em um mundo VUCA, RH assume papel estratégico: tese de executiva é indicada entre as melhores da USP
Gestão
22/05/2025
4 benefícios diferentes que as empresas oferecem aos colaboradores
Benefícios
22/05/2025
Responsabilidade social corporativa como cultura viva: construindo propósito e impacto real
Colunistas
22/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Inclusão

Deficientes visuais enfrentam dificuldades para pagamento em máquinas de cartão

11/03/2016
Gestão

Como convencer a direção da empresa a investir no setor de RH?

11/09/2019
Artigos

As mudanças nas relações de trabalho após mais de um ano de pandemia

28/06/2021
Dança das cadeiras

José Krasucki é o novo head de marketing na Senior Sistemas

27/01/2024

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up