Empresa capacitou cerca de 6,3 mil pessoas em 2021 e a meta é intensificar a qualificação neste ano
Depois de passar por um amplo processo de convergência digital, a Academia Corporativa da distribuidora de combustíveis ALE acelerou a capacitação de revendedores e equipe dos postos, fechando o ano de 2021 com resultados expressivos. Ao todo, 6.377 pessoas participaram dos projetos de qualificação da companhia e a expectativa, neste ano, é de ampliar ainda mais os investimentos em capacitação.
Ao longo de 2021, foram cerca de 12 mil horas de treinamentos ministrados e 23 mil acessos ao portal da Academia Corporativa, onde são disponibilizados conteúdos gratuitos para o desenvolvimento e aprimoramento profissional das equipes dos postos de combustíveis e serviços. “As capacitações são uma importante ferramenta de aproximação com a nossa revenda”, declara Karen Rodrigues, head da Universidade Corporativa da ALE.
A companhia foi pioneira no desenvolvimento de novas modalidades de capacitação no segmento, o que encurtou a distância entre 20 estados e 326 cidades. Entre as novidades está a “Parada Digital”, que oferece treinamentos on-line para as equipes de pista e capacitou cerca de 2 mil pessoas no ano passado. Outra ação importante da Academia Corporativa é o “Em Frente”, workshop virtual para revendedores da rede, que teve 12 edições, totalizando 927 participantes de 19 estados.
O podcast “Tanque Cheio”, que, semanalmente, leva assuntos relevantes do setor aos revendedores e colaboradores dos postos, também teve uma repercussão muito positiva, extrapolando as fronteiras do Brasil. Disponível gratuitamente em nove plataformas de streaming (entre elas, Spotify, Deezer, Apple Podcast e Soundcloud), o programa, que está na 98ª edição, teve alcance em 22 países e registrou cerca de 15 mil acessos.
De acordo com o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires, a Academia Corporativa é um dos grandes diferenciais da companhia, pois “colaboradores e equipes capacitados são o motor para o sucesso no mercado”. “A capacitação das equipes é uma das nossas prioridades. Nosso papel é disseminar o conhecimento e o aprimoramento, por meio de conteúdo que possa fortalecer o posicionamento dos negócios”, destaca.