Várias tendências e novas abordagens estão surgindo em meio a diferentes condições do mercado hoje. Metodologias que anteriormente causavam desconfiança e ceticismo por parte dos profissionais de diferentes áreas das organizações. Na realidade fui pioneira neste assunto, pois em 2001, publiquei o livro “A Cabala e as Empresas”, pela editora Madras. Nenhum livro sobre o tema, havia sido publicado no mundo anteriormente. Uni minha experiência dentro do mundo corporativo aos estudos cabalísticos, e o resultado foi um livro que despertou o interesse e a atenção de muita gente. Depois disso, muitos falaram sobre o assunto, o que para mim foi muito bom.
Outros abordaram vários assuntos que se tornaram novas fronteiras sobre como podemos obter resultados no contexto empresarial. Abordagens como: espiritualidade no trabalho, cujo conceito e propósito, nada mais é que reconhecer o seu propósito na vida. Outros temas como, responsabilidade social, a aplicação da música como ferramenta do RH, astrologia, florais e aromaterapia no desenvolvimento de pessoas e de equipes, numerologia na gestão empresarial, entre outros já não são mais novidades. Muitos, como eu, colocamos em jogo naquele momento nossa reputação técnica. Precisamos de coragem para expor novas ideias, além de abrir caminhos desconhecidos.
O ponto crítico de tudo isso, é o desenvolvimento das pessoas em todas as dimensões – fisicamente (racionalmente) – emocionalmente – socialmente – e transpessoalmente. Pontos que nos tornam inteiros na realização dos nossos trabalhos. A busca no trabalho pela tão sonhada paz interior, que passa a ser também exterior e eterna.
Mais do que um modismo, estas tendências hoje após estes momentos que nosso planeta está vivenciando tornam-se a base de um novo mundo. Pessoas mais completas, integradas, dando o seu melhor e colaborando para um mundo melhor. É isso que o novo profissional de RH deve buscar. Avançar conhecendo o seu propósito de vida, tendo uma clareza de missão, benefícios que agregará a um trabalho mais produtivo, motivado internamente e atingindo sua alta performance.
Quando servimos os outros com sabedoria, atingimos altos potenciais em nossas equipes. Falo isso, porque em lugares onde trabalhei alcancei muita harmonia e integração entre as pessoas, ganhando o respeito e positividade de todos.
Servir para nós é um dos desafios humanos mais necessários hoje. Servir é ter a consciência de que o que realizo hoje, pode mudar a vida de alguém. Entusiasmo, determinação, capacidade para aprender sempre, estar pronto para realizar mudanças, são pontos básicos em momentos de crise.
O universo é um infinito de possibilidades, nos diz a física quântica, se levarmos ao pé da letra a nossa compreensão da vida segundo a física quântica, vamos ter a seguinte condição:
- O mundo é da forma que nós acreditamos que ele seja;
- Nós construímos o nosso meio de acordo com nossas crenças.
Concluímos dizendo que, quanto mais nos conhecemos realmente, descobrimos os Talentos e entendemos que esses talentos que possuímos são a aplicação plena de nossas competências. Onde o “Ter”, dá lugar ao “Ser”, mais especial e brilhante pronto para produzir grandes realizações.
A gestão de pessoas é o caminho!
Profª Sandra Regina Rudiger Ayyad – Especialista em Gestão de Pessoas/ Gestão Corporativa / Business Partner em Recursos Humanos, é Escritora, Palestrante e Psicóloga. sandrareginarudigerayyad@gmail.com.