Ação de conscientização na Semana da Acessibilidade Surda

Três restaurantes de Itaquera foram os locais escolhidos para receber uma atividade interativa e educativa sobre a deficiência auditiva 

Ação de conscientização na Semana da Acessibilidade Surda

No próximo domingo dia 30 de setembro, três restaurantes do McDonald’s no Complexo de Itaquera farão parte de uma iniciativa especial de conscientização pelo Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26/09, durante a Semana da Acessibilidade Surda. Nos locais teremos a presença de uma pessoa com deficiência auditiva, uma fonoaudióloga e um intérprete de Libras que vão convidar as pessoas nos restaurantes a conhecer a realidade de um surdo na prática para reforçar a importância de se preservar a audição e também de se comunicar adequadamente com este público.

A Semana de Acessibilidade Surda foi idealizada pela jornalista Millena Machado, apresentadora do ‘Auto Esporte’, e faz parte da campanha #surdoehquemfala criada em 2016 com o objetivo de diminuir o preconceito e gerar visibilidade para a questão do desemprego das pessoas com deficiência auditiva.

“Dar oportunidade às pessoas com deficiência faz parte do nosso DNA. Apoiamos a diversidade e acreditamos que podemos nos conectar melhor com nossos funcionários e consumidores, pois quando contratamos uma pessoa com deficiência promovemos um ambiente de trabalho muito mais justo e inclusivo. Por isso, decidimos participar dessa ação de Conscientização pelo Dia Nacional do Surdo pois tem tudo a ver com a nossa empresa”, destacou Marcelo Nóbrega, Diretor de RH do McDonald’s.

O McDonald’s conta com toda uma estrutura de contratação e inclusão de pessoas com diversos graus de deficiência física e mental. Hoje, a companhia investe R$ 40 milhões em capacitação pessoal no Brasil, incluindo colaboradores com deficiência. E além do treinamento, a empresa conta com mais de 100 organizações parceiras que auxiliam em iniciativas que garantam um melhor desenvolvimento deste perfil de profissional. A rede também possui com uma equipe dedicada exclusivamente à captação, contratação, acompanhamento e integração de PCDs para os nossos restaurantes.

Inclusão de profissionais surdos no McDonald’s

Dentre estes colaboradores, identificamos a história dos irmãos Hugo e Igor Guedes Vieira, que trabalham no McDonald’s da Mooca. Quando entraram, ambos tinham receio dos desafios que iriam enfrentar por terem deficiência auditiva. Mas o que poderia se tornar uma barreira se tornou algo muito positivo e fez com que os demais funcionários entendessem o universo da linguagem de sinais e transformou o ambiente em um local muito mais confortável e fácil para todos. Igor já está trabalhando na empresa há quase 7 anos e seu irmão Hugo, que foi indicado por ele assim que completou 16 anos, já completou 3 anos e meio de casa.

A gerente Viviane conta: “fiquei muito feliz em poder contratar o Hugo, pois logo no início percebi que era uma pessoa que tinha vontade de trabalhar e aprender coisas novas. É admirável ver os dois trabalhando e observar o quanto se esforçam para entregar o melhor e o quanto colaboram com os outros funcionários. Eles são espelhos dentro do restaurante e ambos já ganharam até premiações internas. A mãe deles já me disse que em casa eles também são assim: organizados, carinhosos, educados e cuidam um do outro. ”